Um carro limpo e a brilhar faz toda a diferença. Saiba como limpar o carro por dentro e por fora de forma prática e eficiente como um profissional. Realizar uma limpeza em carros implica alguns conhecimentos. Não pode ser feito de forma instintiva, porque poderão ser cometidos erros que podem comprometer a longevidade do automóvel.
Contudo, se limpar o carro de forma adequada, irá valorizar o veículo, porque será mais fácil o carro manter a pintura. Uma limpeza correta do automóvel permite prevenir o surgimento de manchas e arranhões, que desvalorizam o carro. Além da parte exterior, convém fazer uma limpeza rigorosa ao interior, para evitar que os resíduos se acumulem. Quando a sujidade se acumula, pode penetrar nos materiais, o que dificulta a limpeza e promove manchas e odores.
Aprenda a limpar o carro por dentro e por fora e deixe-o como novo
Regularidade
Idealmente, devemos lavar e limpar o carro semanalmente, no máximo, a cada 2 semanas. Este processo de limpeza deve ser feito adequadamente. As pessoas devem conhecer alguns cuidados que se devem ter para poupar o carro, seja nos materiais usados na limpeza, seja no local onde o automóvel fica estacionado.
O que fazer antes de lavar o automóvel
Os materiais
Antes de iniciar a lavagem do carro, convém saber quais os melhores materiais a usar na limpeza. Selecione os seguintes materiais para ter tudo o que necessita para a lavagem do seu carro:
- 1 detergente específico para a limpeza do carro;
- 2 baldes;
- Escovas para as rodas e para os pneus;
- Esponjas e panos para secar (preferencialmente de microfibra ou algodão), porque os sintéticos podem danificar a pintura.
O local
É importante escolher bem o local onde se realiza a lavagem do carro. Idealmente, o automóvel deve ser colocado à sombra, ficando assim estacionado de uma forma que impedirá que a espuma ou a água sequem rapidamente. Ora, se secam antes do tempo, mancham o carro.
Preparação
Antes de iniciar a lavagem, lembre-se de fechar todas as janelas. Além disso, é fundamental puxar os limpa-para-brisas para a frente. Outro procedimento importante consiste em retirar todos os tapetes do interior do automóvel.
O início da limpeza: os tapetes
A limpeza do carro pode começar pelos tapetes. Primeiro, lave os tapetes, recorrendo a uma escova, água e sabão. Posteriormente, só após terminar de lavar o carro, poderá colocar novamente os tapetes nos respetivos lugares, pois já estarão secos.
Lavar a parte exterior do carro
Após ter selecionado o local onde irá lavar o carro e reunido os materiais para a limpeza do carro, deve então passar à etapa seguinte e fazer a lavagem exterior do carro. Para fazer a limpeza adequada, só tem de realizar os seguintes passos:
- Primeiro, com uma mangueira (sem pressão, para não danificar a pintura), molhe o carro com água.
- Em seguida, passe a esponja com a mistura de água e detergente.
- Deve lavar o carro por partes, começando de cima para baixo.
- Então, após terminar uma parte, enxague a espuma.
- Tenha em conta que a maioria da sujidade está presente na parte de baixo do carro e nas rodas.
- Desta forma, deve usar uma escova para limpar as rodas e os pneus.
- Depois, para limpar a roda de vários ângulos, use a mangueira.
- Posteriormente, com toalhas limpas (de algodão ou microfibra), seque o exterior do carro.
Lavar a parte interior do carro
Após lavar o carro por fora, deve dar atenção ao interior, que também requer alguns cuidados específicos. A limpeza desta parte é importante, porque permite impedir que o pó (e outros resíduos) se acumulem nos cantos do habitáculo e nas entradas do ar condicionado. A limpeza do interior também deve ser realizada por partes. O método adequado consiste nos seguintes passos…
1 – Limpeza do teto
A limpeza deve começar pelo teto do automóvel. Faça a remoção do pó, com uma escova macia e um pano seco. Em seguida, prepare uma solução caseira e faça uma mistura com água e um detergente neutro e desinfetante.
Transfira a solução para um borrifador. Posteriormente, deve espalhar bem a mistura. Finalmente, à medida que borrifa o teto, passe o pano seco.
2 – Limpeza dos bancos de tecido
No momento de limpar os bancos e outros revestimentos de tecido no interior do carro, nomeadamente nas portas, deve usar um detergente de carpetes de uso geral. O procedimento consiste em aplicar o produto com um pano.
Faça-o sem forçar muito a limpeza. Se verificar a presença de manchas no tecido, deve selecionar um detergente específico. Contudo, leia e siga as instruções da embalagem.
3 – Limpeza os bancos de pele
Os bancos de tecido são mais difíceis de limpar do que os estofos de pele. A limpeza dos estofos de pele é mais rápida, porque este material não acumula tanta sujidade, pó ou ácaros.
Para fazer a limpeza adequada deste tipo de material, deve usar um pano húmido com um pouco de sabão natural. Posteriormente, com um pano seco, passe no mesmo local para remover o excesso.
4 – Limpeza dos painéis e superfícies de plástico
Deve usar produtos específicos para limpar os plásticos no interior do automóvel, para que não ressequem o material. Nesta tarefa, deve evitar a aplicação de substâncias que contenham óleo, nomeadamente o silicone, porque danificam o plástico.
5 – Limpeza dos vidros
Nesta etapa, deve usar produtos de limpeza específicos para o vidro, como os que utiliza nas janelas de casa. É fundamental fazer uma limpeza minuciosa no vidro frontal e nas escovas do para-brisas. Tratam-se de elementos que visam preservar a visibilidade do condutor.
- Para fazer a limpeza pormenores, nomeadamente cromados, deve usar um polidor de metais, deixando-o descansar por breves minutos. Além disso, deve polir a superfície com a ajuda de um pano de microfibra.
- Normalmente, os acabamentos em madeira são envernizados. Por isso, após uma limpeza superficial com um pano, somente necessita de uma camada de cera.
Aprenda a cuidar do seu carro:
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
- Como limpar os plásticos do carro e deixá-los como novos
- Aprenda a limpar e dar brilho ao carro como um profissional
6 – Limpeza do ar-condicionado
Finalmente, deve dar atenção ao ar condicionado. Este elemento que visa dar-nos mais conforto nas nossas viagens tende a acumular muito pó. Por isso, o ar condicionado pode prejudicar a sua saúde, especialmente para pessoas mais sensíveis que sofram de alergias.
Um procedimento que deve realizar consiste na substituição do filtro do ar condicionado. Essa alteração deve ser feita com frequência. Pode ser necessário recorrer a um reparador oficial da marca do seu carro.
- A limpeza correta e regular do seu automóvel ajuda-nos a garantir segurança na condução. Por isso, faça uma limpeza profissional e minuciosa, antes da data da próxima inspeção automóvel.