Existem termos que são confundidos com regularidade. Por exemplo, devemos escrever libido ou lívido? Saiba quando deve usar cada uma!
É comum haver erros em diversas palavras que são constantemente confundidas. Existem termos que nos deixam confusos, pois são frequentemente escritos de forma errada que nos levam a hesitar entre escrever de uma forma ou de outra.
Há muitas palavras parecidas. As parecenças com outras palavras podem até levar a uma troca de letras. Ora, assim o erro ortográfico é muito frequente e isso pode ser testemunhado nas escolas, no contexto laboral e até no quotidiano.
O som de algumas letras leva a que a troca de letras seja mis frequente (“s” “z”, ou o inverso, “g” e “j”, “x” e “ch”, ou o inverso, servem como mero exemplo de trocas de letras). Outra troca comum de letras acontece com o “v” e com o “b”. Por exemplo, devemos escrever libido ou lívido?
Língua Portuguesa: Então escreve-se libido ou lívido?
Vejamos os seguintes exemplos, com frases que têm os termos aqui abordados:
Exemplo 1: O rosto está lívido. A cabeça descai para um dos lados, enquanto os ombros se movem como pratos de uma balança à procura de um novo equilíbrio. A situação é caricata.
Exemplo 2: O rosto está líbido. A cabeça descai para um dos lados, enquanto os ombros se movem como pratos de uma balança à procura de um novo equilíbrio. A situação é caricata.
Exemplo 1: A 31 de março, em artigo de opinião no jornal digital Observador, a advogada escreveu: “Entendo a terapia medicamentosa de controlo da líbido como medida penal adequada apenas aplicável no restrito universo de reincidentes pedófilos com algumas doenças do foro psiquiátrico, denominadas parafilias – assim classificadas de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), de 1993 – clinicamente e devidamente diagnosticadas e atestadas, e em contexto de pena judicial transitada em julgado.”
Exemplo 2: A 31 de março, em artigo de opinião no jornal digital Observador, a advogada escreveu: “Entendo a terapia medicamentosa de controlo da lívido como medida penal adequada apenas aplicável no restrito universo de reincidentes pedófilos com algumas doenças do foro psiquiátrico, denominadas parafilias – assim classificadas de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), de 1993 – clinicamente e devidamente diagnosticadas e atestadas, e em contexto de pena judicial transitada em julgado.”
Exemplo 1: Sem a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) para analisar o incidente, a arbitragem mandou o jogo seguir. Líbido, Ronaldo deixou o campo segundos antes do apito final e atirou longe a braçadeira de capitão a caminho do túnel.
Exemplo 2: Sem a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) para analisar o incidente, a arbitragem mandou o jogo seguir. Lívido, Ronaldo deixou o campo segundos antes do apito final e atirou longe a braçadeira de capitão a caminho do túnel.
Exemplo 1: Foi no programa televisivo “The Sex Clinic” que Tracy Kiss revelou que a forte líbido já lhe causou problemas no passado.
Exemplo 2: Foi no programa televisivo “The Sex Clinic” que Tracy Kiss revelou que a forte lívido já lhe causou problemas no passado.
Exemplo 1: Zeca fica líbido quando percebe que Raul (papel interpretado pelo ator Sérgio Praia) pode ser o responsável pela morte de Leandro.
Exemplo 2: Zeca fica lívido quando percebe que Raul (papel interpretado pelo ator Sérgio Praia) pode ser o responsável pela morte de Leandro.
Significados
Lívido
Esta palavra é adjetivo que significa que tem cor entre o negro e o roxo; violáceo. Esta palavra significa também extremamente pálido; cadavérico. Este termo significa ainda que tem cor pouco intensa.
Termo que vem do latim livĭdu-, com o mesmo significado.
Em determinados contextos, este termo pode ser considerado sinónimo de palavras como: arroxado, branco, cadavérico, lúteo, macilento, pálido, violáceo.
Libido
Esta palavra é nome feminino que significa desejo sexual; pulsão sexual.
Em contexto de psicanálise, líbido significa (nomeadamente para Freud, médico austríaco, 1856-1939), energia psíquica associada às pulsões vitais e particularmente à pulsão sexual. Ainda na psicanálise, (para Jung, médico suíço, 1875-1961), significa energia psíquica, seja qual for o seu objeto. Do latim libīdo, -ĭnis, «desejo sensual».
Assim, ambos os termos existem na língua portuguesa. Existe, no entanto, um contexto em que eles podem ser usados.
Assim, fica bem mais fácil identificar os erros nas frases anteriores.
Exemplo 1: O rosto está lívido. A cabeça descai para um dos lados, enquanto os ombros se movem como pratos de uma balança à procura de um novo equilíbrio. A situação é caricata. ✓
Exemplo 2: O rosto está líbido. A cabeça descai para um dos lados, enquanto os ombros se movem como pratos de uma balança à procura de um novo equilíbrio. A situação é caricata. X
Exemplo 1: A 31 de março, em artigo de opinião no jornal digital Observador, a advogada escreveu: “Entendo a terapia medicamentosa de controlo da líbido como medida penal adequada apenas aplicável no restrito universo de reincidentes pedófilos com algumas doenças do foro psiquiátrico, denominadas parafilias – assim classificadas de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), de 1993 – clinicamente e devidamente diagnosticadas e atestadas, e em contexto de pena judicial transitada em julgado.” ✓
Exemplo 2: A 31 de março, em artigo de opinião no jornal digital Observador, a advogada escreveu: “Entendo a terapia medicamentosa de controlo da lívido como medida penal adequada apenas aplicável no restrito universo de reincidentes pedófilos com algumas doenças do foro psiquiátrico, denominadas parafilias – assim classificadas de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), de 1993 – clinicamente e devidamente diagnosticadas e atestadas, e em contexto de pena judicial transitada em julgado.” X
Exemplo 1: Sem a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) para analisar o incidente, a arbitragem mandou o jogo seguir. Líbido, Ronaldo deixou o campo segundos antes do apito final e atirou longe a braçadeira de capitão a caminho do túnel. X
Exemplo 2: Sem a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) para analisar o incidente, a arbitragem mandou o jogo seguir. Lívido, Ronaldo deixou o campo segundos antes do apito final e atirou longe a braçadeira de capitão a caminho do túnel. ✓
Exemplo 1: Foi no programa televisivo “The Sex Clinic” que Tracy Kiss revelou que a forte líbido já lhe causou problemas no passado. ✓
Exemplo 2: Foi no programa televisivo “The Sex Clinic” que Tracy Kiss revelou que o forte lívido já lhe causou problemas no passado. X
Exemplo 1: Zeca fica líbido quando percebe que Raul (papel interpretado pelo ator Sérgio Praia) pode ser o responsável pela morte de Leandro. X
Exemplo 2: Zeca fica lívido quando percebe que Raul (papel interpretado pelo ator Sérgio Praia) pode ser o responsável pela morte de Leandro. ✓
NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: escreve-se libido ou lívido?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…