A língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo, e muitas vezes deparamo-nos com dúvidas em relação à escrita de palavras simples, como é o caso de: quando se escreve “a”, “à”, “á”, “há” e “ah”? Estas palavras são frequentemente confundidas pelos falantes da língua portuguesa, mas cada uma delas possui uma função específica. De seguida, vamos entender melhor como se utiliza cada uma delas.
Quando utilizar “a”?
É usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo. “A” é um artigo definido, utilizado antes de substantivos femininos e masculinos no singular.
Por exemplo:
- a casa
- a mesa
- a escola
Uma dica fundamental para identificar se a vogal está a ser utilizada como artigo, e não preposição, basta substituir pelo seu equivalente no masculino, “o”.
Por exemplo:
- A mãe da Maria é muito bonita. (O pai da Maria é muito bonito.)
- A atleta treinou em três clubes diferentes. (O atleta treinou em três clubes diferentes.)
Enquanto preposição, estabelece diversas relações de sentido, como direção, distância, modo, tempo, espaço, entre outros:
- a prazo
- a partir de
- a pé
Quando utilizar “á”?
É uma vogal “a” com acento agudo. É utilizada para indicar uma sílaba tônica com o som /á/. Dica: é utilizada apenas em palavras e nunca isoladamente.
Por exemplo:
– árvore
– águia
– página
– lápis
Quando utilizar “à”?
“À” com acento grave: é uma contração da preposição “a” com o artigo definido feminino singular “a”. É utilizada antes de palavras femininas que começam com uma vogal ou “h”.
Implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da junção com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
Como tal, sempre que se trate de utilizar a preposição “a” contraída com o artigo definido “a”, o acento é grave.
Por exemplo:
A Telma vai à praia.
( A Telma vai a(prep.) + a(art.) praia.)
É utilizada em expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:
– à tarde
– à esquerda
– às vezes
Usa-se ainda a contração à (ou a forma no plural às) na indicação exata e determinada de horas:
– à meia-noite
– à uma da tarde
– às quatro da tarde
O acento grave só surge em mais seis palavras portuguesas. São elas:
– às (a + as) Ex. A Rita foi para a feira às quatro horas.
– àquele (a + aquele) Ex. A Maria foi àquele bar fantástico.
– àquela (a + aquela) Ex. Ela foi àquela médica muito conhecida.
– àqueles (a + aqueles) Ex. Eles foram àqueles restaurantes famosos de Londres.
– àquelas (a + aquelas) Ex. O Rui foi àquelas conferências.
– àquilo (a + aquilo) Ex. Não ligues àquilo que os outros dizem.
Quando utilizar “há”?
Há é a forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo. É usada quando o verbo haver atua como um verbo impessoal, sem sujeito, devendo, assim, ser conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular.
Quando o verbo “haver” é utilizado como sinônimo de existir, ele torna-se um verbo impessoal, porque não se sabe quem é o sujeito (aquele que pratica a ação).
Exemplificando:
O Manuel disse que há abóbora na mercearia do Joaquim.
O Manuel disse que existe abóbora na mercearia do Joaquim.
Há algum erro nesta frase?
Existe algum erro nesta frase?
Este exemplo tenta demonstrar, que sendo possível substituir-se a palavra pela forma verbal “existe”, ficamos a saber que devemos utilizar a forma do verbo haver, ou seja, “há”. Mas este truque nem sempre resulta. Desta forma, aconselho um outro: substituir a palavra por “havia”. Se a frase ficar com sentido, é porque se trata da forma “há”, caso contrário, será a palavra “à”.
Quando utilizar “ah”?
“Ah” é uma interjeição utilizada para expressar surpresa, admiração, dor, entre outros sentimentos. Esta interjeição é muito utilizada e transmite um determinado estado de espírito.
Vejamos:
– Ah, quase me esqueci de te dar um beijo antes de ir embora.
– Ah! Que felicidade!
– Ah, finalmente chegou a comida!
Conheça outros exemplos de palavras, bem como usá-las corretamente:
Resumindo, “a” e “à” são artigos definidos, utilizados antes de substantivos femininos e masculinos no singular, sendo que “à” é a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”. “Á” é uma letra do alfabeto e não possui utilização como palavra isolada. “Há” é uma forma do verbo “haver” no presente do indicativo, utilizado para indicar tempo passado, e “ah” é uma interjeição utilizada para expressar inúmeros sentimentos. É importante prestar atenção ao contexto e à função de cada uma dessas palavras para utilizá-las corretamente na escrita e na fala.
Muito util e proveitoso para testar e avaliar meu conhecimento da lingua