A Nazaré é um destino perfeito para uma escapadinha. Entre as suas diversas atrações está o Forte de São Miguel Arcanjo ou Forte da Nazaré.
Portugal tem diversas atrações no seu reduzido espaço territorial. Apesar de ser um país relativamente pequeno, existe um património natural de excelência. Há destinos que apresentam uma beleza natural incomum que atrai diversos turistas. Grande parte desses destinos apresentam um conjunto de atrações fantásticas, um património singular.
A Nazaré é um desses destinos que encantam portugueses e estrangeiros, pelo seu património natural e pelos seus monumentos. Este é um destino perfeito para uma escapadinha ou para umas férias mais prolongadas. A riqueza da Nazaré é incrível. Este destino fascinante apresenta diversas atrações.
A Nazaré tornou-se num destino turístico ligado ao surf, devido ao fenómeno do canhão da Nazaré que origina ondas gigantes. No entanto, já era um destino que atraía pessoas (embora em menor número) devido à ligação à fé. No entanto, há uma atração local que encanta todas as pessoas…
Forte de São Miguel Arcanjo, o guardião da memória na Nazaré
Localização
O Forte de S. Miguel Arcanjo encontra-se na Nazaré, uma vila situada no município de Leiria. A Nazaré é uma vila encantadora que se encontra presente num local privilegiado, circundada por uma beleza natural memorável.
Existem muitas atrações na Nazaré que encantam nazarenos e turistas portugueses e internacionais. A Nazaré é uma vila que se encontra ligada à pesca. No entanto, há uma atração especial…
A vila da Nazaré é um destino conhecido pelas suas belas praias e pela ligação ao surf. No entanto, uma das suas melhores atrações é o Forte de S. Miguel Arcanjo.
Breve história da Nazaré
A Nazaré é uma vila de pescadores, por isso as tradições da pesca fazem parte da sua história. Ao longo de diversas décadas, a pesca era a atividade mais importante para os locais. Fazia parte do seu quotidiano, servia como meio do sustento de boa parte das suas gentes. Foi assim por muito tempo, desde o século XVII. Atualmente, a pesca ainda se mantém como uma importante atividade da economia local.
Contudo, atualmente as pessoas deixaram de ter o peixe como o seu único meio de sustento. O surgimento de outras oportunidades confirmou-se no século XIX. Posteriormente, com o desenvolvimento do turismo, o comércio tornou-se parte importante que levou ao crescimento e ao desenvolvimento da Nazaré. Surgiram transformações em várias áreas, nos transportes, na hotelaria e na restauração.
Curiosidade sobre a Nazaré
No tempo das invasões francesas, a Imagem Sagrada da Nossa Senhora da Nazaré que estava presente no altar da capela do Palácio de Queluz esteve protegida. A imagem esteve guardada numa casa modesta no lugar do Pendão de 1808 até março de 1811.
Posteriormente, passou para o altar da capela do Palácio de Queluz. No entanto, a imagem acabou por sair desse espaço em setembro de 1812, em direção ao Sítio. No dia 8 de setembro, a imagem deu entrada na sua igreja, solenemente.
O ex-libris da Nazaré: O Forte de São Miguel Arcanjo
Esta é uma construção com história. A sua origem remonta ao século XVII. O Forte de S. Miguel Arcanjo é uma importante referência da Nazaré. Tem ainda a vantagem de albergar outra atração local, o famoso Farol da Nazaré.
Não deixe de fotografar este cenário imperdível. Portanto, esta zona é bastante procurada. A paisagem local é absolutamente maravilhosa. Este monumento encantador foi mandado construir pelo Rei S. Sebastião. Foi no ano de 1577 que este rei fez erguer uma fortificação importante que desempenhou um papel decisivo na defesa do povoado piscatório.
O Forte de São Miguel Arcanjo sofreu obras de remodelação e de ampliação em 1644, feitas a mando de D. João IV, numa data que assinala o ano da sua construção. Na fachada do Forte de São Miguel Arcanjo, é possível ver uma imagem em pedra calcária de São Miguel Arcanjo que foi colocada a pedido de D. João IV. Esta imagem está presente em cima do portal da entrada, surgindo com a legenda “ELREY DOM JUAN-1644”.
