Uma revista internacional de grande relevância na área de turismo definiu Melides como a “nova Comporta”, valorizando muito a aldeia alentejana.
Portugal é um destino turístico de excelência. O nosso país possui uma riqueza turística fascinante. Apesar do seu espaço territorial ser reduzido em comparação com alguns dos países mais populares do velho continente (como França, Espanha, Reino Unido, Itália, Rússia), não faltam aldeias, vilas e cidades que são atrativas.
Por isso, não faltam destinos a serem considerados os mais imperdíveis da Europa. Recentemente, saltou para a ribalta outro destino português: uma aldeia do Alentejo foi comparada a outro destino português de excelência.
Melides, um paraíso “secreto” no Alentejo
Localização
Melides é uma pequena aldeia costeira presente na freguesia homónima, que integra o concelho de Grândola. Melides reúne um conjunto de características que a tornam num autêntico paraíso.
Este Éden português encontra-se a 130 km da capital, a pouco mais de 1h de Lisboa. Em Melides, encontra o que de melhor a Costa Alentejana tem para oferecer: praias deslumbrantes com areais extensos, petiscos irresistíveis e ainda outras atrações. Por isso, faça-se à aventura e explore a riqueza desta típica povoação alentejana.
Conceda a si mesmo a oportunidade para descobrir esta aldeia com casas brancas, ruas tranquilas e muitos encantos. É uma experiência verdadeiramente imperdível!
História
Segundo os historiadores, remontam ao século XVI os primeiros dados sobre o passado de Melides. Na Chancelaria da Ordem de Santiago, existem alguns documentos relativos à igreja de Santa Marinha, que estão datados dos primeiros anos do século XVI.
Fernão Mendes Pinto, na sua obra emblemática Peregrinação, fala da praia de Melides numa referência ao ano de 1523. Ele que foi numa noite ali largado por corsários franceses, que haviam abalroado a nau em que seguia para Setúbal.
É do conhecimento dos historiadores que já ali existia um porto piscatório. Foi como um pequeno aglomerado de pescadores/agricultores que a aldeia de Melides surgiu. Primeiro, as habitações encontravam-se dispersas. Depois, gradualmente, terão concentrado as suas casas.
O padre António de Macedo e Silva escreveu na sua obra Anais do Município de Santiago do Cacém (1869) que a paróquia de Melides terá sido erigida entre o final do século XV e o início do século XVI.
O nome é interessante, Melides. O topónimo desta aldeia poderá ter origem no latim militi (que significa militar). O topónimo Melides é uma questão para a qual não existe uma resposta elucidativa.
Segundo o Dicionário Coreográfico (obra de Américo Costa), o nome da Freguesia é o resultado de uma corruptela de «Mil Lides». O nome Melides terá surgido como resultado das grandes batalhas que aqui tiveram lugar em tempo antigos.
Existe outra versão que parece ser mais plausível. A origem do nome da terra foi sendo passada de geração em geração. Por via da tradição oral, surgem duas versões que merecem a nossa consideração.
Quando vinham os forasteiros de tempos recuados, vinham dos lados de Alcácer. Se lhes perguntavam para onde se dirigiam, eles acrescentavam de seguida: «se forem mil, ides». A outra versão está relacionada com a questão realizada aos forasteiros que por ali apareciam: «Ao mel ides?». Ora, como a região sempre foi rica em mel, esta opção pode ser mesmo a real, mas deixamos ao seu critério…
Curiosamente, existem duas povoações denominadas Melide. Uma encontra-se em Espanha, na Galiza, e outra Melide está presente na Suíça, junto ao popular lago Lugano.
Melides integrou o concelho de Santiago do Cacém até ao dia 24 de outubro de 1855, data do decreto que permitiu transferir esta Freguesia, Melides, para o Concelho de Grândola.
Contudo, Melides passa novamente para o Concelho de Santiago do Cacém, no dia 22 de dezembro de 1870. A última alteração acontece no dia 26 de setembro de 1895, data em que Melides é anexada novamente ao Concelho de Grândola, situação que se manteve até à atualidade.
Curiosidade: a nova “Comporta”
Condé Nast Traveller é uma revista internacional de grande relevância na área de turismo. A revista de viagens é uma referência que é tida em consideração por inúmeros viajantes de todo o mundo.
Por isso, quando a Condé Nast Traveller definiu Melides como a “nova Comporta”, revelou ao mundo o segredo mais bem guardado do Alentejo. A Comporta é uma pérola do turismo português que goza atualmente de grande fama internacional, por isso a comparação valoriza muito a aldeia alentejana Melides.
Comporta foi um segredo bem guardado até deixar de ser segredo e passou a ter uma popularidade enorme como um paraíso português. Por isso, este pode representar o início do sucesso internacional de Melides, a aldeia alentejana que começa a atrair atenção dos estrangeiros.
Em 2021, a revista internacional colocou Melides na sua lista de melhores destinos de férias para esse ano. A Condé Nast Traveller classificou Melides como “a nova Comporta”. Contudo, o sucesso da Comporta faz com que atualmente esse destino viva uma popularidade que torna o seu dia agitado.
