Não deixe que as manchas de vinho estraguem a sua roupa. As nossas dicas revelam como limpar e tirar nódoas de vinho tinto eficazmente. As manchas de vinho em tecido são reconhecidas como as nódoas mais difíceis de eliminar. No entanto, existem algumas estratégias baratas, com produtos que temos em casa, que asseguram grande eficácia. O presente artigo serve assim como um guia completo para remover manchas de vinho tinto. Reunimos um conjunto de truques caseiros que asseguram resultados surpreendentes.
Desta forma, poderá eliminar manchas sem investir muito dinheiro ou tempo. Com estas soluções simples, conseguirá uma remoção rápida dessas nódoas, seja em camisas, toalhas, tapetes, carpetes em diferentes superfícies.
Aprenda a limpar e tirar nódoas de vinho tinto eficazmente
Não veja a nódoa de vinho como uma sentença. Não tem de deitar fora a peça que apresenta a mancha. O importante é agir rápido para a tentar salvar, colocando água e detergente.
Agir rapidamente conta muito, porque o vinho sai muito melhor quando não está seco. Quando a mancha se instala, há truques que permitem remover as manchas de vinho.
Saiba como tirar manchas de vinho com 6 soluções caseiras
1 – Água-oxigenada
Este produto é visto como um bom aliado para quem quer eliminar qualquer mancha difícil. A água-oxigenada deve estar sempre em sua casa, porque pode ser sempre necessário recorrer aos seus poderes. Ela contém propriedades oxidativas que fazem com que a mancha desapareça com facilidade. Primeiro, faça uma mistura de água-oxigenada e detergente líquido. Posteriormente, aplique a solução caseira sobre a mancha, diretamente. Em seguida, deixe que atue durante algumas horas para fazer efeito.
2 – Vinagre
Este produto pode ajudar a remover manchas de vinho. Para isso, basta colocar um pouco de vinagre junto do detergente e misturar os ingredientes. Em seguida, coloque esta solução caseira e a roupa manchada numa bacia, em água bem quente. Deixe que atue por alguns minutos. Posteriormente, somente tem de realizar um ciclo de lavagem normal.
3 – Lixívia
A lixívia deve ser sempre encarada como o último recurso. No entanto, este produto contém propriedades de branqueamento que fazem com que seja frequentemente utilizada. As capacidades da lixívia são bem conhecidas.
Contudo, não deve ser utilizada com facilidade, porque se trata de um produto que danifica os tecidos. Além disso, a lixívia retira outras tintas da roupa. Por isso, este produto só deve ser utilizado em tecidos muito resistentes e quando não tiverem corante próprio. Caso contrário, a lixívia irá acabar com o resto das tintas e irá danificar o tecido.
4 – Sal fino
Este procedimento é bastante eficaz para manchas recentes de vinho tinto, que ainda se encontram húmidas. A eficácia desta estratégia tem por base a capacidade de absorção do sal. Ao usar este método, o produto absorve o vinho, facilitando assim o desaparecimento da mancha. Esta é uma solução caseira que revela maior eficácia em locais húmidos. O sal deve ser aplicado. Depois, deve deixar uns minutos e ser removido o mais rapidamente possível, porque existe o risco de o sal aumentar a mancha, se for esquecido no local.
5 – Vinho branco
Esta é uma das soluções mais surpreendentes e mais eficazes. O vinho branco é a opção que deve ser considerada em primeiro lugar. Se temos a necessidade de remover manchas de vinho tinto, devemos usar vinho branco. Pode fazê-lo já após aplicar sal, por exemplo.
O vinho branco contém propriedades que ajudam a neutralizar a tinta causada pelos taninos do vinho tinto. Por isso, deve ser a primeira opção a considerar.
Aprenda também a cuidar da sua roupa:
- Os 10 erros mais comuns a passar roupa a ferro
- Aprenda a limpar e branquear roupa interior sem a danificar
- 10 coisas que não deve lavar na máquina da roupa
6 – Leite
Usar leite quente é outra estratégia para remover a mancha. O procedimento é simples. Basta mergulhar a roupa com a nódoa no leite. Este método é extremamente eficaz. No entanto, este procedimento representa um desperdício.
Por isso, não deve ser utilizado para peças muito grandes, nomeadamente toalhas de mesa ou camisas. Faça-o apenas com peças mais pequenas.