A calvície é um problema de muitos homens. Será o gengibre a solução? Será mito ou verdade que o gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa?
Todos nós sabemos que o gengibre pode ser usado para a gastronomia, contribuindo para inúmeras receitas criativas e saborosas. Sabemos ainda que o gengibre também contribui para diversos benefícios para a saúde.
Contudo, na área da estética, será que o gengibre também faz maravilhas? Ora, há quem defenda que o gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Será mito ou verdade?
Leia também: Gengibre e curcuma. Dois super aliados para a sua saúde e bem-estar
O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?
Benefícios do gengibre
O gengibre origina efeitos diversos, nomeadamente anti-inflamatórios e antioxidantes.
Entre os diversos benefícios que o gengibre origina estão: abrir o apetite, melhorar a absorção e a assimilação dos nutrientes essenciais, acabar com o enjoo e as náuseas, eliminar a flatulência, acalmar as cólicas, aliviar as dores nas articulações, apoiar no pós-operatório, contribuir para o tratamento das constipações e gripes, ajudar na resolução das insónias, ser afrodisíaco (abrir o apetite sexual), entre muitos outros.
A visão dos especialistas
De acordo com a tese defendida por especialistas da área, o gengibre contribui efetivamente para a saúde capilar, por revelar-se num excelente apoio no processo de crescimento do cabelo.
O gengibre tem propriedades que estimulam os folículos do couro cabeludo. Assim, ele revela ser um precioso aliado pois além de nutrir os fios, ainda permite combater a queda.
O especialista
MH Dyer, mestre naturalista, escreveu que o óleo de gengibre contribui para uma melhor circulação e, dessa forma, para o crescimento dos fios de cabelo. Contudo, MH Dyer defende que o óleo de gengibre não deve ser usado por quem tem o couro cabeludo sensível ou em erupção.
MH Dyer argumenta ainda que o gengibre contribui também para controlar a caspa: “Adicionalmente, o óleo de gengibre, que contém propriedades anti-inflamatórias, é uma maneira efetiva e natural de controlar a caspa”.
Outras opiniões
Apesar da tese acima exposta ser de um especialista, há quem também o seja e não defenda o mesmo. Há quem discorde que o uso gengibre seja efetivamente benéfico para o cabelo.
Em Londres, no Reino Unido, uma clínica especialista em perda capilar, defende que tal tese não passa de um mito. De acordo com informações do Belgravia Centre, é infundado afirmar que usar o gengibre previne a queda de cabelo.
A outra tese
Segundo defende esta clínica, a simples ação de massajar o couro cabeludo contribui, por si só, para aumentar e melhorar o fluxo sanguíneo da área, independentemente de se recorrer ao óleo de gengibre.
Contudo, segundo explica o Belgravia Centre, esta ação benéfica deve ser encarada como um mero complemento à toma de medicamentos aprovados clinicamente. Ou seja, é uma ação útil, mas que serve meramente como terapia adicional a um tratamento.
O mito
A cliníca Belagravia Centre, através dos seus especialistas, defende, no que diz respeito ao combate à queda de cabelo, não haver benefícios mensuráveis na ação de esfregar gengibre no couro cabeludo. Assim sendo, para ela, é um mito a tese “O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa”.
Benefícios do gengibre
No entanto, a clínica reconhece que o gengibre é um produto que pode originar benefícios. Defendem mesmo que é mais benéfico consumir gengibre do que aplicar diretamente no couro cabeludo o óleo. A raiz fresca de gengibre, quando ingerida, pode melhorar a condição do cabelo, mas não vai eliminar ou tratar a calvície!
Leia também: 10 benefícios do gengibre para a sua saúde
A Belgravia Centre defende que o gengibre oferece uma melhoria numa escala reduzida. Por conter magnésio, vitamina B6, e vitamina C, o gengibre contribui para melhorar a saúde dos fios de cabelo.
Conclusão
O Belgravia Centre defende que o gengibre tem nutrientes que colaboram para o saudável crescimento do cabelo e, quando ingeridos e integrados numa dieta equilibrada, eles podem melhorar a vitalidade dos fios, mas não eliminar ou tratar definitivamente a calvície.
Cuidados a ter com o gengibre
O chá de gengibre tem propriedades que o impedem de ser um alimento recomendável a todos. De acordo com um artigo científico da bioquímica Naomi Parks, mulheres grávidas, mulheres que estejam a amamentar ou pessoas que sofrem de diabetes não devem consumir gengibre.