Língua Portuguesa: escreve-se catorze ou quatorze?
Existem muitos erros que são cometidos frequentemente. Por isso é importante o esclarecimento de dúvidas recorrentes em muitos falantes da nossa língua. Escreve-se catorze ou quatorze?
Saber falar em bom português não é tão fácil como possa parecer, uma vez que a Língua Portuguesa possui muitas particularidades que se tornam obstáculos e armadilhas que nos impedem de dominar este idioma na íntegra. Contudo, podemos estar atentos a diversos pormenores que nos ajudarão a melhorar.
Todos aqueles que possuem grande interesse em conhecer algumas das curiosidades da Língua Portuguesa, estão sempre atentos a erros ortográficos comuns que são cometidos no nosso quotidiano.
Por vezes, somos assaltados com dúvidas que nos inibem e embaraçam, por acharmos que devíamos ter esse conhecimento dominado. Algo do género,… diz-se catorze ou quatorze?
– A minha nota a Português foi catorze.
– O meu quarto é tão extenso que podes dar quatorze passos em frente.
– Comprei um dicionário de Português. Custou-me quatorze euros.
– A minha prima faz hoje catorze anos.
– Conheci a minha esposa, quando estava na escola. Tinha ela catorze anos.
Ora bem, é certo que, por extenso, é possível escrever catorze e esta é a forma mais comum. Contudo, se recorrermos a um dicionário da Porto Editora, também podemos encontrar outra forma da palavra, desta feita quatorze.
No português de Portugal, a palavra quatorze está a caminho de se tornar obsoleta, sendo mais comum recorrer à palavra catorze. Contudo, no português do Brasil, por exemplo, a palavra quatorze é de uso tão frequente e comum como catorze, sendo socialmente comum ouviu ambas as opções.
Catorze/quatorze vem do latim quatuordëcim. Por isso, a palavra quatorze tem uma maior proximidade com a língua original, advindo a sua raiz da palavra em latim, mantendo no início da palavra “qu” de quatuordëcim.
Já a palavra catorze surge na sequência do desenvolvimento da língua, no qual a grafia se adaptou aos fonemas.
Ambas as variantes são aceites na língua portuguesa. Tanto quatorze como catorze são formas perfeitamente legítimas de usar para fazer referência ao cardinal 14. Contudo, a tendência, pelo menos no nosso país, é que catorze venha a evidenciar-se ainda mais, acabando por secundarizar e até mesmo ostracizar a opção quatorze.
Se recorrermos ao passado e recordarmos palavras com “ph”, verificamos que se optou por privilegiar mais a fonética do que a origem etimológica das palavras, desaparecendo do nosso dicionário palavras como “Pharmácia”, Philosofia”, entre outras.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: a origem e significado de 6 Expressões Populares
Língua Portuguesa: 8 palavras que (quase de certeza) desconhece
Língua Portuguesa: é erro «Tirar as impressões digitais»?
Língua Portuguesa: 10 palavras que todos dizem mas poucos sabem escrever
_
Falta de lógica no artigo. Se usamos a palavra quatro faz mais sentido dizer quatorze por lógica e praticidade. Catorze parece mais uma deterioração linguística do que outra coisa.