Existem miradouros que proporcionam uma experiência memorável. Exemplo disso é o Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira.
Portugal é um país com uma beleza natural fantástica, sendo ainda enriquecido por um património criado ao longo de vários séculos de história. Por isso, facilmente se constata o sucesso que tem em termos turísticos.
A beleza do nosso país não está apenas presente nas cidades mais populares e mais procuradas pelos estrangeiros. Há muitos recantos que se revelam experiências imperdíveis. Por exemplo, em São João da Pesqueira, é possível ver diversas atrações encantadoras, mas há lá um miradouro que nos inspira…
Miradouro de São Salvador do Mundo, uma janela para o Douro magnífico
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira está presente nas margens do imenso Douro. O nome deve-se à sua localização privilegiada, pela albufeira natural enriquecida pela presença de muito peixe. Era uma boa zona “pesqueira”. Portanto, uma excelente localização para quem vivia da atividade piscatória.
O miradouro São Salvador do Mundo
São Salvador do Mundo é um miradouro presente em São João da Pesqueira. Um concelho onde existem ótimos miradouros, mas este é especial. Este miradouro está presente junto à estrada que liga São João da Pesqueira à Barragem da Valeira.
Após chegar lá, há que contemplar toda a beleza de um cenário memorável. São Salvador do Mundo revela-se um destino fantástico e imperdível para quem procura paisagens deslumbrantes. Este miradouro revela alguns dos melhores encantos naturais.
O vale do rio Douro e dos seus afluentes encontram-se entre as marcas principais do miradouro de S. Salvador do Mundo.
O miradouro revela-se uma varanda para o Douro, sendo possível ver os socalcos e os montes xistosos. A paisagem local apresenta grande beleza. As enormes encostas escarpadas e agrestes contrastam com os vinhedos, com as oliveiras e os pomares. A vista sobre o rio Douro que se encontra apertado entre escarpas de granito faz-nos constatar como a vontade do homem foi robusta e determinada para conseguir contornar a natureza agreste.
Ao fundo, ainda se vislumbra Barragem da Valeira e o histórico Cachão da Valeira que se tornou famoso por ser o local da morte do Barão de Forrester.
Localização: Freguesia: São João da Pesqueira, EN222-3 – Monte do Ermo.
Coordenadas GPS: 41º09’05.89’’N 7º22’01.23’’W.
A citação
“Desço o Doiro de barco, desde a foz do Sabor. Faltava no meu rol de deslumbramento o maior de todos que só hoje, ao cabo de muitos anos de espera, me foi concedido por não sei que caprichoso Deus do acaso. Vou colado à proa do rabão, alheio aos dentes de sol e ao garrote de sede, atento apenas à tragédia de água e pedra que há horas se desenrola no palco movediço, entre fúrias e catarses. (…) Por isso, digo adeus a S. Salvador do Mundo, que espreita lá do alto o abismo de onde lhe aceno, e sigo humildemente silencioso, ao som do compasso dos remos, metrónomos da minha emoção sem palavras”
Miguel Torga (1907-1995).
Este escritor português foi um dos mais importantes poetas do século XX, autor de várias obras de excelência como: Bichos (1940); Novos Contos da Montanha (1944); Contos da Montanha (1941); A criação do mundo (1937).
Outras atrações em São João da Pesqueira
O Centro de São João da Pesqueira
São João da Pesqueira encontra-se inserido num contexto em que a paisagem natural é envolvente e deslumbrante. Além do rio Douro, existem os montes xistosos, os socalcos de vinhas, as amendoeiras e os olivais. Estes elementos brilham num cenário deslumbrante que é característico desta região.
Nesse cenário fantástico, encontra-se São João da Pesqueira com as suas casas típicas rurais e senhoriais que se revelam um encanto imperdível.
Barragem da Valeira
A barragem foi inaugurada no ano de 1976. Esta barragem encontra-se a montante da Foz do Tua, presente junto do local onde se localizava o Cachão da Valeira. A Barragem da Valeira é a segunda mais alta barragem do Douro.
A passagem de navios de cruzeiro é frequente, algo que permite admirar a paisagem local de forma distinta. O cenário local encontra-se marcado por rochedos elevados e imponentes.
