A cidade de Lisboa tem inúmeras atrações que chamam a atenção de portugueses e estrangeiros que vivem ou visitam a capital. Há diversas construções que ajudam a compreender a importância que a cidade teve para Portugal. Há ainda atrações que revelam como o território já era apreciado por povos anteriores à fundação do reino. As Galerias Romanas da Rua da Prata são um exemplo disso mesmo. Conheça os seus mistérios e segredos escondidos, numa atração cheia de história com quase dois mil anos.
As galerias romanas encontram-se presentes na Rua da Prata, na esquina da Rua da Conceição com a Rua dos Correeiros. Elas estão localizadas por baixo de uma das zonas mais movimentadas de Lisboa, na Baixa Pombalina. Pode visitar as galerias romanas em abril e setembro. Há, portanto, duas aberturas ao público por ano, datas onde pode ficar a conhecer os encantos e mistérios desta atração. As galerias ficam abertas ao público apenas durante seis dias por ano, estando 3 dias destinados a abril, para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios, e três dias a setembro.
A História da cidade revela que Lisboa enfrentou algumas adversidades. As galerias romanas contam com quase dois mil anos de existência e parecem ser indestrutíveis. A sua origem remonta à época da ocupação romana. A sua construção foi realizada durante o governo do imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C. A presença de uma inscrição dedicada a Esculápio, deus da Medicina (que se encontra atualmente no Museu Nacional de Arqueologia), parece confirmar o caráter público do edifício a que a inscrição terá pertencido.
A inscrição romana aparece gravada numa das faces de um bloco de calcário e está datada do século I a. C., realizada em nome de dois sacerdotes do culto imperial e do Município de Felicitas Iulia Olisipo, o nome então dado a Lisboa. As galerias romanas foram descobertas em 1771, num contexto em que se trabalhava na reconstrução da cidade de Lisboa que ficou quase totalmente destruída na sequência do terramoto de 1755.
Sobre a função original das galerias romanas existe muita especulação. Esta construção tem ainda muitos mistérios para serem desvendados. Apesar de não ser consensual, é assumido por muitos que este local se tratava de um criptopórtico, isto é, uma solução arquitetónica que se apresentava numa zona de declive e de pouca estabilidade geológica,
Terá sido criada como uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grandes dimensões. Desta forma, as galerias romanas foram construídas com o propósito de suportar o antigo Forum da cidade de Olisipo (que, como se sabe, era nome romano dado a Lisboa nessa época).
Atualmente, as galerias romanas suscitam uma curiosidade ímpar. A abertura desta atração costuma levar milhares de pessoas a este espaço. Durante três dias são muitos os interessados em conhecer alguns dos seus mistérios. A visita é realizada em grupos e acompanhada por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia de Lisboa.
Para que essas visitas aconteçam, a água que inunda as galerias é retirada pelos bombeiros municipais. Tendo em conta a procura que existe em realizar uma visita a este espaço, é necessário reservar o bilhete com antecedência. É possível fazê-lo nos sites do Museu de Lisboa, Egeac e Câmara Municipal. Sem reserva, não há entrada neste local.
As galerias romanas estão integradas nas Jornadas Europeias do Património. A visita às galerias romanas é realizada por um alçapão que se abre no meio da rua da Conceição. O passeio tem a duração de 20 minutos. Ao longo da visita, percorrem-se as labirínticas e escuras galerias do tempo do imperador Augusto.
Este ano, em abril, as visitas ocorrerão durante três dias, de 21 a 23. Nestes dias, o Museu de Lisboa irá abrir as Galerias Romanas ao público, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Leia também:
- Cidade Romana de Ammaia: quando os romanos ocuparam o Alentejo
- Sabia? Pátio Romano descoberto na Ribeira, no Porto
Importante
- No dia 21 de abril, as galerias podem ser visitadas das 16h às 18h30.
- Nos dias 22 e 23, as visitas começam às 09h30 e estendem-se até às 18h30.
- Os bilhetes têm o custo de 3€.
- Em breve, poderão ser comprados na plataforma Blueticket.
- A compra é limitada a quatro bilhetes por pessoa.
- Assegurada a descida, o ponto de encontro é no cruzamento entre a Rua dos Correeiros e a Rua da Conceição.
- As visitas realizam-se em grupo.
- As visitas duram entre 20 e 25 minutos.
- Pede-se aos visitantes que compareçam no local com 15 minutos de antecedência.
Galerias Romanas da Rua da Prata
Morada: Rua da Prata 77, 1100-026 Lisboa
Contactos: +351 912 016 064
38° 42′ 34.78” N | 9° 8′ 11.75” W