Posteriormente, o Forte de São Miguel Arcanjo mostrou segurança e resistência ao sobreviver às invasões francesas. O forte fez parte da história das lutas liberais e foi nesse contexto que sofreu atos de vandalismo por parte dos liberais. Estes homens atacaram a imagem de pedra de São Miguel. Atualmente, a imagem ainda se apresenta desfigurada.
O Forte de São Miguel Arcanjo sofreu obras em 1903, num contexto em que já não tinha função militar. As obras tinham como objetivo a instalação de um farol.
Essas obras surgiram devido ao desejo expresso pelos pescadores que fizeram ver ao governo que existia a necessidade de instalar um farolim e uma casa para o faroleiro, elementos que eram considerados extremamente importantes para servir de apoio às atividades piscatórias.
O farol desejado começou a funcionar no dia 1 de dezembro de 1903, acendendo-se assim nesse dia a luz de porto no Forte de São Miguel Arcanjo.
O Forte de São Miguel Arcanjo não é apenas um monumento. Trata-se do ex-libris local, uma atração que guarda em si diversas memórias e um conjunto de estórias que são especiais para a Nazaré.
Este ex-libris da Nazaré está afeto ao município desde o ano de 2017. Este local está aberto ao público desde 2015. Trata-se de uma atração que encanta todo o ano e que já recebeu mais de 650 000 visitantes.
Este monumento tem uma localização privilegiada, por isso o Forte de S. Miguel Arcanjo tornou-se no principal posto de observação das famosas ondas grandes na Praia do Norte, que tornaram esta vila piscatória numa referência mundial do surf.
O Forte de São Miguel Arcanjo apresenta uma grande componente histórica e científica. Este monumento muito estimado pelos nazarenos consagra o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré. Neste espaços, existe ainda a atração Surfer Wall e diversos conteúdos expositivos periódicos.
Outras atrações da Nazaré
O Canhão da Nazaré
A Nazaré apresenta condições invulgares. Revela qualidades únicas que são perfeitas para a prática do surf. Devido ao sucesso do surfista americano e de alguns surfistas portugueses, este desporto tem cada vez mais adeptos no nosso país. O famoso Canhão da Nazaré origina as ondas gigantes mais procuradas do planeta. Esta atração leva a que diversos surfistas (portugueses ou estrangeiros) visitem a Nazaré.
O facto de a Nazaré ser vista como o melhor destino para surfar ondas gigantes deve-se a Garrett McNamara. O feito do surfista americano teve tanto impacto no mundo do surf que muitos dos surfistas mais aventureiros quiseram visitar a Nazaré para superar o feito do americano.
Praia do Norte
A Nazaré ganhou popularidade mundial com o surfista Garrett McNamara. Foi este surfista que colocou esta praia no mapa. Quando o surfista americano surfou uma onde gigante, todos os amantes desta modalidade colocaram como objetivo conhecer a Praia do Norte, na Nazaré.
Garrett McNamara tinha 44 anos quando realizou a proeza de surfar a maior onda do ano de 2011. No dia 1 de novembro de 2011, o surfista americano surfou uma onda com 23 metros de altura. O surfista americano foi galardoado com o prémio de “Maior onda de 2011”. O momento surge no âmbito dos Billabong XXL Global Big Wave Awards.
O surfista levou a Nazaré ao estrelato mundial do surf. A sua proeza entrou para o Livro Guinness dos Recordes. Em janeiro de 2013, o surfista quebrou o recorde mundial que detinha ao surfar uma onda estimada de 100 pés (30 m). Fê-lo no mesmo local, ao largo da costa da Nazaré, Portugal.
O sucesso do surfista americano criou um impacto mediático fantástico que promoveu a Nazaré de uma forma incrível. Foram diversos os surfistas talentosos e ousados a tentar superar Garrett. A verdade é que alguns até já conseguiram, mas outros colocaram a sua vida em risco…
A Nazaré era então “apenas” uma vila de pescadores. Atualmente, é um destino turístico de eleição para os amantes desta modalidade (e não só!).
