A Mata da Albergaria revela-se um local particularmente encantador e mágico. Um bosque encantado que parece ter saído de contos infantis.
O nosso país tem um património natural incomum. Existem lagoas fantásticas, piscinas naturais com quedas de água a ter protagonismo na paisagem. Há vales e montanhas deslumbrantes, rios formidáveis. Existem ainda florestas com abundância de árvores e matas que são locais particularmente fascinantes.
A Mata da Albergaria serve de exemplo. Este é um local particularmente encantador, que se revela capaz de encantar miúdos e graúdos. Fique a conhecer a sua vasta riqueza.
Mata da Albergaria: o bosque encantado do Gerês
Quando visitar?
A Mata da Albergaria pode ser visitada em qualquer altura do ano. Não existe uma altura ideal para visitar a mata. Os seus encantos são muitos nas quatro estações do ano. A mata entra em metamorfose em cada estação, por isso proporciona experiências distintas a quem a visita em diferentes épocas do ano.
A Mata da Albergaria varia nas cores ao longo ano, mas o verde predomina neste bosque, mesmo nos meses mais secos. É comum ver um leve nevoeiro cair sobre a floresta, enriquecendo a paisagem com uma magia distinta, dando um toque esbranquiçado às cores vivas outonais de toda a área.
Antiguidade
Já os romanos tiveram a oportunidade de perceber os encantos da Mata da Albergaria. Portanto, viveram antes a mesma sensação que temos quando passeamos por esta mata encantadora.
No percurso realizado entre as Caldas do Gerês e a Portela do Homem, existem diferentes encantos, cada espaço com a sua magia. Todos recomendam uma caminhada pela Geira Romana para apreciar toda a beleza dos carvalhos seculares.
A caminhada realizada pelos trilhos milenares permite-nos partir à descoberta dos segredos deixados pelos nossos antepassados. Antigamente, este percurso servia como uma rede viária bastante importante para o Império Romano.
A Via Nova, como foi chamada mais tarde, era constituída por um total de 318 quilómetros. No entanto, no século XVIII, já só sobrava um troço que se encontra aqui, na Mata Nacional da Albergaria, e que se apresenta totalmente preservado.
Magia
A Mata da Albergaria é um local mágico, que parece emanar magia em todos os metros quadrados. Existem árvores com vários séculos de existência que escondem nos seus troncos e folhas segredos com muita história. Existem trilhos tão antigos que serviram para unir amores ou para permitir a fuga de criminosos.
Este bosque poderia ser retratado num livro infantil. Em cada recanto pode surgir uma criatura mágica, tal como acontece no mundo das fábulas. Mesmo os animais que por lá se encontram têm encantos que os tornam especiais.
Experiências
Na Mata da Albergaria, vivem-se diversas experiências e vive-se um desafio interessante para os sentidos. Tanto se pode ouvir um silêncio total, como o cantar dos passarinhos. O canto das aves é insistente. Parece informar as pessoas de que se está num local especial.
Trata-se de um dos carvalhais mais antigos de Portugal. O simples pisar é feito com outro cuidado. Pisa-se com respeito por cada pedaço de terreno. Há pedras e percursos que permanecem a servir a população e que o fazem desde tempos imemoriais.
Ao longo do percurso, outros sentidos são desafiados. Há cheiros distintos que nos encantam. Há cores que se destacam numa paisagem rica e diversificada. Em diferentes estações do ano, a Mata da Albergaria apresenta-se em cores muito distintas.
O visitante tem a necessidade do toque, seja para abraçar uma árvore ou para apanhar uma pedra, um galho, uma folha. Tudo o que possa servir de recordação do momento em que se esteve num local mágico, num sonho.
A grande riqueza
A Mata da Albergaria apresenta um património natural e cultural de enorme riqueza. A fauna (da sua fauna destacam-se carvalhos, teixos, vidoeiros ou sequoias) e flora presentes neste biótipo permitiram que lhe fosse conferido o estatuto de Mata Nacional do Gerês, algo que aconteceu em 1888.
