Arouca é uma aventura. Saiba explorar a sua riqueza. Conheça a melhor forma de explorar a maior ponte pedonal suspensa chamada 516 Arouca.
Arouca tem diversos motivos para ser visitada. Entre os mais famosos motivos, estão a beleza natural, os passadiços do Paiva e agora a 516 Arouca que, para quem desconhece, é a ponte suspensa pedonal mais longa de todo o planeta. Fique a conhecer mais sobre este espaço que, em breve, se tornará emblemático para a região.
Maior ponte pedonal suspensa do mundo é em Arouca
Vídeo de: Município de Arouca
516 Arouca é o seu nome
A ponte pedonal suspensa fica sobre o Rio Paiva e terá um vão de 516 metros e uma altura de 175 metros, com uma largura do tabuleiro de 1,20 metros. Se se aventurar pelo mundo à procura de pontes pedonais suspensas, encontrará em Arouca a ponte do género mais longa. Além dessa curiosidade, esta ponte suspensa serve ainda como um complemento perfeito para quem visita os famosos passadiços do Paiva.
Leia também
- Passadiços do Penedo Furado, puro encantamento
- Passadiços do Paiva: o Paraíso em Arouca
- 8 fantásticos Passadiços em Portugal para desfrutar
Outras pontes pedonais suspensas
Charles Kuonen, presente nos Alpes suíços, tem 494 metros de comprimento. Esta era a ponte suspensa pedonal mais longa.
Hongyagu (China) conta com 488 metros de extensão.
Titan-RT, presente nas montanhas alemãs de Harz, tem 458 metros.
Nota: Na China, mais precisamente em Zhangjiajiee, está presente a ponte suspensa com fundo de vidro mais alta do mundo. Pode fazer-se bungee jumps de 260 metros de altura nesta plataforma.
Arouca
Arouca tem uma riqueza fantástica, pois os seus encantos são muitos. A Serra da Freita é de roubar o fôlego e passear pelos Passadiços do Paiva revela-se uma experiência maravilhosa.
No entanto, visitar Arouca tornou-se agora uma experiência ainda mais encantadora, pois a ponte pedonal suspensa mais longa do mundo revela-se algo ousado. Representa um desafio, superar os nossos medos e enfrentar as alturas vertiginosas. A Cascata das Aguieiras torna o momento verdadeiramente especial.
Os Passadiços do Paiva
Estes passadiços são dos mais famosos do país, atraindo à região de Arouca inúmeros visitantes. Nos últimos anos, tornou-se uma tendência passear pelos diversos passadiços portugueses. Seguramente que parte dessa moda surgiu por via do sucesso deste passadiço.
Presente dentro do Arouca GeoPark, o percurso dos passadiços apresenta de forma singular os encantos de uma região reconhecida pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade. Os Passadiços do Paiva apresentam-se como uma maravilhosa experiência, repleta de paisagens de uma beleza ímpar. A flora e a fauna selvagens são de um encanto particular, existindo ainda espaços geológicos singulares.
Serão vários os momentos em que sentirá o impulso de fotografar. Serão vários os espaços que vai querer visitar, entre eles estão as praias fluviais do Areinho e da Espiunca.
A «516 Arouca»
O seu nascimento foi complicado. Os incêndios que assolaram a região foram um dos problemas que complicou o surgimento da ponte, pois ela sofreu várias alterações de engenharia e de localização até ficar como hoje se apresenta ao mundo.
A 516 Arouca viveu em processo de construção durante três anos, até ao momento em que abriu. Em pleno ano de pandemia e no outono. Assim, só poderão circular até 1.800 pessoas na ponte, para evitar o surgimento de grandes enchentes.
A realização de todos os testes necessários é um procedimento comum que permitirá encontrar resultados para orientar procedimentos futuros em diferentes condições meteorológicas.
A paisagem
É pela entrada da praia do Areinho ou Garganta do Paiva, que se encontra o acesso mais direto à nova ponte. No entanto, esta é também visitável entrando nos passadiços pela Espiunca. Seja qual for a opção tomada, há a necessidade de subir uma elevação considerável nas proximidades da cascata para a conseguir encontrar.
Porém, a experiência é inolvidável, fazendo-nos acreditar que estamos num filme de aventuras de Hollywood. É um momento que vale a pena o esforço, pois proporciona uma vista deslumbrante.
Características
Foi do Gabinete Itecons que saiu o desenho que veio dar forma a esta ponte. A proposta destacou-se por conseguir apresentar um impacto mínimo na paisagem. O nome 516 Arouca surgiu pela frieza dos números. São 516 metros de vertigem.
Podemos percorrer 516 metros de extensão, num percurso que tem no seu máximo o belo número de 175 metros de altura. A aparência ilude, evocando uma imagem do Tibete. No entanto, a construção é metálica, existindo cabos e malhas a suportar as 127 grades rígidas que constituem a ponte.
A experiência
Esta experiência não é para todos. Muitos terão dificuldade em atravessar o vazio nas alturas. Sabemos que o metal é resistente e confiamos na ciência.
No entanto, quando estamos perante a ponte, a mente recusa-se a acreditar que estamos livres de perigo. Os mais temerosos acreditam sempre que há algo que vai correr mal. Logo, é uma experiência impossível para quem sofre de vertigens.
É que atravessá-la de um lado ao outro demorará 10 minutos. Tempo que parece interminável quando se está a atravessar uma estrutura semi-flexível que vai abanando ao sabor do vento. Quanto ao preço, atravessar a maior ponte suspensa do mundo vai custar 12 euros.
NCultura
Se leu “Maior ponte pedonal suspensa do mundo é em Arouca” e gostou deste artigo, faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens e da gastronomia, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas:, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…