Turismo
Foi desta forma que Garrett McNamara colocou a Nazaré na rota das grandes ondas. A vila dos pescadores começou a ser muito procurada pelos surfistas mais experientes de todo o mundo.
Anteriormente, ficava deserta no inverno. Na atualidade, muitos amantes do surf procuram esta praia regularmente, especialmente no período de novembro a fevereiro. É comum ver na Nazaré surfistas nacionais e internacionais, desportistas de renome, tais como Nic von Rupp, António Silva, Alex Botelho e Hugo Vau.
Ora, o Farol presente no Forte de São Miguel Arcanjo serve como ponto de interesse onde as pessoas se reúnem para assistirem ao espetáculo. Os surfistas corajosos e experientes tentam domar as ondas gigantes. No entanto, nem sempre conseguem…
Outras praias
Além da praia que Garrett McNamara tornou famosa, existem outras praias de qualidade neste destino fantástico. A Praia da Vila da Nazaré é uma das melhores opções. O areal da Praia da Vila da Nazaré está cheia de pescadores.
No entanto, como no passado, havia constantes ataques dos piratas argelinos e holandeses, esta praia não era ocupada por pescadores. Os pescadores fixaram-se junto a esta praia, após as invasões das tropas francesas. Esta praia só começou a ser frequentemente usada como local de lazer já na década de 60.
A Praia do Sul tem fácil acesso. Esta praia revela ondulação vinda de sudoeste e forma a onda tubular caraterística que aguenta swell até aos 3 metros. Esta é uma praia relativamente pequena, mas consegue atrair surfistas, apesar de não ter estruturas de apoio.
A Praia do Salgado é outra opção de qualidade, mas está mais afastada do centro da vila. O acesso principal a esta praia é feito de carro. O areal desta praia encontra-se perto de um parque de estacionamento gratuito. A grande qualidade das águas desta praia é comprovada pelo galardão Qualidade de Ouro da Quercus, algo que esta praia já conquistou várias vezes.
Promontório e miradouro
O promontório foi o lugar de habitação dos nazarenos até ao século XVIII. Atualmente, este local é procurado por servir como o melhor lugar para fotografar. São vários os turistas neste local que serve de Miradouro.
A partir daqui, consegue-se ter acesso a uma visão panorâmica. As vistas do miradouro são deslumbrantes. O mar e a praia que se encontram a mais de 100 metros fazem parte do cenário que dificilmente se esquece.
Sítio da Nazaré e a lenda
O Sítio da Nazaré encontra-se localizado no majestoso promontório. Este local não é apenas procurado pela paisagem única. O Sítio da Nazaré é um local de peregrinação desde o século XII.
O surgimento de peregrinos deve-se à lenda de Nossa Senhora da Nazaré. O nome da vila piscatória surge devido à lenda local. Segundo a lenda, uma estátua da Virgem terá sido trazida até este local desde Nazareth (a cidade onde Jesus passou a sua infância e local onde a Virgem Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel), da Terra Santa.
O Sítio da Nazaré é o local procurado pelas pessoas que desejam demonstrar a sua devoção a Nossa Senhora da Nazaré.
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré
Embora tenha existido uma Igreja fundada em 1377, esse templo não é o atual. O antigo templo foi mandado construir por instrução do rei D. Fernando I. No entanto, o Santuário atual foi construído no início do século XVII.
Este exemplar de arquitetura religiosa está datado do século XVII. A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré é uma construção em estilo barroco. Os seus azulejos são incríveis. A imagem da Virgem é um dos destaques da igreja. Segundo os nazarenos, a peça terá sido esculpida por José, pai de Cristo.
O Ascensor da Nazaré
O Eng.º Raul Mesnier du Ponsard foi o responsável pela criação do ascensor da Nazaré. Este homem foi um discípulo do Gustave Eiffel, famoso por ter criado a torre mais popular do planeta.