Posteriormente, em 1971, após a criação do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), a Mata da Albergaria foi incluída nas Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. Este espaço foi integrado na nova área protegida com o estatuto de área proteção total.
A Mata da Albergaria é uma atração imperdível do PNPG, que é por si só um ex-líbris do Norte de Portugal.
O Símbolo
O corço é o símbolo do PNPG. Este animal encontra-se bem representado na Mata da Albergaria. O corço pode ser avistado na Mata da Albergaria com alguma regularidade.
Animais
A Mata da Albergaria foi o último reduto do urso-pardo no país, animal que acabou por recuar para lá da fronteira e acantonar-se nas Astúrias distantes. Este grande carnívoro chegou a povoar estas matas. No entanto, a riqueza da Mata da Albergaria tem outros animais que merecem ser destacados.
Além do corço, que serve de símbolo do PNPG, pode encontrar-se um grupo de cabras-montesas a desafiar a gravidade por cima da Portela do Homem, uma visão que permite exemplificar a respetiva adaptação ao território de montanha.
É possível encontrar as corujas-do-mato, que se apresentam alojadas em cavidades dos carvalhos-alvarinhos que surgem imponentes. O lobo-ibérico também ocupa este território. Trata-se do maior predador da fauna portuguesa. Alguns viajantes podem não dar por ele, mas isso não quer dizer que ele não possa esta a olhar para os viajantes…
A Cascata da Portela do Homem
Torna-se sempre uma decisão sensata seguir o som da água, quando se está na Mata da Albergaria. A água corre forte e límpida pelo vale do Homem. Posteriormente, precipita-se em cascatas que deslumbram.
Realizar uma visita à Cascata da Portela do Homem é uma experiência imperdível. Quando se passa por este local e o tempo está de feição, torna-se obrigatório dar um mergulho. Para os que têm receio de enfrentar a temperatura, faz-se os serviços mínimos. Pelo menos molhar o pezinho é algo que todos fazem.
Leia também:
- 15 locais que tem de visitar no Parque Nacional Peneda-Gerês
- 8 aldeias históricas do Gerês de visita obrigatória
- 10 das melhores praias fluviais do Gerês
Quer saber onde pode comer nas proximidades (Gerês)?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
O Abocanhado
Morada: Lugar de Brufe, 4840-020 Brufe
Contactos: 253 352 944
Restaurante S. Martinho (Lindoso)
Morada: 4980-451 Ponte da Barca
Localização GPS: 41°52’05.7″ / 8°11’49.6″
Contactos: 258 577 090
Toca do Caçador
Morada: 4840-100 Terras de Bouro. Telefone: 253 351 137
Refúgio do Gerês
Morada: Rua central, 4850-361. Telefone: 253 658 582
Casa do Destro
Morada: Largo do Castelo, Lindoso, Portugal
Contactos: +351 918 807 264 / [email protected]
Quer saber onde pode dormir nas proximidades (Gerês)?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Águas do Gerês – Hotel, Termas e Spa
Morada: Avenida Manuel Francisco da Costa 136, 4845-067
Contactos: 253 390 190
Preço médio por noite: 65€
Baltazar Hotel
Morada: Rua Engenheiro José Lágrifa Mendes, nº6, Vila do Gerês, 4845-067 Vila do Gerês
Contactos: 253 391 131.
Preço médio por noite: 50€
Hotel Carvalho Araújo
Morada: Rua Arnaçó 6, 4845-063
Contactos: 253 391 185
Casa da Fonte da Tornada
Morada: Lugar do Castelo – Lindoso, 4980- 451 Ponte da Barca
Localização GPS: 41º 51′ 58.70” N; 8º 12′ 02.20
Contactos: 258 576 142 / 964 193 441 / [email protected]
Casa do Avô Xico – Casa do Lago Gerês
Morada: Lugar de Adpropeixe Vilar da Veiga, 4845-076 Gerês, Portugal