Um momento com história
O Cachão da Valeira serviu como cenário de uma história trágica. D. Antónia, a célebre Ferreirinha, e o Barão Forrester são protagonistas deste momento histórico. Estas duas personalidades são duas das mais marcantes figuras do Douro do século XIX.
No dia 12 de maio de 1861, D. Antónia e o Barão Forrester decidiram fazer uma viagem de barco pelo rio que se revelou trágica. Quando ambas as figuras seguiam o seu percurso no barco, subitamente a embarcação onde seguiam virou-se no Cachão da Valeira.
Segundo reza a lenda, Dona Antónia Adelaide Ferreira salvou-se graças às saias de balão que usava nesse dia. As saias fizeram a mulher flutuar e contribuíram para que ela regressasse em segurança até à margem. Barão Forrester não teve tanta sorte e acabou por ser arrastado para o fundo do Douro.
Segundo consta, a culpa terá sido de um pesado cinto com dinheiro que o homem transportava. O corpo do Barão Forrester nunca foi encontrado. Este episódio aconteceu sob o olhar das capelas de São Salvador do Mundo.
Aldeia de São Xisto
A aldeia de São Xisto é uma das atrações que não pode perder. É uma aldeia encantadora e não está muito distante. Fica no Vale de Figueira. Esta aldeia encontra-se inserida num cenário fantástico, com uma paisagem maravilhosa sobre o Douro classificado pela UNESCO como Património Mundial.
A aldeia está presente num cenário onde se destacam os montes, os vales e o rio Douro. Os socalcos das vinhas e os muros de pedra tornam a imagem da aldeia ainda mais fantástica. Além das várias casas típicas, feitas em xisto e da Capela de São Xisto que são construções verdadeiramente charmosas, existem outras atrações locais, como a Fonte Centenária ou o Mirante Anjo Arrependido.
Outros pontos interessantes da aldeia ou das proximidades são o cais fluvial do Douro e a estação ferroviária de Ferradosa. No entanto, a gastronomia local merece uma menção especial. Após realizar uma visita aos lagares de azeite e de vinho, deve aproveitar para petiscar e provar as iguarias da região. O cabrito assado em forno de lenha ou os peixes do rio fritos, de cebolada ou de escabeche, são pratos locais de excelência, refeições que devem ser acompanhadas com um bom vinho da região.
Ao nível da doçaria os biscoitos, pão-de-ló e arroz-doce são os exemplares mais apreciados na localidade.
O Santuário de São Salvador do Mundo
O Santuário está localizado a 5 km de São João da Pesqueira, mais precisamente no Monte do Ermo, sobranceiro ao rio Douro, no local do cachão da Valeira. O Santuário de São Salvador do Mundo é considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro.
Este santuário apresenta-se como um cone granítico imponente e tem 493 metros de altitude. Esta construção está presente num acentuado declive rumo ao rio. Deste espaço, poderá encontrar vistas com uma panorâmica fabulosa.
O Santuário de São Salvador do Mundo é constituído por 9 capelas com figuras de tamanho natural que representam os passos da Paixão de Cristo.
As 9 capelinhas
O conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte encanta quem visita este espaço. As capelas mais antigas remontam ao século XVI. Elas distribuem-se desde a base até ao topo do monte, a 502m de altitude. A capela principal encontra-se na meia encosta. Na base do santuário está a capela de Cristo. Outra capela local é a Capela da Traição de Judas, em adro de terra batida, delimitado por muro de xisto.
A capela do “Ecce Homo” em pequeno adro de terra batida é outra atração local. Existe ainda a capela de Cristo no Caminho do Calvário é a 5ª capela e está dedicada ao calvário. Segue-se pelas escadas entre fraguedos, que nos levam às capelas do Senhor Morto, do Senhor Ressuscitado e, posteriormente, à capela de Nossa Senhora da Graça, presente no topo do monte Ermo. A capela de Nossa Senhora da Penha encontra-se junto à cova do eremita.
A relíquia
O ermo foi habitado por Frei Gaspar da Piedade, nas últimas décadas do século XVI. Após ter peregrinado pela cidade de Roma e pela Palestina, o Frei Gaspar da Piedade regressou a Portugal. Nesse momento, ele construiu uma capela e nela depositou uma relíquia que trouxe do Oriente. Tratou-se de um osso do braço de São Jerónimo.