O Ascensor da Nazaré foi inaugurado em 1889. A criação do Eng.º Raul Mesnier foi bastante valiosa para a comunidade local. O ascensor permitiu facilitar a chegada dos peregrinos à Senhora da Nazaré.
A antiguidade deste ascensor torna-o numa atração local. O Ascensor da Nazaré é antigo, mas seguro. Ele encontra-se modernizado. Esta criação do Eng.º Raul Mesnier apresenta uma inclinação de 42%, um pormenor que permite proporcionar às pessoas uma experiência única, memorável.
Todos os que visitam a Nazaré devem fazer uma viagem no famoso ascensor (e a maioria cumpre a tradição…). Trata-se de uma experiência obrigatória!
Outros monumentos
Na Nazaré, existem outros monumentos interessantes, que são merecedores da nossa visita. O Monumento de Homenagem ao Náufrago é um deles. Outra atração local é o Monumento à Mulher da Nazaré e o Monumento “Mãe Nazarena”. Estes monumentos merecem ser visitados e fotografados.
Arte xávega
A arte xávega é um tipo de pesca artesanal ancestral. É um facto que este tipo de pesca caiu em desuso, mas na Nazaré este tipo de pesca artesanal ancestral tornou-se numa atração local.
As pessoas ficam rendidas à arte xávega, quando ela ocorre nas praias da Nazaré. Os avanços realizados na tecnologia e na pesca fizeram com que a arte xávega tenha deixado de ser usada com regularidade.
No entanto, na Nazaré, fazem-se recriações da arte xávega. As pessoas adoram assistir ao espetáculo. Trata-se de uma experiência singular assistir ao momento. Logo pela manhã chega uma embarcação típica que lança as redes à água.
Posteriormente, já na parte da tarde, as redes são “aladas” pelos participantes a partir da terra. No seguimento, é possível constatar o momento desejado, o peixe a ser capturado. Em seguida, o peixe é vendido numa lota improvisada na praia. Mais fresco é impossível!
Estendal (ou paneiros) de peixe seco
A Nazaré tem outra tradição encantadora. Os nazarenos gostam de fazer a seca do peixe ao sol. A experiência de ver o estendal (ou os paneiros) de peixe seco é encantadora. Esta tradição é um dos símbolos vivos da cultura marítima da Nazaré.
Apesar da antiguidade desta tradição, os nazarenos fazem questão de a manter bem viva, para gáudio dos turistas que regularmente visitam a Nazaré. O peixe após ser seco é designado como “enjoado” pelos locais. O método do estendal era um meio importante que permitia conservar o alimento por mais tempo. Em tempos de maior carência, este procedimento revelou-se bastante importante.
Atualmente, este método mantém-se como meio de criação de uma iguaria. Este peixe “enjoado” é bastante procurado pelos turistas da Nazaré.
Espaços culturais
O Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré (CICN)
Este espaço foi inaugurado no dia 30 de maio de 2015. Na inauguração, esteve presente José Luís Branco Seabra de Melo, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico (IH), Contra-Almirante e Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, entre outras pessoas importantes para a cidade.
No CICN, existe a Sala do Instituto Hidrográfico que contém informação científica relevante, como a monitorização e a previsão das condições oceanográficas e meteorológicas nas boias MONICAN.
No espaço, existe ainda uma maquete do canhão da Nazaré. Há ainda imagens e informação sobre o submarino alemão U-963, que se encontra afundado ao largo da Nazaré.
A exposição do Instituto Hidrográfico permite às pessoas que visitam este espaço que conheçam o trabalho realizado sobre o Canhão da Nazaré, além de apresentar os novos estudos desenvolvidos pelo IH.
Existe ainda a apresentação do filme Onda da Nazaré, como se forma, uma obra que explica o processo do desenvolvimento do fenómeno da onda da Nazaré. A abordagem feita numa perspetiva científica visa elucidar o público, adotando uma linguagem acessível.
Há ainda a Exposição de pranchas de surf – “Surfer Wall – Museum”. Este projeto museológico foi criado em 2016. O objetivo deste espaço é materializar o reconhecimento da vila da Nazaré pelo surf, pelos surfistas. Os surfistas que procuram a superação nas ondas da Praia do Norte e com a sua coragem espalham o nome da Nazaré pelo mundo fora.
