Início Cultura Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Existem muitos erros que são cometidos frequentemente. Por isso é importante o esclarecimento de dúvidas recorrentes: escreve-se catorze ou quatorze?

catorze ou quatorze
Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Existem muitos erros que são cometidos frequentemente. Por isso é importante o esclarecimento de dúvidas recorrentes em muitos falantes da nossa língua. Escreve-se catorze ou quatorze?

Saber falar em bom português não é tão fácil como possa parecer, uma vez que a Língua Portuguesa possui muitas particularidades que se tornam obstáculos e armadilhas que nos impedem de dominar este idioma na íntegra. Contudo, podemos estar atentos a diversos pormenores que nos ajudarão a melhorar.

Todos aqueles que possuem grande interesse em conhecer algumas das curiosidades da Língua Portuguesa, estão sempre atentos a erros ortográficos comuns que são cometidos no nosso quotidiano.

Por vezes, somos assaltados com dúvidas que nos inibem e embaraçam, por acharmos que devíamos ter esse conhecimento dominado. Algo do género,… diz-se catorze ou quatorze?

Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

– A minha nota a Português foi catorze.

– O meu quarto é tão extenso que podes dar quatorze passos em frente.

– Comprei um dicionário de Português. Custou-me quatorze euros.

– A minha prima faz hoje catorze anos.

– Conheci a minha esposa, quando estava na escola. Tinha ela catorze anos.

escreve-se catorze ou quatorze
Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Ora bem, é certo que, por extenso, é possível escrever catorze e esta é a forma mais comum. Contudo, se recorrermos a um dicionário da Porto Editora, também podemos encontrar outra forma da palavra, desta feita quatorze.

No português de Portugal, a palavra quatorze está a caminho de se tornar obsoleta, sendo mais comum recorrer à palavra catorze. Contudo, no português do Brasil, por exemplo, a palavra quatorze é de uso tão frequente e comum como catorze, sendo socialmente comum ouviu ambas as opções.

escreve-se catorze ou quatorze
Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Catorze/quatorze vem do latim quatuordëcim. Por isso, a palavra quatorze tem uma maior proximidade com a língua original, advindo a sua raiz da palavra em latim, mantendo no início da palavra “qu” de quatuordëcim.

Já a palavra catorze surge na sequência do desenvolvimento da língua, no qual a grafia se adaptou aos fonemas.

escreve-se catorze ou quatorze
Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?

Ambas as variantes são aceites na língua portuguesa. Tanto quatorze como catorze são formas perfeitamente legítimas de usar para fazer referência ao cardinal 14. Contudo, a tendência, pelo menos no nosso país, é que catorze venha a evidenciar-se ainda mais, acabando por secundarizar e até mesmo ostracizar a opção quatorze.

Se recorrermos ao passado e recordarmos palavras com “ph”, verificamos que se optou por privilegiar mais a fonética do que a origem etimológica das palavras, desaparecendo do nosso dicionário palavras como “Pharmácia”, Philosofia”, entre outras.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


Língua Portuguesa: a origem e significado de 6 Expressões Populares

Língua Portuguesa: 8 palavras que (quase de certeza) desconhece

Língua Portuguesa: é erro «Tirar as impressões digitais»?

Língua Portuguesa: 10 palavras que todos dizem mas poucos sabem escrever
_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.