Em pleno coração do Alentejo, a Gruta do Escoural revela-se como um fascinante testemunho da pré-história, proporcionando uma viagem no tempo. No nosso país, existem diversas grutas turísticas que são merecedoras de uma visita. Tratam-se de espaços que, além da beleza natural que apresentam, revelam muito do passado.
Em Portugal, tem havido um desenvolvimento neste tipo de turismo, já que podemos encontrar algumas visitáveis que asseguram momentos memoráveis. As grutas turísticas consistem em cavidades naturais que sofreram algumas adaptações que visam facilitar o acesso a pessoas. A gruta do Escoural serve de exemplo. Esta atração turística representa uma experiência única.
Gruta do Escoural e as pinturas rupestres no Alentejo
A gruta do Escoural encontra-se presente em Montemor-o-Novo. Esta cavidade apresenta um património que encanta todos os que a visitam.
A descoberta
A Gruta do Escoural foi descoberta no século XX. Esse momento aconteceu quando os trabalhadores de uma pedreira de mármore se encontravam no local, no exercício das suas funções.
A entrada natural desta gruta era realizada no extremo oposto. O acesso atual surgiu devido a uma explosão numa pedreira de mármore. Esse episódio revelou a presença da gruta que aconteceu no final da tarde de 17 de abril de 1963. A entrada original da gruta não se encontra visitável neste momento pois, apesar de ter sido desobstruída, a entrada está presente no fundo de um fosso.
O momento
Valentim Domingos Fernandes era o encarregado da pedreira. No dia da descoberta da gruta, ele decidiu ir acompanhado apenas pelo ajudante Olímpio Graixinha, por razões de segurança. Na realização das suas tarefas, são surpreendidos por uma abertura na rocha, quando a nuvem de poeira assenta. Curiosos e entusiasmados entram no que se revela uma cápsula do tempo.
Conhecimentos
Pouco depois, foram empreendidas investigações no local para se perceber ao máximo a história e a finalidade do local. As conclusões revelaram que o espaço serviu como necrópole durante o Neolítico.
As investigações realizadas na gruta permitiram descobrir vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres nas suas paredes que foram datados do Paleolítico Superior.
Património
A Gruta do Escoural apresenta-se como uma espécie de “cápsula do tempo” que nos permite saber muito sobre a história local. Qualquer arqueólogo defenderá que esta gruta tem uma importância científica inegável. O valor deste monumento nacional em Montemor-o-Novo vai muito além das pinturas e gravuras paleolíticas.
Experiência única
A Gruta do Escoural apresenta-se como uma experiência singular. Trata-se da única gruta identificada em território português que apresenta gravuras e pinturas paleolíticas. Por isso, esta atração de Montemor-o-Novo revela-se o mais próximo que Portugal tem de Lascaux ou de Altamira.
Tratam-se das míticas grutas artísticas que se podem encontrar em França e Espanha. As pinturas e gravuras do Paleolítico da Gruta do Escoural podem ser difíceis de ver em determinados espaços. No entanto, elas têm um valor científico extraordinário.
Viagem no tempo
A descoberta desta gruta revelou-se um achado. Quando a dupla de trabalhadores entrou na gruta, foram para um espaço que estava encerrado por muito tempo. Ali, encontrava-se um contexto arqueológico completamente fora do comum, fechado há cinco mil anos, desde o neolítico médio.
Por isso, a Gruta do Escoural representa um património excecional, a única gruta conhecida em Portugal (até hoje) com arte rupestre paleolítica no seu interior. A arte apresentada nas suas paredes têm dez mil anos, no mínimo.
Segundo os especialistas, este sítio também revela várias fases de utilização desde há 50 mil anos, primeiro pelo Neandertal.
Centro Interpretativo da Gruta do Escoural
Este espaço apresenta uma pequena exposição arqueológica que serve de introdução à visita da Gruta do Escoural. Desta forma, poderá ficar a conhecer melhor os vestígios de arte rupestre paleolítica que podem ser encontrados na gruta.
O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. Para assegurar a proteção do legado da Gruta do Escoural, no máximo, a gruta recebe 20 visitantes por dia, 10 de manhã e 10 de tarde.
Arte com (pouca) visibilidade
O património presente na Gruta do Escoural tem grande valor científico. Nesta gruta portuguesa, podemos ver as pinturas e gravuras de animais. Os animais pintados são muitos, desde auroques (trata-se de uma espécie de bovino selvagem extinto que chegou a habitar a Europa, Ásia e norte da África) a cavalos.
No entanto, se há uns exemplares mais visíveis, há outros que são vistos com alguma dificuldade. Certo é que mesmo que identificar algumas destas pinturas exija esforço, elas conseguem impressionar os visitantes da Gruta do Escoural.
Beleza
Além das pinturas e gravuras de animais que são uma herança paleolítica, a beleza da própria estrutura da gruta já por si mereceria uma visita. A Gruta do Escoural apresenta galerias que foram formadas pelas águas subterrâneas.
O cenário é de um esplendor singular. No momento de realizar a visita, aconselha-se a utilização dos capacetes fornecidos à entrada. Para não se bater nas protuberâncias da rocha, convém ter todo o cuidado.
Fique a conhecer um pouco mais do que o Alentejo tem para lhe oferecer:
- As 16 melhores praias do Alentejo e Costa Vicentina
- 14 deliciosas receitas Tradicionais Alentejanas
- Santa Susana: a aldeia mais bonita do Alentejo
Informação útil
Localização: Rua Dr. Magalhães de Lima, 48; 7050-555 Santiago do Escoural
Como chegar: GVV6+GW Freguises
Contactos telefónicos: 266 857 000 / 266 769 800
Contacto email: [email protected]
Horário
- Verão: 9h30-13h e 14h30m-18h;
- Inverno: 9h-13h e 14h-17h
As visitas
As visitas à Gruta do Escoural encontram-se sujeitas a diversas restrições e condicionantes por razões de segurança e conservação. Desta forma, a Gruta do Escoural só pode ser visitada mediante a realização de uma marcação feita no Centro Interpretativo do Escoural.
Idealmente, essa marcação deve ser feita com uma antecedência igual ou superior a 24 horas.
As visitas são realizadas de terça a sábado (exceto no último sábado de cada mês e aos feriados). As visitas de grupo podem também ser efetuadas. No entanto, os grupos não podem exceder o número de 10 pessoas. Neste caso, a visita da manhã realiza-se às 10h30, enquanto a visita da tarde é realizada às 14h30.
Preço
Custo por pessoa:
- Gratuito para crianças até 12 anos
- Para +13 anos tem o custo de 3,00€
- Para +65 ou estudantes tem o custo 1,50 €
Confira tabelas de preços e descontos, aqui.