Melhor Vinho do Ano é o Vinho Tinto Quinta Vale Dona Maria
O vinho tinto Quinta Vale Dona Maria Quinta da Francisca, de 2016, foi o grande vencedor do Concurso Vinhos de Portugal 2019.
Vem do Douro aquele que foi considerado o Melhor Vinho do Ano, no concurso organizado pela ViniPortugal, associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.
Os resultados foram conhecidos numa cerimónia com lugar no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2016 recebeu o galardão para Melhor Vinho do Ano, no Concurso Vinhos de Portugal que, além da região do Douro, também premiou as regiões da Bairrada, Dão, Alentejo e Península de Setúbal.
O Concurso Vinhos de Portugal tem vindo a crescer no número de vinhos inscritos e de especialistas internacionais presentes no evento.
Além da competição e da promoção além-fronteiras da produção vitivinícola portuguesa, este evento conta ainda com jantares vínicos, visitas a produtores e ‘masterclasses’.
O balanço deste ano é claro: o Douro foi a região mais medalhada, com 11 galardões; seguindo-se o Alentejo, com 7 medalhas; e o Dão, com 4 medalhas.
Outros premiados
Além do prémio para Melhor Vinho do ano, foram entregues as seguintes condecorações:
– O Melhor do Ano Licoroso: Alambre Moscatel de Setúbal 20 anos;
– O Melhor do Ano Varietal Tinto: Grande Rocim 2015;
– O Melhor do Ano Varietal Branco: Villa Oliveira Encruzado, de 2016;
– O Melhor do Ano Vinho Tinto: Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca, de 2016;
– O Melhor do Ano Vinho Branco: Quinta Pedra Escrita Reserva Bio, de 2017;
– O Melhor do Ano Espumante: Luiz Costa Pinot Noir & Chardonnay, de 2015;
– Personalidade do Ano: Charles Metcalfe (Europa), Sebastião Vemba (África), Mark Squires (Américas) e Takenori Beppu (Ásia).
Foram avaliados, por especialistas nacionais e internacionais, 1.382 vinhos. O júri, composto por Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vartelaus, da Suíça, Bento Amaral e Luís Lopes, presidente do concurso, atribuiu um total de 423 medalhas, das quais 29 na categoria ‘Grande Ouro’, 98 de ‘Ouro’ e 296 de ‘Prata’.
Quinta Vale Dona Maria Vinha da Francisca tinto, 2016
Esta Quinta fica junto à foz do Rio Torto. A sua origem remonta a 1868, tendo já estado ligada a nomes como os Symington. Foi a família Van Zeller que recuperou esta quinta que chegou a ter 10 hectares de vinha velha.
Depois da sua revitalização, a colheita inaugural foi em 1996, ano desde o qual não deixou de produzir grandes vinhos. Não é por acaso que nos últimos anos, os vinhos desta Quinta têm sido considerados os melhores de Portugal, segundo a Wine Advocate.
Este é um vinho tinto da região do Douro que deve ser servido entre os 12ºC e os 18ºC.
Preço: 66,50€. Comprar
Os melhores vinhos do mundo são aqueles que eu posso comprar e saborear.