Língua Portuguesa: as 10 palavras mais temidas
Estas são algumas das palavras mais temidas no nosso dia-dia, pois podem implicar motivo de mudança radical nas nossas vidas. Fique a conhecê-las.
Na vida existem inúmeras circunstâncias que, por serem tão adversas para a nossa existência, conotamo-las com algumas palavras más e, por isso mesmo, elas tornam-se mesmo temidas.
Reunimos neste artigo as palavras que achamos que, em certo contexto, devem ser as mais temidas, de entre as muitas palavras disponíveis no nosso léxico.
As 10 palavras mais temidas

Morte
Ato ou efeito de morrer. Interrupção definitiva da vida; termo da existência. Para a Medicina, trata-se da cessação das funções vitais. O desaparecimento gradual, o acabamento, o fim. Existem diferentes tipos de morte (clínica, súbita, cerebral, natural, …). Todas elas se referem a algum tipo de cessação.
A morte pode ter, também, um sentido figurado; ser a ruína, a desgraça, o sofrimento. Já a Morte, assim, com M maiúsculo, é uma figura imaginária; representação iconográfica que personifica o poder que extingue a vida.

Doença
Advém do latim dolentia; é um substantivo feminino e significa escassez de saúde. No sentido figurado, pretende dizer que algo incomoda, um mal, um vício, um defeito, uma mania.

Cancro
Este substantivo masculino representa uma das doenças mais temidas dos nossos tempos. Diz respeito a um tumor maligno, o qual é formado pela multiplicação de células de um órgão ou de um tecido. No sentido figurado, é algo que arruína de forma lenta e silenciosa (como um vício).

Acidente
Advém do latim accidens e é um substantivo masculino. Quando algo inesperado acontece, uma casualidade, ocorre um acidente. Esta ocorrência representa um acontecimento imprevisto, que pode ou não ser relevante.
Pode ser um acontecimento inesperado que, quando é negativo, fere, provoca prejuízos, danos, feridos ou mortos. Existem inúmeros acidentes que podem ocorrer: acidente de viação, de avião, vascular cerebral, de trabalho.

Desemprego
Ninguém que se encontre nesta situação fica de sorriso nos lábios. Perder o emprego não é fácil, deixar de ocupar o lugar que ocupava é deixar de ter assegurado um vencimento que garante a comida na mesa. Por isso, desemprego é uma das palavras mais temidas por todos.

Exame
Este substantivo masculino refere-se ao efeito ou ato de examinar; a um teste que tem de ser superado.
Quando alguém necessita de superar uma determinada prova, pode ser submetido a um exame e realizá-lo em função de alcançar um objetivo ou de saber uma informação específica (exame de condução, exame escolar, exame académico, exame médico).

Catástrofe
Palavra que vem do termo grego katastrofé, substantivo feminino que se refere a um desastre, uma calamidade ou desgraça de grandes proporções ou consequências e que vitimiza muitas pessoas. As consequências de uma catástrofe levam à existência de ruínas e de destruição.

Terrorismo
Este substantivo masculino refere-se à brutalidade gratuita que vitimiza inocentes, fruto do uso deliberado da força e da violência.
Pode ser ou não mortal. Normalmente, há uma motivação política e religiosa contra instituições ou pessoas, usando o terror para manipular ou intimidar.

Violência
Substantivo feminino que significa ato violento, uso abusivo da força, opressão e tirania. Recorrer à força, ameaça, intimidação, vitimizando alguém.

Funeral
Palavra que advém do latim funerãle, é um adjetivo que se refere à morte ou ao funeral; fúnebre. Este nome masculino remete para a cerimónia de enterramento de um corpo, enterro, cortejo fúnebre, onde ocorre a demonstração de luto.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos não conhecem o significado