A limpeza da gordura na cozinha pode ser uma tarefa desafiante, mas não tem de ser um esforço hercúleo. Siga estas dicas para limpar a sua cozinha facilmente. Quem lida com as limpezas da cozinha regularmente enfrenta diversos desafios. Um dos mais indesejados consiste em limpar a gordura. Quem desconhece alguns truques pode achar que esta tarefa é impossível.
Contudo, é possível dar uma nova cara à sua cozinha com algumas soluções bastante práticas. Reunimos um conjunto de dicas que permitem eliminar a sujidade indesejada de forma surpreendente e simples.
Limpeza da gordura da cozinha sem esforço e com eficácia
O tempo que se passa em casa, mais ela se suja, porque se faz mais uso do espaço. A cozinha, local onde cozinhamos, revela muitos dos efeitos da nossa presença. Essa divisão tende a acumular humidade, sujidade, gordura. Por isso, as tarefas domésticas não podem ser esquecidas.
É frequente lavar a cozinha e verificar que as superfícies não se encontram devidamente limpas. Por muito que se esteja a esfregar cada milímetro, o trabalho realizado fica sempre a desejar. Quando tal acontece, significa que os produtos utilizados poderão não ser os mais indicados. No presente artigo, iremos partilhar consigo um conjunto de estratégias que permitem eliminar eficazmente a gordura da sua cozinha, de forma simples e fácil.
5 estratégias para eliminar a gordura
1 – Borras de café
Reutilizar as sobras de café revela-se uma solução bastante ecológica que é bastante eficaz. Primeiro, calce umas luvas. Depois, aplique as borras de café sobre metais e superfícies lisas que se apresentem com gordura. Posteriormente, deve deixar o produto a fazer o seu efeito por alguns minutos. Em seguida, faça uma limpeza regular, com o detergente habitual. Seguramente que este método irá surpreender pelos resultados.
2 – Limão
O limão é a solução para eliminar a gordura que se acumula nos azulejos da cozinha. O processo de limpeza é muito simples… Primeiramente, deve diluir o sumo de dois limões, vertendo-o num balde com água. Em seguida, passe essa solução nas paredes da cozinha. Esta estratégia permite eliminar com sucesso a gordura. Além disso, faz com que as superfícies apresentem um cheiro fresco e agradável.
3 – Bicarbonato de sódio
Este produto é bastante útil na limpeza e muito versátil. Primeiro, aplique o bicarbonato na zona suja, onde a gordura se apresente mais impregnada, como o forno e o fogão, por exemplo. Depois, com um pano bem macio, esfregue vigorosamente.
Este produto permite desinfetar as superfícies, sem prejudicar a saúde. Pode ainda misturá-lo com sumo de limão ou com vinagre de maçã, para aumentar a sua eficácia.
4 – Vinagre
O vinagre de maçã e o álcool contêm propriedades antisséticas que são ótimas para se limpar a gordura da cozinha. Por isso, poderá recorrer a estes produtos para conseguir eliminar eficazmente as bactérias das bancadas, dos azulejos e de diversas superfícies. O ácido contido nos componentes destes produtos permite combater a gordura em profundidade. Pode ainda ferver o vinagre em partes iguais de água. Faça esse procedimento, antes de usar para garantir melhores resultados. Outra estratégia passa por combiná-lo com bicarbonato de sódio.
5 – Produtos industriais
Usar uma solução industrial é uma boa opção. Poderá comprar um detergente adequado em qualquer supermercado. Por exemplo, pode optar por amoníacos, adstringentes e desinfetantes.
Aprenda a cuidar da sua cozinha:
- Como limpar os armários da cozinha corretamente
- Livre-se das pragas! Diga adeus às moscas e formigas na cozinha
- Como limpar o filtro e exaustor de cozinha eficazmente
Cuidados a ter
Se optar por usar produtos de limpeza, tenha em conta que estes não devem permanecer ao alcance das crianças. Além disso, é fundamental ler o rótulo e as instruções de utilização, antes de usar qualquer produto de limpeza novo.
Há que ter mais precauções, nomeadamente usar sempre luvas para proteger a pele e, também, máscara para assegurar a proteção das vias respiratórias. Desta forma, poderá evitar a inspiração dos componentes tóxicos que se encontram presentes nestes produtos.
No momento de aplicar os produtos, faça-o com a área bem ventilada (abra as janelas e portas para deixar circular bem o ar).
Identificação dos materiais laváveis
Fazer a limpeza dos azulejos engordurados e esfregar as juntas pode ser cansativo e demorar uma eternidade. Por isso, muitas pessoas fazem por esquecer essa tarefa, adiando até ser tarde demais.
Geralmente, quando se realiza essa tarefa e não se faz o que se deve, os resultados não são fantásticos, o que gera frustração e contribui ainda mais para adiar a próxima lavagem.
Pode ser momento para substituir os azulejos por placas de PVC. Para as bancadas, pode escolher melamina. Estes materiais têm diversas vantagens. Primeiro, são mais baratos. Além disso, estes produtos possibilitam que se faça uma limpeza mais eficaz, com uma desinfeção mais profunda. Opte por um design minimalista de estruturas lisas para simplificar a limpeza. Idealmente, com móveis bem distribuídos e com luzes embutidas.
Evite superfícies porosas, comuns nos tijolos, nas madeiras ou na pedra. São materiais muito elegantes, mas que oferecem grande resistência à limpeza.
Lavagem dos eletrodomésticos
Os eletrodomésticos não devem ser esquecidos no momento de limpar e desinfetar a cozinha. É importante passar uma solução desengordurante diariamente em determinadas equipamentos com uma maior utilização, nomeadamente no forno ou na placa de fogão.
Além disso, há que tratar eletrodomésticos como a máquina de café, o microondas e até os robots de cozinha. O método de passar uma solução desengordurante nestes eletrodomésticos revela-se uma forma de os manter limpos e de evitar a acumulação de sujidade. Se tal não for feito, a sujidade entranha-se, tornando-se mais difícil de limpar.
Limpar a gordura da cozinha só se torna uma tarefa fácil, quando se usam os produtos certos. Só com eles é que se assegura o sucesso pretendido. No momento de renovar a casa, selecione materiais laváveis. Desta forma, a sua vida ficará simplificada no momento de higienizar essas superfícies.
Agora que já aprendeu tudo o que deve saber, arregace as mangas e coloque mãos à obra!