Início Cultura Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Se já viu escritas as seguintes duas formas - em baixo ou embaixo -, atente nas nossas explicações e fique a saber mais sobre a nossa língua portuguesa.

Em baixo ou Embaixo
Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Se já viu escritas as seguintes duas formas – em baixo ou embaixo -, atente nas nossas explicações e fique a saber mais sobre a nossa língua portuguesa.

Falar bem português é impossível sem estudo e prático, mas o conhecimento obtido nestes breves artigos permite que fique preparado para evitar alguns dos erros mais comuns no nosso quotidiano, tais como em baixo ou embaixo.

A língua portuguesa possui uma riqueza enorme e possui particularidades que exigem todo o conhecimento e a máxima atenção, de forma a evitar cometer pequenas imprecisões que podem manchar o nosso discurso, falado ou escrito. Por exemplo: devemos dizer em baixo ou embaixo? Debaixo ou de baixo? Abaixo ou a baixo?

Em baixo ou Embaixo?

Em português de Portugal, a palavra embaixo não existe, constituindo, portanto, um erro ortográfico. Todavia, no Brasil, ela corresponde a um advérbio de uso comum, que se refere a algo ou alguém que está numa posição (ou nível) inferior.

Em baixo ou Embaixo
Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Quanto à outra forma, estar em baixo pode significar estar posicionado num nível inferior, mas também pode significar estar desanimado, deprimido, “em baixo de forma” ou, ainda, indicar que uma plataforma digital está sem funcionar ou que está temporariamente fora de serviço. Por exemplo: “O site da escola está em baixo.”

Outras dúvidas com a palavra “baixo”

Debaixo, de baixo ou por baixo?

Existe, também, a dúvida no uso das locuções «de baixo de» ou «debaixo de». Neste caso, ambas as formas estão corretas.

De baixo é uma locução adverbial que significa «proveniente de um nível mais baixo ou inferior». Por exemplo: «Ele olhou-me de baixo para cima e sorriu.»

debaixo é um advérbio que significa sob, algo que está numa posição ou num lugar inferior. Por exemplo: «A chupeta caiu e está debaixo da mesa.»

Esta última locução pode, ainda, ter uma vertente estática, ou seja, indicar ausência de movimento; que implica mera observação. Por exemplo: «O guarda-redes permanece debaixo da trave.»

Todavia, há uma outra locução a juntar à «equação» e que é a seguinte: por baixo. Esta de significado mais abrangente, podendo funcionar como sinónimo de «debaixo» – indicando ausência de movimento -, mas também possibilitando a sugestão de movimento, como na frase: «A bola passou por baixo das pernas do guarda-redes.»

Existem algumas circunstâncias onde ambas as locuções são usadas pressupondo o mesmo sentido o que permite que surjam dúvidas sobre que palavra usar em determinado contexto.

Ou seja, é possível usar debaixo ou por baixo na seguinte situação: «O cão dorme debaixo/por baixo da cadeira da sala.». Porém, já não é possível dizer «O João mora debaixo de mim.», devendo antes dizer-se «O João mora por baixo de mim.»

Conclusão: Assim, a sugestão é que neste último caso, evite a locução «debaixo», privilegiando as duas outras formas.

Abaixo ou a baixo?

Ambas existem e devem ser utilizadas, consoante o pretendido.

Por exemplo, atente nas seguintes frases:

– O documento a baixo apresentado foi escrito pelo ilustre juiz.

– O documento abaixo apresentado foi escrito pelo ilustre juiz.

A frase correta é a número 2 e irá já a seguir perceber porquê.

Em baixo ou Embaixo
Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

Esta expressão é o oposto de «do alto, de cima, a cima» e pode ser usada no seguinte contexto:

«Já viste o sinal na montra daquele alfarrabista? “Livros a baixo preço”.» Aqui, a preposição «a» é seguida do adjetivo «baixo».

Em baixo ou Embaixo
Língua Portuguesa: Em baixo ou Embaixo?

«Virou o balde de água e molhou-me todo, de cima » Neste caso, trata-se de uma locução adverbial, sendo abaixo um advérbio de lugar que possui o sentido de em posição inferior, podendo ainda ser usado com o seguinte sentido: “A declaração abaixo apresentada expressa toda a sua frustração”.
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.