A superstição
Por aqui existem alguns rituais. Um deles é especial para assegurar sucesso no amor. Ele consiste em dar um nó numa giesta com a mão esquerda. Quem o conseguir fazer assegura que o seu amor é para sempre. A superstição amaldiçoa quem vem a S. Salvador do Mundo e não tenta fazê-lo. Quem visita o local e não conseguir dar um nó com a mão esquerda, só com uma mão fica condenado. Quem não conseguir tem azar, o amor vai acabar!
Valter Hugo Mãe na sua obra São Salvador do Mundo descreve as práticas costumeiras e devocionais que se praticam por lá. (….) “Acredita-se que uma jovem que vá em peregrinação ao santuário, se conseguir dar um nó na rama de uma giesta com a mão esquerda, sem parar, se este nó depois não se desatar, ela casará no espaço de um ano.”
Quer saber onde comer em São João da Pesqueira?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Adega da Ana
Morada: Largo do Torrão n.º 4, 5130-331 S. João da Pesqueira.
Contactos: 254488223 / 938538862 / [email protected]
Cantiflas
Morada: Rua Nova, 13 – Espinho, 5130-301 S. João da Pesqueira.
Contactos: 254 484 474 / 934 208 415 /[email protected]
Casa Regional – O Forno da Devesa
Morada: Rua da Fonte da Devesa n.º 6, 5130-328 S. João da Pesqueira.
Contactos: 254 484 414 / [email protected]
Restaurante O Carocha
Morada: Av. Dessarges, 160, 5130-355 S. João da Pesqueira
Contactos: 966231734 / [email protected]
Tasquinha da Praça
Morada: Praça da República n.º 3 A, 5130 – 348 S. João da Pesqueira
Contactos: 919 890 449 / 933 994 684
Quer saber onde pode dormir em São João da Pesqueira?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa Dona Eufémia
Morada: Rua da Romanzeira n.º 3, Casais do Douro, 5130-053 Ervedosa do Douro.
Contactos: 938767242 / 935912223 / [email protected]
Quinta da Gricha
Morada: Quinta da Gricha, 5130 – 108, Ervedosa do Douro
Contactos: 223 744 193, 926 810 391, 911 579 143, [email protected], [email protected].
Quinta do Cachão
Morada: Quinta do Cachão, N222-3, Ferradosa, 5130 – Vale de Figueira.
Contactos: 934 358 514 / [email protected]
Ventozelo Hotel & Quinta
Morada: Quinta de Ventozelo, Ervedosa do Douro, 5130-135 S. João da Pesqueira.
Contactos: 254 249 670 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quinta dos Macedos
GPS: 41º 9’00.55″ N 07°30’09.02″ W
Morada: Quinta dos Macedos, Sarzedinho, 5130-141 Ervedosa do Douro
Contactos:965 511 798 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber como chegar a São Salvador do Mundo?
Vindo da cidade do Porto
Primeiro, apanhe a A4 e saia em Amarante. Depois, apanhe a N15 e siga em direção a Mesão Frio/Régua. Posteriormente, na Régua, atravesse a ponte e siga pela N222.
Prossiga pela estrada marginal ao rio Douro. Quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, irá encontrar-se nas Bateiras. Posteriormente, siga a EN222 em direção a S. João da Pesqueira. Depois, siga pela N222-3 em direção à Ferradosa e saia na CM1121 em direção à Barragem da Valeira.
Vindo da cidade de Lisboa
Primeiro, apanhe a A1 até Coimbra. Depois, saia para a IP3. Em seguida, prossiga até a A24 na direção a Vila Real, após passar Lamego, deixe a A24 e entre na N313 em direção à Régua.
Em seguida, apanhe a N222 e siga a estrada marginal ao rio Douro. Quando chegar ao território de S. João da Pesqueira, encontrar-se-á nas Bateiras. Posteriormente, siga a EN222 em direção a S. João da Pesqueira. Depois, siga pela N222-3 em direção à Ferradosa e saia na CM1121 em direção à Barragem da Valeira.
Vindo de Espanha ou da cidade de Vila Nova de Foz Côa
Primeiro, apanhe a EN222 em direção a S. João da Pesqueira. Depois, para se dirigir ao miradouro de S. Salvador do Mundo, deve seguir pela N222-3 em direção à Ferradosa e sair na CM1121, em direção à Barragem da Valeira.
Obter direções, aqui.