A Forbes fez uma declaração de amor aos azulejos da cidade do Porto. Descubra os elogios feitos pela revista internacional aos conjuntos de azulejos portuenses.
A Forbes é uma revista dos Estados Unidos da América dedicada à área de negócios e economia. Esta é uma publicação quinzenal com fama internacional. Esta revista explora diferentes temáticas, nomeadamente finanças, indústria, investimento e marketing.
A Forbes apresenta artigos e reportagens originais sobre várias áreas interessantes. A sua fama internacional faz com que os seus artigos sejam mencionados por outras revistas e por plataformas internacionais.
Recentemente, a revista centrou a sua atenção em Portugal, mais precisamente na cidade Invicta, centrando-se nos azulejos. Descubra os elogios feitos pela revista internacional aos conjuntos de azulejos portuenses.
A Forbes apaixonou-se pelos azulejos da cidade do Porto
O artigo
A Forbes publicou um artigo que se revela uma declaração de amor aos azulejos do Porto.
Roddy Clarke é o autor do artigo “The Ceramic Studios Bringing A New Dynamic To Porto’s Thriving Craft Scene” (numa tradução livre, The Ceramic Studios traz uma nova dinâmica à próspera cena artesanal do Porto) que foi publicado no final de fevereiro.
Conteúdo
A revista americana recorda a forte ligação da Invicta a esta arte encantadora. A Forbes deu destaque aos novos artesãos que conseguiram fazer com que Roddy Clarke ficasse rendido à arte.
Contexto
A cidade tem vários conjuntos de azulejos. Há mosaicos que embelezam diversos espaços míticos da cidade do Porto. A Invicta atrai diariamente milhares de turistas que ficam apaixonados pela cidade e pelos encantos da arte e da azulejaria portuguesa. Por isso, fazem-se equipar de máquina fotográfica e levam para casa as recordações de obras fascinantes.
Referências
É possível falar dos azulejos, referindo vários edifícios. No entanto, torna-se impossível não mencionar a Estação de São Bento. Os azulejos podem ser encontrados em vários edifícios das ruas do Porto.
Segundo a revista americana, “estas bonitas obras-primas destacam o património por trás da cidade e, ainda hoje, têm uma forte presença da manufatura na sua essência.”
Declínio
No artigo da revista americana, é recordado que, pela falta de procura, esta indústria dos azulejos entrou num declínio que durou vários anos. A Forbes revela no artigo que a produção manual de azulejos “está a ressurgir graças aos artesãos que trazem uma nova dinâmica”.
Novos artesãos
A paixão que estes elementos decorativos despertam em quem visita o Porto fez renascer a arte. Com a criação de workshops, os novos artistas estão a democratizar o acesso ao azulejo.
Além de manterem viva uma tradição secular da cidade portuense, ainda conseguem ensinar todos os que desejam arregaçar as mangas e pôr as mãos na massa. Literalmente!
A vereadora
A publicação norte-americana cita ainda a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, que reconhece que “esta é uma ótima interação entre locais, estudantes internacionais, nómadas digitais e turistas”.
Segundo a Forbes, a vereadora acredita que “os workshops apresentam uma excelente oportunidade de aprender sobre a história da cerâmica, que data do século XVIII, e, assim, ajudam a preservar e promover as tradições artesanais da cidade.”
Nova vida
Roddy Clarke que é o autor do artigo “The Ceramic Studios Bringing A New Dynamic To Porto’s Thriving Craft Scene” defende que há assim uma nova vida. Porque, além de workshops, há as residências.
Os artesãos decidiram abrir as portas dos seus espaços e convidam as pessoas a conhecer a arte, não se importando de “partilhar as suas habilidades como nunca” foi feito anteriormente.
Diversidade
Atualmente, existem vários ateliers dedicados a esta matéria. No artigo da Forbes, há alguns ateliers que são destacados, nomeadamente: O! Cerâmica, o Nü Coworking Criativo e o Gazete Azulejos.
Legado mantém-se
Segundo a Forbes, “Ao adaptar a sua oferta, os ateliers permitem que o legado do azulejo continue vivo e inspire outros criativos de todo o mundo a tornarem-se parte dele”. A revista americana sublinha ainda que acredita que “há qualquer coisa de especial na oportunidade de aprender com eles [os artesãos]”.
No artigo da Forbes, é defendido que a “abordagem imersiva” representa um importante passo que contribui para a preservação do património criativo da cidade portuense. A revista norte-americana chega à seguinte conclusão: “Agora, o artesanato tem a possibilidade de se adaptar positivamente, permitindo que nos apaixonemos por ele novamente e que se mantenha vivo durante as próximas gerações”.
Pode conferir o artigo original “The Ceramic Studios Bringing A New Dynamic To Porto’s Thriving Craft Scene” (numa tradução livre The Ceramic Studios traz uma nova dinâmica à próspera cena artesanal do Porto).
Leia também:
- Como passar um incrível fim de semana no Porto, segundo os espanhóis
- 5 locais escondidos para descobrir perto do Porto
- Revista espanhola faz declaração de amor ao Porto
Azulejos na cidade do Porto
Há pontos de interesse imperdíveis na cidade Invicta. Eis algumas das atrações que apresentam os conjuntos mais notáveis presentes no Porto:
- Estação de São Bento
- Igreja Santo Ildefonso
- Igreja dos Congregados
- Igreja do Carmo
- A Pérola do Bolhão
- Sé Catedral do Porto
- Casa da Música
- Rua do Rosário
- Galerias de Paris
- Rua da Conceição
- Fachada do Steak ‘n Shake, Praça Guilherme Gomes Fernandes