Neste espaço, a Sala Surfer Wall apresenta pranchas que foram oferecidas à Nazaré pelos atletas. Nesta exposição permanente presente no Forte de São Miguel Arcanjo, há ainda uma pequena biografia.
Museu Dr. Joaquim Manso
Este museu foi inaugurado no dia 6 de junho de 1976. O Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso permite que se fique a conhecer mais sobre a história e as tradições nazarenas. Este espaço deve ser visitado por quem deseja conhecer mais sobre a história da Vila, sobre o culto mariano da Senhora da Nazaré.
Existem exposições temporárias neste museu. Nelas são apresentadas coleções muito heterogéneas de áreas distintas como, por exemplo: arqueologia, pintura, escultura, etnografia, fotografia, entre outras.
No museu, há ainda a exposição de várias categorias de embarcações de pesca artesanal da Nazaré e ainda do traje tradicional.
Informação útil
Museu Dr. Joaquim Manso
Morada: Rua D. Fuas Roupinho, Sítio da Nazaré, 2450-065 Nazaré, Portugal.
Contactos: +351 262 562 801 / [email protected].
Outros espaços culturais
Na Nazaré, existem também outros espaços merecedores de uma visita, nomeadamente: a Casa-Museu do Pescador (que presta uma homenagem ao pescador nazareno) e o Museu de Arte Sacra Luís Nési.
Quer saber onde por comer na Nazaré?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Taberna d’Adelia
Morada: Rua das Traineiras 12, Nazaré 2450-196 Portugal.
Contactos: +351 262 552 134.
Restaurante Mar Bravo
Morada: Praça Sousa Oliveira 71, Nazaré 2450-159 Portugal.
Contactos: +351 262 569 160.
Restaurante Tia Caia
Morada: Rua Teófilo Braga 4, Nazaré 2450-065 Portugal.
Contactos: +351 262 551 182.
Restaurante A Lanterna
Morada: R. Mouzinho de Albuquerque 59, 2450-254 Nazaré, Portugal.
Contactos: +351 919 191 387.
Mais informações, aqui.
Restaurante Mili
Morada: Praça Vasco Da Gama 35, Nazaré 2450-065 Portugal.
Contactos: +351 934 384 391.
Quer saber onde pode dormir na Nazaré?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Miramar Hotel Spa & Apartments
Contactos: +351 262 550 000.
Morada: Abel Da Silva-Pederneira, 2450 060 Nazaré, Portugal.
Apartamentos Turísticos da Nazaré
Morada: Av. Vieira Guimarães 33cc – edifício da rodoviária nacional, 2450-111 Nazaré, Portugal.
Contactos: +351 262 100 516 / [email protected]
Hotel Praia
Contactos: +351 262 569 200.
Morada: Avenida Vieira Guimarães, 39, 2450-101 Nazaré, Portugal.
Hotel Miramar Sul
Contactos: +351 262 590 000.
Morada: Caminho Real – Pederneira, 2450-060 Nazaré, Portugal.
Ohai Nazaré
Morada: Estrada Nacional 242 — Km 31,5 – 2450 – 138 Nazaré, Portugal
Contactos: +351 262 561 800 / [email protected]
Mais informações, aqui .
Posto de Informação e Turismo (PIT)
Localização: PIT – Av. Vieira Guimarães, Mercado Municipal – Nazaré, Portugal.
Contactos: [email protected] \ Telefone: +351 262 561 194.
PIT – Largo N. S. Nazaré – Santuário, Sítio – Nazaré
Contactos: pit.sitio@cm-nazare-pt \\Telefone: +351 930 424 860.
Horário de funcionamento
Entre outubro e abril: Aberto das 9h30 às 13h / das 14h30 às 18h.
Entre maio, junho e setembro: Aberto das 09h30 às 13h / das 14h30 às 19h.
Entre julho e agosto: Aberto das 09h00 às 20h00.