Em Melides, os seus encantos (ainda?) permanecem pouco explorados. As praias desertas de Melides permanecem quase intocadas. Os encantos da paisagem permanecem indiferentes à comparação com a Comporta. Há quilómetros de vinhas, campos de arroz e sobreiros a embelezar as paisagens locais.
Principais atrações de Melides
Núcleo urbano antigo da aldeia
Neste espaço, é possível ver alguns imóveis que estão datados dos séculos XVIII e XIX. Existem janelas de sacada e varandas de ferro forjado nestes imóveis.
Construções religiosas
Igreja de S. Pedro de Melides
Esta construção é do século XVII e mantém-se em bom estado de conservação. Na fachada principal deste templo, pode ver-se uma porta retangular em madeira. É ainda possível observar na fachada um rodapé de azulejos. A janela presente na fachada apresenta três frestas. Existe ainda um cruzeiro em pedra que se encontra incrustado na torre sineira.
Esta construção religiosa foi alvo de intervenções pontuais. Por exemplo, devido a estragos sísmicos. Foi na década de 60 que este templo sofreu a maior remodelação, algo que levou a uma alteração profunda da antiga fisionomia da Igreja.
Igreja de Santa Marinha
A Igreja de Santa Marinha terá sido construída em finais do século XV. Este templo serviu de sede da paróquia de Melides até ao último quartel do século XVII. Esta construção foi alvo de várias intervenções. Terá sido ampliada no século XVII ou XVIII.
O abandono da Igreja de Santa Marinha data da segunda metade do século XIX. As ruínas da igreja de Santa Marinha encantam quem por elas passa.
Antigo Edifício da Moagem
Este é um dos edifícios interessantes que se pode encontrar em Melides. O Antigo Edifício da Moagem foi mandado construir por José Carlos Guilherme Salgado, na década de 50. Este homem foi proprietário da Sociedade Melidense de Moagem e Descasque de Arroz.
O edifício apresenta dois pisos e tem 237 m² de área bruta, aproximadamente. Em 2006, o edifício foi totalmente recuperado e remodelado. Atualmente, é usado como espaço de formações, sendo ainda um local onde se fazem exposições, atividades culturais, venda de artesanato. Neste espaço, encontra-se também o posto de turismo do Município, que está apenas aberto durante a época balnear.
Morada: Largo 25 de Abril – Melides.
Contactos: 269 979 066.
Olaria de Melides
A olaria enquadra-se no âmbito da arquitetura rural. Esta construção está presente na Rua da Fonte. A Olaria de Melides é constituída por uma oficina e por um forno de tipologia romana.
Na oficina, existe um piso térreo onde se podem encontrar duas divisões. A área principal servia como espaço de trabalho do oleiro, encontrando-se no local espaço de secagem de peças. Existem duas rodas de oleiro no local.
A Câmara Municipal de Grândola efetuou uma intervenção na olaria em 1994. Fê-lo com o propósito de proceder à sua recuperação e preservação.
Conjunto Escultórico ‘A Cultura saiu à rua num dia assim’
Esta atração está presente na Rua Nova e encontra-se em frente à Igreja de S. Pedro. Nela destacam-se as pilhas de livros (com títulos e desenhos nas capas e lombadas), obra que foi executada em mármore creme de Vila Viçosa.
Existem oito bancos que se encontram espalhados pelo local, servindo assim como um convite à leitura.
Praias
Praia da Aberta Nova
Esta praia encanta forasteiros desde há muito tempo. São várias as pessoas que gostam de colocar as suas toalhas nestas areias. Noutros tempos, a companhia podiam ser uns quantos pescadores, que sabiam que podiam encontrar por aqui peixe do bom.
Contudo, atualmente, há outras condições e mais pessoas. Nesta praia, há um bar, existem toldos, nadadores-salvadores, portanto, tudo o que deseja num dia de verão.
Praia da Galé
Esta é outra opção de qualidade: uma praia alentejana que apresenta grande beleza, mas que está quase sempre vazia. Desta forma, parece ser um daqueles segredos de que se fala nas revistas internacionais de turismo que todos desejariam visitar. Só se tem de atravessar o aldeamento de casas até ao fundo que se encontra à direita do parque de campismo local, visto do lado de quem olha para o mar.
Depois de deixar lá o carro, deve percorrer o caminho improvisado pelos habituais frequentadores da praia, seguindo o percurso pelas escadas em direção à praia.
Praia da Vigia
Esta praia encontra-se entre as Praias da Aberta Nova e de Melides. O acesso à Praia da Vigia deve ser feito através de uma estrada de terra batida, um caminho que se apanha logo à saída de Melides.
Depois, basta seguir as indicações para o cemitério e seguir até encontrar este paraíso que atrai um nome famoso da moda… Christian Louboutin tem uma casa nas proximidades. O designer francês de calçado é conhecido em todo o mundo pelos seus incríveis e ousados sapatos femininos.
