O Centro de Portugal é uma região repleta de tesouros! Conheça cinco lugares fantásticos para visitar nesta região encantadora. O Centro de Portugal é, como já dissemos, uma das regiões mais encantadoras de Portugal. Há uma certa magia neste território que foi tão importante para o passado do país. Além de se poder observar uma beleza natural que apresenta a Mãe Natureza no seu máximo esplendor, existe um conjunto de atrações fantásticas.
Na região centro, podemos encontrar um património que revela alguns episódios da história da nação. Descubra a magia de destinos maravilhosos presentes no centro do país.
5 lugares fantásticos para visitar no Centro de Portugal
1 – Mata da Margaraça
Muitas pessoas consideram esta mata como um dos lugares mais belos do país. Por isso, tinha de estar presente numa lista de locais encantadores do Centro de Portugal. Esta mata tem muitos encantos. A beleza natural é memorável. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor.
A Mata da Margaraça destaca-se ainda por assegurar diversão para todos. Não faltam atividades que proporcionam bons momentos para todos os elementos da família. As caminhadas são uma atividade saudável e agradável que permite que miúdos e graúdos fiquem fascinados com a magia presente nesta mata.
Passear na Mata da Margaraça representa uma experiência incrível, para estar em perfeita comunhão com a Natureza. Por isso, todo o tempo investido neste espaço encantador tem retorno, sendo um local reconfortante e relaxante. Há a possibilidade de desenvolver vários trilhos. Desta forma, podem aproveitar-se as qualidades de um espaço muito bem organizado, com muitas atrações que a Natureza oferece.
2 – Quinta das Lágrimas
Este é um espaço icónico da região. Trata-se de um espaço verdadeiramente deslumbrante. Os jardins da Quinta das Lágrimas apresentam uma grande riqueza, existindo espécies de todo o mundo. O criador deste espaço emblemático foi Miguel Osório Cabral. Portanto, todas as pessoas que visitam este espaço devem a este homem a experiência de se estar num autêntico museu vegetal.
A amizade de Miguel Osório Cabral com o diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra permitiu-lhe ter acesso a grandes benefícios. Foi desta forma que ele conseguiu enriquecer o espaço exterior da Quinta.
Os jardins deste espaço apresentam uma zona de mata maravilhosa. Noutros tempos, este local foi utilizado por elementos da família Real para realizarem as tradicionais caçadas. A Quinta das Lágrimas tem um dos seus maiores tesouros na zona ajardinada que está presente junto ao palácio.
Neste espaço, encontram-se diversas espécies, nomeadamente sequoias, olaias, cedros-do-himalaia, uma figueira-da-austrália, palmeiras-da-china e de cedros-do-buçaco. Há ainda a destacar a presença de um majestoso podocarpo. Apenas existe mais um exemplar desta espécie (originária do Sul de África) no nosso país.
3 – Aveiro
Esta cidade tem diversos canais que podem ser explorados numa viagem de moliceiro. Aveiro é apelidada de Veneza portuguesa por causa desta experiência de se poder viajar nestes barcos parecidos com as gôndolas de Veneza.
Anteriormente, estes barcos portugueses conhecidos por moliceiros eram usados para colher “moliço”, vegetação submersa na Ria. Esta é uma das grandes experiências que se pode viver nesta cidade, mas representa apenas uma das várias razões que tornam Aveiro num dos destinos mais encantadores do Centro do país.
Para se conhecer mais riquezas da cidade de Aveiro, devemos explorar o centro histórico de Aveiro. Passear pela cidade permite-nos admirar a beleza das casas Art Nouveau. Os encantos destas construções deixam todos os visitantes rendidos.
Posteriormente, há que provar os Ovos Moles, uma especialidade local que se revela uma grande tentação. Seguramente, que ninguém da família ficará triste se receber de presente uma caixa destes doces irresistíveis.
Se houve tempo, há que fazer um desvio até à praia da Costa Nova, um destino imperdível que se encontra nas proximidades e que é famoso pelas suas casas de pescadores coloridas.
4 – Tomar
Esta cidade é profundamente encantadora. Tomar apresenta um conjunto de atrações que nos ensina muito sobre a história da região e de Portugal. O Convento de Cristo é a grande atração da cidade de Tomar. Esta construção faz parte do Património Mundial da UNESCO.
Este monumento pertencia aos Templários, que se tratava de uma ordem que tinha grande influência no mundo. Esta ordem foi dissolvida em 1314, devido à perseguição do rei de França Filipe IV, o Belo (r. 1285–1314).
Em Portugal, houve uma instrução feita pelo rei D. Dinis que fez com que as pessoas, os bens e os privilégios da ordem dos templários fossem transferidos para uma nova ordem. O rei português criou assim a Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Existem diversas lendas e curiosidades que ligam esta cidade à Ordem dos templários. Explorar Tomar e tentar descobrir esta intrigante ligação revela-se uma experiência fascinante.
Esta cidade tornou-se num marco ímpar da presença dos Templários na Península Ibérica! Por isso, muitos portugueses e estrangeiros visitam Tomar para conhecerem melhor essa ligação.
Na cidade de Tomar, há outras atrações encantadoras, como a Praça da República, a Sinagoga de Tomar e a Igreja de São João Batista, pontos de interesse que permitem constar a riqueza do património desta cidade.
Fique a conhecer mais locais para visitar no Centro de Portugal:
- 7 aldeias medievais de visita obrigatória no Centro de Portugal
- 7 locais invulgares para visitar no Centro de Portugal
- Praia Fluvial dos Olhos de Água: um paraíso no Centro de Portugal
5 – Grutas de Mira de Aire
O território do nosso país é relativamente reduzido em comparação com outras nações. No entanto, em Portugal, não faltam grutas. Há no centro do país umas grutas que são particularmente encantadoras, as grutas de Mira de Aire.
No ano de 2010, as grutas de Mira de Aire foram eleitas como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal. Desta forma, facilmente podemos constatar que este complexo se revela uma atração bastante invulgar.
As grutas de Mira de Aire foram descobertas em 1947. Este complexo de 11 km apresenta uma rara beleza. Apesar da sua grandeza, apenas uma pequena parte é visitável. Durante a visita, poderá contemplar toda a sua beleza natural.
Ao visitar este espaço encantador, podemos explorar apenas 600 metros destas grutas formidáveis. Podemos descobrir os seus encantos a 110 metros de profundidade. Para lá chegar, é necessário descer 683 degraus. A experiência é absolutamente encantadora, memorável!
Não se preocupe com o percurso inverso, uma vez que não irá ser necessário subir as escadas, pois terá um elevador à sua espera no fim da sua visita. Por isso, não haverá esforço para regressar à superfície.