Tem baratas em casa? Vamos dar-lhe a conhecer algumas estratégias eficazes para manter estes insetos afastados do seu lar. As baratas encontram-se entre as pragas que nos originam maior repulsa. Estes bichos geram uma sensação de falta de higiene na habitação. Quando se instalam, fica um problema difícil de resolver.
Apesar de não ser uma presença agradável, ainda é mais desagradável saber que se contribui e muito para que as baratas se instalem na nossa habitação. Frequentemente, nós contribuímos para que as pragas encontrem as melhores condições na nossa casa. Quando se está perante um problema do género, convém resolver em vez de remediar a situação!
Livre-se das pragas! Aprenda a evitar baratas em casa
No mundo, há cerca de 4.000 espécies vivas de baratas. Contudo, há 2 espécies presentes em maior quantidade no nosso país. É necessário combater a presença destes bichos com eficiência porque, além de serem incómodas, as baratas encontram-se ligadas à transmissão de diversas doenças. Elas apresentam germes que acabam por transferir para os alimentos que consumimos e para superfícies comuns que usamos regularmente.
As baratas estão associadas a cerca de 33 tipos de bactérias distintos, havendo ainda 6 tipos de vermes parasitas e 7 outros agentes patogénicos (no mínimo) ligados a estes bichos.
A saliva das baratas e os respetivos excrementos e corpos em decomposição que se encontram pela casa, apresentam proteínas que originam alergias e promovem o aumento dos sintomas da asma, especialmente em crianças. Estes bichos vivem em ambientes de esgoto, trazem consigo as bactérias e os parasitas que adquirem nesses contextos, portanto, quando encontram refúgio, calor e alimentos na nossa casa, sentem que estão no seu lar.
Posteriormente, enquanto se movimentam sobre os balcões e armários de cozinha, vão contaminando o espaço. Para prejudicar-nos, as baratas não precisam de contaminar uma superfície, porque basta existirem. Os seus excrementos, a sua urina e os próprios corpos decrépitos destes bichos, a respetiva pele ao quebrar-se e ficar em partículas, representa um risco sério para as pessoas mais sensíveis, especialmente as asmáticas.
Estas ‘baratas-flutuantes’, como são conhecidas estas partículas que ficam como poeira, entram nos pulmões, originando reações alérgicas adversas. Estas partículas são piores do que o pelo dos animais ou a poeira convencional para a asma.
Dicas para impedir ou evitar a entrada de baratas no espaço
As baratas sentem-se em casa, quando encontram um refúgio com calor, água, comida. Por isso, mantêm-se no espaço, proliferando a sua espécie!
- Fazer por manter as pias limpas e sem loiça suja.
- Manter as substâncias comestíveis em recipientes hermeticamente fechados.
- Evitar que a casa fique muito quente. Estes bichos adoram sítios quentes e húmidos. Este género de ambiente reúne as condições ideais para as baratas viverem e se reproduzirem.
- As frutas e vegetais devem ser mantidos longe do seu alcance, no frigorífico, especialmente quando maduros.
- Mantenha os sacos de cereais, as farinhas e as sementes sem acesso, em recipientes bem fechados.
- Limpe derrames de líquidos mal surjam. Deve higienizar com frequência as superfícies, para eliminar os caminhos marcados pelos insetos. Mantenha as bancadas e pavimentos da cozinha sem migalhas.
- Todas as mercadorias vindas dos supermercados e de lojas, escondem frequentemente ovos de pragas urbanas nas respetivas caixas. Por isso, tenha uma vigilância apertada sobre as compras realizadas. Opte por eliminar as caixas de cartão e outras embalagens.
- Faça questão de descartar o lixo diariamente! Estes e outros bichos adoram o lixo. Se quer acabar com as pragas, deite fora o lixo! Os baldes de lixo cheio apresentam restos de alimentos para estas pragas. Por isso, eles contribuem para a proliferação. A0 comida estragada é usada para depositar os ovos.
- Sele todas as fendas e furos que encontrar, seja no exterior ou no interior. Tudo o que for usado como pontos de entrada para canos e esgotos deve ser isolado. Mesmo as portas e janelas podem esconder lacunas que devem ser preenchidas.
Aprenda a livrar-se dos insetos em sua casa:
- Diga adeus às centopeias em casa
- Diga adeus às aranhas em casa
- Diga adeus ao bicho da madeira em casa
Conclusão
A segurança deve estar em 1º lugar, sempre! Se usar biocidas, deve ter em conta que eles devem ser manuseados da forma correta e sempre com o princípio de recorrer a métodos complementares com ausência de químicos.
É importante garantir o controlo e a prevenção de pragas. Há equipas de profissionais que asseguram o extermínio. Por isso, a melhor opção é deixar os profissionais resolverem o problema quando suspeitar de uma infestação.