Durante 322 anos, o Brasil foi uma colónia portuguesa. O dedo lusitano está presente em quase tudo. Descubra marcos portugueses no Brasil.
Em 1500, uma armada liderada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, conquistando estas terras e deixando-as sob posse portuguesa até 1822, altura em que o Brasil se tornou independente.
Além da língua, há muitos outros aspetos culturais que unem as duas nações, como a gastronomia, por exemplo. Afinal, os portugueses viveram durante largos anos nesse território e, mesmo depois da independência, o Brasil não deixou de ser um destino de emigração apreciado pelos portugueses. Assim, a troca de influências no que toca às tradições e costumes é compreensível e notória, como poderá ficar a perceber.
Leia também: Portugal e Brasil: 30 palavras diferentes com o mesmo significado
Marcos portugueses no Brasil para descobrir agora
Filiação e instituições
Há várias personalidades e organizações brasileiras que têm na sua génese figuras portuguesas. Há várias celebridades brasileiras que descendem de portugueses, como Lília Cabral, Daniela Mercury ou Fernanda Montenegro.
Da mesma forma, é possível encontrar no Brasil uma série de instituições de origem portuguesa, nomeadamente o Liceu Literário Português (Rio de Janeiro), o Real Hospital Português de Beneficência (Recife), a Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, a Associação Atlética Portuguesa (Santos) ou os Gabinetes Portugueses de Leitura, presentes em várias cidades.
Também recentemente são alguns os nomes de portugueses que foram trabalhar para o Brasil. Ricardo Pereira, Maria Vieira, Paulo Rocha, Joana Solnado, Marina Mota ou Joaquim Monchique são alguns exemplos, a par dos nomes de humoristas como Ricardo Araújo Pereira e César Mourão. Na área da música, merece destaque a fadista Carminho.
Língua
Naturalmente que o elemento que é objetivamente mais comum aos dois povos é mesmo a língua. Apesar de haver algumas diferenças, o idioma é comum e um importante fator de aproximação e partilha entre os dois países. Este é um aspeto que facilita bastante a emigração de um país para o outro.
Religião
O Brasil é o país com mais católicos nominais a nível mundial. Certo é que a introdução da religião católica neste território foi feita pelos portugueses, cuja armada se fazia sempre acompanhar de missionários. Os Frades Franciscanos e os Padres Jesuítas marcaram presença durante todo o período de colonização. Não é, por isso, de admirar que tanto Portugal, como o Brasil tenham um calendário anual marcado por feriados associados a festas religiosas.
Gastronomia
À primeira vista, pode achar que as semelhanças não são óbvias. Porém, muitos petiscos brasileiros são, na verdade, uma adaptação de receitas portuguesas.
Se a feijoada brasileira é “prima” do cozido à portuguesa; a cachaça é uma variação do bagaço. O caldo verde e o quindim também são de origem portuguesa. Os pratos de bacalhau são, claro, uma inspiração na gastronomia nacional.
Também há muitas frutas, a que hoje chamamos exóticas, e legumes que foram, na realidade, exportados pelos portugueses. É esse o caso da jaca, anona, coco, manga e, ainda, da cebola, alface, pepino, alho e especiarias indiana.
Festas populares
Sabemos que em Portugal, sobretudo na época do verão, as festas populares são uma constante e encontram-se de norte a sul do país. Parece que essa moda também foi disseminada por terras de Vera Cruz.
Leia também: Os costumes portugueses segundo os brasileiros
Algumas das festividades mais populares do Brasil são: o Carnaval, a Festa do Divino Espírito Santo, a Farra do Boi e a Folia de Reis.
Folclore
A par das festas, há ainda os costumes e os hábitos tradicionais portugueses, que muito influenciaram o folclore brasileiro. Histórias sobre a cuca e o lobisomem ou dançares como o maracatu, o fandango e a caninha-verde são exemplos de práticas inspiradas na cultura popular portuguesa. Outro exemplo são as cantigas e danças de roda como Escravos de Jó, Sapo Cururu, Roda Pião, a Atirei o Pau no Gato, Papagaio Loiro e Ciranda-Cirandinha.
Ainda no plano musical importa referir que muitos dos instrumentos mais usados pelos brasileiros foram dados a conhecer pelos portugueses, caso da viola, berimbau, piano, flauta, clarinete, contrabaixo, violoncelo, violino, sanfona (acordeão), violão e cavaquinho.
Jogos tradicionais
Muitos dos jogos e brincadeiras tradicionais também foram transmitidos pelos portugueses. Lançar pipa (papagaio), jogar ao botão, à amarelinha (macaca), com bolinha de gude (berlinde) ou ao pião são exemplos disso mesmo. Embora os nomes possam variar ligeiramente, em relação aos portugueses, a verdade é que a sua origem é nacional.