Praia de Melides
A Praia de Melides está situada na longa faixa de areia. Ela permite a separação entre o mar e a Lagoa de Melides. Este será o grande ex-libris local. Esta praia tem um acesso fácil por estrada, existindo ainda um bom parque de estacionamento nas proximidades para deixar o carro. Assim, não tem que fazer caminhadas, só tem de usufruir das excelentes condições desta praia.
A Praia de Melides está equipada com boas infraestruturas de apoio e até existe uma rede de voleibol para quem pretende manter o corpo ativo. Quem viaja em família e tem crianças a cargo pode sempre passar pela biblioteca infanto-juvenil para entreter a pequenada. Existem diferentes formas de viver dias de verão memoráveis, tais como beber uma cerveja no bar da praia ou passar no Flor de Sal by Melides.
Lagoa de Melides
A lagoa de Melides é outra atração de excelência. Existem 26 hectares onde se podem explorar pequenas ilhas que estão cobertas de vegetação hidrófila. A lagoa encontra-se em grande parte assoreada. Esta atração de Melides esteve ligada ao mar e chegou a servir de porto pesqueiro até ao século XVIII.
Fonte dos Olhos
Este parque está situado em plena aldeia de Melides, junto a um espetacular espelho de água e proporciona uma experiência extremamente agradável. A Fonte dos Olhos foi construída no final da década de 1960, tendo servido para o abastecimento da freguesia de Melides. Mais tarde, também serviu de lavadouro.
Vestígios arqueológicos
As provas da existência de civilizações neste território há milhares de anos encontram-se em diferentes atrações. Há o monumento megalítico da Pedra Branca, por exemplo. O Dólmen da Pedra Branca está situado na Herdade do Montum, em Vale Figueira. Esta atração encontra-se classificada como património de Interesse Público.
Existe ainda a necrópole de Cistas de Casa Velhas, que estão situadas na Herdade das Casas Velhas, também em Vale Figueira. A Necrópole de Cistas das Casas Velhas está classificada como imóvel de Interesse Público.
As Grutas da Cerca do Zambujal e do Lagar são outra atração que se pode encontrar por este território. Desta forma, não faltam vestígios arqueológicos que comprovam a presença humana em diversos períodos históricos.
Atividade: Passear a cavalo
A experiência de passear a cavalo revela-se algo memorável, absolutamente fascinante. Existem diferentes entidades que permitem realizar este sonho. Ter esta experiência indo pelas dunas, contemplando uma paisagem deslumbrante, é viver algo maravilhoso, uma aventura libertadora!
Horses by the Beach
Mais informações, aqui.
Passeios a Cavalo
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode comer em Melides?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Tia Rosa
Morada: Fontainhas Do Mar, Melides, Grândola 7570-504 Portugal.
Contactos: +351 269 907 144.
Lagoa ó Mar
Morada: Praia de Melides, Melides, Grândola 7570-713 Portugal.
Contactos: +351 916 709 617.
Restaurante O Fadista
Morada: Rua Nova Melides Aldeia Pacata E Linda De Coração, Grândola 7570-639 Portugal.
Contactos: +351 269 907 411.
Blue Melides
Morada: Estr, da Praia de Melides, 1, Melides, Grândola 7570-713 Portugal.
Contactos: +351 913 603 366 / [email protected].
Mais informações, aqui.
Quinta do Lourenço
Morada: Estrada Nacional 261, Melides, Grândola 7570-610 Portugal.
Contactos: +351 269 907 329.
Quer saber onde pode dormir em Melides?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Be My Guest – Villa Hotel
Morada: Rua Vinha da Giesta lote 24, 7570-626 Melides
Coord. GPS: 38º08’55,4”N 8º43’33,8”W
Contactos: +351 96 581 83 65 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa Da Falésia
Morada: Urbanização Costa da Galé, 78 Fontainhas do Mar
Coord. GPS 38.206520, -8.771862
Contactos: +351 914 845 854 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Herdade Do Montum – Turismo Rural
Morada: EN 261 – Km 30,7 Vale Figueira, 7570-756 Melides,
Contactos: 969 692 505 / [email protected]
Casa Joanne
Morada: Sesmarias do Meio, 7570-740 Melides.
Coord. GPS 38.130032, -8.783740.
Contactos: +351 269907345 / +351 915838758 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Parque de Campismo de Melides
Morada: Sesmarias – Melides, 7570-606 Melides.
Lat. 38º07’51,0900″ N (38,130858) / Lon. 08º46’53,0880″ W (-8,781413)
Contactos: 269 907 151 / 269 907 152 / [email protected]
Informação útil:
Posto de Turismo de Melides
Neste espaço situado no centro da aldeia, mais especificamente no antigo edifício da moagem, poderá encontrar tudo o que precisa para passar uns dias de excelência. O Posto de Turismo de Melides disponibiliza informação turística e tem em exposição uma quantidade significativa de artesanato e de produtos da região que se encontram para venda.
Morada: Antigo Edifício da Moagem, Largo 25 de Abril, 7570 Melides GDL.
Contactos: 269 979 066 / [email protected]
De junho a setembro (até dia 13 em 2020)
Abertos diariamente das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.