Será que ambos os termos existem? Será que são sinónimos? Será que se escreve procedente ou precedente?
Existem termos muito parecidos na língua portuguesa, com parecenças que originam diversas confusões. Há palavras que são constantemente confundidas, não se sabendo qual das palavras usar nos respetivos contextos. Há ainda palavras que são inventadas, que não existem nos dicionários, mas que as pessoas tendem a usar.
Será que os termos procedente e precedente existem? Se ambos existem, consegue distinguir o significado de ambos os termos? Temos um desafio para si, de forma a testar os seus conhecimentos relativamente a estes termos.
Será procedente ou precedente?
Exercício
Para colocar em prática os seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, propomos um exercício: Será procedente ou precedente?
Confirme qual das frases tem um dos termos em análise, devidamente colocado. Repetimos as frases, pois um termo está corretamente aplicado numa frase e mal aplicado noutra. Faça a sua escolha. Mais à frente, faremos a correção do exercício!
1) Presidente da Serie A critica adiamento do Juventus – Nápoles: «Criou um precedente».
Presidente da Serie A critica adiamento do Juventus – Nápoles: «Criou um procedente».
2) O acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul, a que o PÚBLICO teve acesso, considera “procedente” o recurso da Câmara de Lisboa contra a decisão do tribunal arbitral de 2016.
O acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul, a que o PÚBLICO teve acesso, considera “precedente” o recurso da Câmara de Lisboa contra a decisão do tribunal arbitral de 2016.
3) Reconhecido pela originalidade dos seus projetos criativos, o autor tem uma outra série, procedente a O Bairro, intitulada O Reino e composta por quatro livros.
Reconhecido pela originalidade dos seus projetos criativos, o autor tem uma outra série, precedente a O Bairro, intitulada O Reino e composta por quatro livros.
4) De acordo com a sentença proferida em 25 de janeiro, o tribunal julgou “procedente” a providência cautelar requerida por nove tripulantes afetos à base do Porto.
De acordo com a sentença proferida em 25 de janeiro, o tribunal julgou “precedente” a providência cautelar requerida por nove tripulantes afetos à base do Porto.
Reflexão: Será que a forma correta é apenas uma? Exclusivamente precedente ou procedente? Ou será que ambas estão corretas, mas como possuem significados distintos, apenas devem ser usadas em determinados contextos?
Exercício: Sendo assim, qual (ou quais) das seguintes afirmações, têm os termos adequados corretamente aplicados?
Leia também
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário
- Língua Portuguesa: palavras difíceis que muitos desconhecem
O significado dos conceitos
Precedente
Termo que vem do latim praecedente-, «que precede», particípio passado de praecedĕre, «preceder». Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa que está imediatamente antes; antecedente.
Este termo é ainda nome masculino que significa procedimento ou circunstância anteriores que permitem explicar ou autorizar acontecimentos ou circunstâncias análogas. Significa ainda sem precedentes ou nunca visto.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: antecedente, anterior, pregresso. Existem, também, termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: imediato, posterior, seguinte, subsecutivo, subsequente.
Procedente
Termo que vem do latim procedente-, «que aparece», particípio presente de procedĕre, «ir para diante; aparecer; proceder». Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa que procede ou deriva; proveniente; oriundo. Este termo significa ainda consequente; concludente. Esta palavra significa também lógico. Procedente significa ainda fundamentado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: coerente, concludente, congruente, consequente, consonante, derivante, descendente, fundado, fundamentado, justificado, lógico, originário, oriundo, proveniente, racional, vindo
Existem, também, termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: alógico, dislógico, dissonante, improcedente, incoerente, infundado, injustificado.
Análise
Como vimos, ambas as palavras existem na língua portuguesa. As duas formas estão corretas. Precedente ou procedente existem e possuem significados distintos. Por isso, devem ser usados em contextos distintos, de acordo com o sentido das palavras.
Assim, ambas as formas estão corretas.
O termo precedente é um nome masculino que tem como significado procedimento ou circunstância que permite autorizar acontecimentos ou circunstâncias análogas e posteriores, fazendo sentido em frases como “Este caso abre um precedente” ou “foi um acontecimento sem precedentes (plural)”.
O termo procedente é um adjetivo que significa «proveniente» ou «consequente», sendo também um termo usado regularmente.
Correção
1) Presidente da Serie A critica adiamento do Juventus – Nápoles: (o acontecimento) «Criou um precedente». ✓
Presidente da Serie A critica adiamento do Juventus – Nápoles: (o acontecimento) «Criou um procedente». X
2) O acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul, a que o PÚBLICO teve acesso, considera “procedente” o recurso da Câmara de Lisboa contra a decisão do tribunal arbitral de 2016. ✓
O acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul, a que o PÚBLICO teve acesso, considera “precedente” o recurso da Câmara de Lisboa contra a decisão do tribunal arbitral de 2016. X
3) Reconhecido pela originalidade dos seus projetos criativos, o autor tem uma outra série, procedente a O Bairro, intitulada O Reino e composta por quatro livros. X
Reconhecido pela originalidade dos seus projetos criativos, o autor tem uma outra série, precedente a O Bairro, intitulada O Reino e composta por quatro livros. ✓
4) De acordo com a sentença proferida em 25 de janeiro, o tribunal julgou “procedente” a providência cautelar requerida por nove tripulantes afetos à base do Porto. ✓
De acordo com a sentença proferida em 25 de janeiro, o tribunal julgou “precedente” a providência cautelar requerida por nove tripulantes afetos à base do Porto. X
NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: será procedente ou precedente?” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre língua portuguesa. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…