Aprenda a limpar o pó da casa de forma eficaz e rápida! Confira as nossas dicas práticas que vão deixar a sua casa livre de alergénios e a brilhar! Ter a casa impecável é uma obrigação para quem quer receber bem as pessoas. Desta forma, quando se combina algo com familiares e/ou amigos, convém realizar uma limpeza rápida e eficiente. No presente artigo, irá descobrir todos os passos para conseguir remover o pó de maneira fácil e em pouco tempo. As sugestões de especialistas nas lides domésticas ajudam a assegurar resultados incríveis. Há truques para limpar o pó da casa em tempo recorde.
Métodos eficazes para limpar o pó da casa
Qual a melhor forma de limpar o pó?
O especialista recomenda que a melhor forma é usar um pano humedecido com água para eliminar a sujidade. Depois, deve usar um de flanela com limpa-móveis para finalizar a higienização e para perfumar o lar.
Como limpar o pó do quarto?
Para limpar o pó do quarto, deve recorrer às mesmas técnicas eficientes que usar para outras divisões. Pode usar vapor para limpar tapetes, especialmente se quiser evitar a abundância de pó acumulado.
Deve optar por ter poucos tapetes e escolher materiais não sintéticos, especialmente para o quarto das crianças. Para limpar os tapetes que tiver, aspire semanalmente e a limpeza com vapor deve ser realizada uma vez por mês. Iremos partilhar consigo soluções práticas e infalíveis para uma limpeza rápida e completa do pó.
Deve-se aspirar ou limpar o pó primeiro?
A recomendação dos especialistas é que deve limpar o pó antes de aspirar. Essa recomendação acontece, porque as partículas de pó tendem a deslocar-se pela sala, enquanto se aspira, o que significa que todo o seu trabalho árduo irá ser desperdiçado. Uma boa solução é aguardar pelo menos 2 horas após limpar o pó e só posteriormente recorrer ao aspirador
Como eliminar o pó do ar?
Se quer aprender o passo a passo que assegura uma limpeza do pó (rápida e eficaz) em toda casa tem de ler este artigo na íntegra. Iremos partilhar os segredos para uma limpeza eficiente e sem demora.
As bolas de cotão não são bons elementos decorativos. Por isso, não devem fazer parte da decoração da casa. Alguns problemas podem surgir naturalmente, se não se aspirar o pó regularmente. Deve ser uma prioridade tirar o pó das superfícies. Caso contrário, as divisões irão ficar sujas e os móveis e acessórios podem até ficar arranhados. Além disso, o pó pode ser prejudicial para pessoas que apresentem problemas respiratórios e alergias.
Mesmo que faça limpezas gerais, superficiais, o pó tende a acumular-se em locais de difícil acesso e em zonas recônditas. Desta forma, mesmo que custe, pegue no seu espanador mais felpudo e faça uma limpeza eficiente com a ajuda dos truques que iremos partilhar consigo.
Com que frequência devemos limpar o pó?
Antes de avançar com a resposta, convém descobrir se há alguém com alergias ou problemas respiratórios na sua casa. Porque, existindo, é necessário fazer uma aspiração do pó semanal ou quinzenalmente.
No entanto, se não houver ninguém a sofrer dessas patologias, deve limpar o pó a cada duas semanas, especialmente de equipamentos eletrónicos, móveis e outros locais onde o pó se acumula facilmente. Nas outras áreas da casa, pode fazer a limpeza do pó uma vez por mês, dependendo do quanto incomoda os habitantes da casa.
Truques para fazer uma limpeza do pó rápida e eficaz
- Preparação do kit de limpeza
Antes de começar a limpar, deve ter tudo o que necessita à disposição para facilitar o trabalho. No geral, o pó requer um pano de microfibras. Este é particularmente útil para uma camada fina.
Contudo, se o pó se encontrar acumulado, a melhor estratégia é mergulhar o pano em água morna. Além disso, para uma limpeza mais completa, tenha a cera para móveis e o aspirador pronto a usar.
- Como limpar pó nos móveis de forma correta
Existem estratégias a ter em mente, quando se pretende evitar o pó e removê-lo eficazmente. A limpeza deve ser realizada de cima para baixo. Ao fazê-lo, mova-se pela divisão constantemente.
Quando se limpa de cima para baixo, o pó será empurrado para as superfícies que se encontram por baixo. Desta forma, poderá removê-lo com o espanador ou o aspirador. Além disso, concentre-se na parte inteira de uma sala (de cima para baixo) para obter a máxima eficiência.
Depois, pode circular tomando conta de outra parte. Deve começar nos cantos do teto e, posteriormente, passe o espanador até aos rodapés. Depois, à medida que avança, não se esqueça de remover o pó das paredes.
Como diminuir o pó em superfícies escondidas
Há diversas áreas da casa e muitos itens que tendem a atrair o pó. Contudo, são ignorados com facilidade. Por isso, devemos ter uma atenção especial. Reunimos alguns elementos que devem ser verificados, além de fazermos algumas sugestões pertinentes.
1 – Prateleiras
Quando se encontrar a limpar o pó da casa de cima para baixo, retirando-o das paredes, deve retirar os itens das prateleiras e realizar nelas uma boa limpeza, assim como nas prateleiras.
2 – Molduras
Faça a limpeza do pó na parte superior da moldura. Contudo, não esqueça de realizar também nas laterais e na frente. Muitas pessoas “tendem a esquecer” de limpar o pó nestas partes dos objetos.
3 – Respiradouros e ventoinhas
Embora apenas seja comum recorrer ao espanador para limpar respiradouros e ventoinhas, o acessório que fará um melhor trabalho é a escova macia do seu aspirador.
Aprenda também a limpar:
- Aprenda a limpar inox eficazmente e deixe tudo a brilhar
- Saiba como limpar o exaustor de cozinha na perfeição
- Como limpar a casa de banho e a cozinha com bicarbonato de sódio
4 – Debaixo das camas
Boa parte das nossas vidas é passada sobre as camas. Por isso, não se pode dizer que seja surpreendente ter muito pó por baixo das camas. Desta forma, puxe a cama, realize uma boa aspiração e faça uma limpeza em redor dos rodapés.
5 – Atrás dos aparelhos
Embora não consiga ver o pó efetivamente, ele está a formar-se na parte de trás dos seus eletrodomésticos.
6 – Peluches
Embora este seja um item mais associado a crianças, mesmo quem não as tenha pode ter peluches na habitação. Convém compreender que estes elementos decorativos emitem estática, à qual o pó “gosta” de se agarrar. Por isso, verifique os ursinhos de pelúcia regularmente.
Estas foram as nossas melhores dicas práticas para limpar o pó da sua casa num instante! Seguindo estas indicações, seguramente que terá regularmente uma casa impecável, onde pode receber amigos e familiares com orgulho.
Olá Teresa, obrigada pelas dicas.
Quando as minhas filhas eram pequenas, eu metia os peluches na máquina, programa lãs e pouquíssimo detergente.
Fiz isso vezes sem conta, nunca estraguei nem um.
Se algum tivesse algum adereço que não fosse de peluche, não o lavava dessa maneira.
Os pequenininhos iam dentro de um saco de pano.
Obrigada mais uma vez.