Os trava-línguas são uma forma original de se apaixonar pela nossa língua. Conheça 23 dos melhores trava-línguas da língua portuguesa.
O património da língua portuguesa possui uma vasta panóplia de atividades que, para além de proporcionarem um precioso conhecimento sobre a língua, também permitem grande diversão.
Uma das melhores formas de nos entretermos com a língua portuguesa são, precisamente, os trava-línguas. Realizar esta atividade, enquanto se está acompanhado, garante gargalhadas em cascata. No sentido oposto, quando se está sozinho, pode também levar a alguma frustração, sobretudo quando não se consegue dominar o trava-línguas. Mas, afinal, o que é um trava-línguas?
Trava-língua
Esta é uma expressão popular constituída por uma sequência de palavras semelhantes, cuja pronúncia se torna difícil de realizar, sem cometer erros quando proferida em velocidade. São esses momentos de erro e paragem que, por serem prováveis ou iminentes, os tornam em trava-línguas.
O grande desafio é reproduzir os trava-línguas sem errar. O ritmo, quanto mais acelerado for, maior é a probabilidade de errar. Por isso, recorre-se aos trava-línguas até como passatempo. Por exemplo, “três tristes tigres” é um trava-línguas curto, famoso e difícil.
Os benefícios são vários: aperfeiçoam a pronúncia, a articulação das palavras, a dicção. Para além de serem motivo para grande diversão, em momentos de desafios entre amigos, eles causam embaraço e os risos levam a gargalhadas que geram grande alegria.
Os trava-línguas são um desafio maior e mais difícil, mas pela musicalidade e pelo ritmo são semelhantes às parlendas que as crianças gostam muito.
Parlenda
Ou parlanda é um palavreado oco, uma conversa fútil sem importância. Uma sequência discursiva composta por palavras ritmadas e/ou repetidas, que lhe conferem um caráter musical e que é enunciada para facilitar a memorização de algo, como divertimento infantil.
É uma lengalenga, um texto transmitido de geração em geração, constituído por palavras que geralmente rimam e têm muitas repetições. Também se usa o termo lengalenga para descrever uma narrativa monótona e fastidiosa.
Confira, agora, alguns dos melhores trava-línguas e teste a sua rapidez!
01
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
02
Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
03
O prato de tigres. Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Dum trago.
04
O rato e o rei. O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio ro rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia. – Raio – ralhou o rei. Rato rapace!. Raça! rugiu o rato. É rija a Rolha!
05
Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato.
06
O pai do Pedro prega um prego na parede do prédio.
07
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
08
Tecelão tece o tecido, Em sete sedas de Sião, Tem sido a seda tecida, Na sorte do tecelão.
09
Traga tinta em trinta taças.
10
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
11
Um limão, dois limões, meio limão.
12
Um limão de Milão, mil limões de Milão, um milhão de limões de Milão.
13
O rato roeu a roupa do Rei de Roma e a rainha com raiva resolveu remendar.
14
A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
15
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastro…
16
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
17
Alcoólicos acólitos católicos.
18
Pedro pregou um prego na porta preta.
19
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
20
Casa suja, chão sujo.
21
Não confundas ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
22
Se percebeste, percebeste. Se não percebeste, faz que percebeste para que eu perceba que tu percebeste. Percebeste?
23
O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.
Muito Bom!
Mesmo, muito bom, lembrei-me do tempo de menina, e das brincadeiras do meu pai, que me divertia imenso.
Deslumbrante
Maravilhoso.
Mais!