Conheça os segredos para limpar manchas amarelas da roupa branca! Os nossos métodos garantem que as suas peças favoritas voltem a brilhar. As manchas amarelas são bastante comuns em roupas brancas. Existem truques infalíveis para tirar manchas amarelas da roupa branca. Reunimos um conjunto de soluções eficazes que permitem acabar com esse problema.
Por isso, é possível manter a roupa branca bonita e em bom estado por mais tempo. Estes truques e algumas dicas de boas práticas permitem que a roupa branca preserve a cor original e se mantenha imaculada.
Desta forma, irá aprender tudo o que precisa de saber. São informações valiosas que ajudam a carteira, o roupeiro e o ambiente.
Aprenda a limpar e remover manchas amarelas da roupa branca
Aprenda com as sugestões dadas por especialistas na matéria. Teste estes truques caseiros infalíveis e salve peças de roupa branca com manchas amarelas!
Limão
Este citrino é bastante versátil e eficaz. Basta colocar umas gotas deste fruto na mancha, diretamente. Em seguida, deve deixar que atue por cinco minutos. Finalmente, esfregue com detergente de lavagem à mão, suavemente. Depois, enxague bem a peça.
Lixívia
A lixívia também ajuda a eliminar manchas amarelas da roupa branca. Contudo, este produto requer cuidados adicionais. Coloque meia tampa de lixívia numa bacia com água quente e misture bem.
Em seguida, coloque a peça de roupa manchada na bacia. Ela deve ficar submersa por 5 minutos. Após esse tempo passar, esfregue a peça de roupa, suavemente. Posteriormente, lave a peça na máquina da roupa, como o faz normalmente.
Tenha em conta que se cometer o erro de usar demasiada lixívia, apenas irá danificar a peça de roupa; não ficará mais eficaz.
Bicarbonato de sódio
Coloque um pouco de sabão azul em barra numa panela com água a ferver e aguarde até que dilua e a água se apresente azulada. Em seguida, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Posteriormente, retire do lume. Finalmente, deve colocar as peças de molho nesta mistura. Deve ficar na solução por 6 horas. Então, basta que lave normalmente a peça.
Sabão azul e bicarbonato de sódio
Primeiro, coloque água a ferver com cerca de 100 gr de sabão azul. Tenha em conta que a quantidade da água deve ser suficiente para que possa cobrir as peças que precisa de lavar.
Quando a água se encontrar bem azul, junte 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, coloque a roupa manchada nesta mistura. Deixe de molho por seis horas, no mínimo. Confira na etiqueta correspondente se a peça de roupa pode ser lavada a temperaturas elevadas.
- Existem produtos de marca que são eficazes. Detergentes de roupa que pode encontrar à venda nos supermercados. Contudo, não deve ter medo de confiar em soluções caseiras, que asseguram grande eficácia.
Aprenda a cuidar da sua roupa:
- Os 10 erros mais comuns a passar roupa a ferro
- Aprenda a limpar e branquear roupa interior sem a danificar
- 10 coisas que não deve lavar na máquina da roupa
Dicas para a roupa branca se manter com a cor original
1 – Deve evitar colocar estas peças na máquina de secar. Elas devem ficar a secar ao natural. Quando se encontra em contacto com o sol, as condições favorecem o branqueamento da roupa. Contudo, opte por um programa o mais suave possível, na impossibilidade de colocar a roupa a secar ao ar livre.
2 – No momento de guardar uma peça de roupa branca, tenha em conta que se não a vai usar durante muito tempo, será melhor que não a passe a ferro, porque poderá apresentar uma tonalidade amarelada.
3 – Tenha em conta que é comum a acumulação de sujidade na máquina de lavar, existindo ainda resquícios de tinta no eletrodoméstico. É um problema que surge com o uso recorrente do aparelho.
Nesse contexto, a roupa não fica tão limpa quanto deseja. Por isso, limpe a máquina de lavar. Trata-se de um procedimento que recupera a utilidade do eletrodoméstico. Para garantir que a máquina de lavar é limpa, faça um ciclo de lavagem com a máquina vazia.
4 – É um erro pensar que colocar mais detergente e mais amaciado na máquina significa roupas mais limpas. Essa decisão pode ser prejudicial. Se ficar com detergente acumulado na roupa, a roupa pode estragar. Até na máquina, o excesso pode ser negativo e até poderá afetar a performance do eletrodoméstico.
5 – Se lavar a roupa com água fria, ela penetra nos tecidos brancos de forma distinta, isto é, mais eficaz.
6 – No momento de lavar roupa branca, deve adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio à mistura do detergente. Desta forma, fará com que o branco dos tecidos permaneça puro durante mais tempo.
8 – É um erro misturar roupas de cor com roupas brancas, mesmo que não tinjam durante a lavagem, pois promoverá o risco de contaminação cruzada de cor. Os pequenos pigmentos que podem permanecer nas fibras brancas podem tornar-se em nódoas amareladas com o tempo.
7 – Deve colocar as peças de roupa branca num saco de plástico e só posteriormente deve colocá-las na máquina.
9 – Deve ter muita atenção às etiquetas de cada peça. As informações apresentadas devem ser cumpridas!
Se na etiqueta menciona que uma peça de roupa não pode ser lavada a mais de 40 graus, respeite a indicação. Poderá ter roupa amarelecida, se não cumprir com essa informação.
10 – Se uma peça de roupa se encontra manchada, lave-a o mais rapidamente possível. Tenha em conta que quanto mais tempo passar, mais difícil se torna a remoção da mancha.
Como teve oportunidade de ver, recuperar as roupas brancas amarelecidas é possível, mas também é importante ter boas práticas que impeçam que a roupa fique nesse estado.