Início Viagem Destinos Ficam em Portugal três das 15 pontes mais bonitas da Europa

Ficam em Portugal três das 15 pontes mais bonitas da Europa

São verdadeiras obras de arte e Portugal não ficou de fora. Conheça as 15 pontes mais bonitas da Europa eleitas pelo site European Best Destinations.

15 pontes mais bonitas da Europa
Ficam em Portugal três das 15 pontes mais bonitas da Europa

Ficam em Portugal três das 15 pontes mais bonitas da Europa

São verdadeiras obras de arte e Portugal não ficou de fora da lista. Conheça as 15 pontes mais bonitas da Europa eleitas pelo site European Best Destinations.

Projetadas como o fim primordial de servir duas margens e criar a união dos povos, houve quem elevasse a fasquia e arquitetasse não só a pensar na utilidade de uma mera ponte, mas a pensar na magnificência da obra e no legado que iam deixar para as populações.

O site European Best Destinations elegeu as 15 pontes mais bonitas da Europa e Portugal não ficou de fora na lista.

15 – Pont du Gard

15 – Pont du Gard – As 15 pontes mais bonitas da Europa

No 15º lugar está a Pont du Gard, situado no sul de França, perto de Nîmes. Construída pelos romanos, a ponte é a mais alta e a mais bem preservada da época. Foi adicionada à lista de Património Mundial da UNESCO, em 1985, devido à sua importância histórica.

14 – Ponte Vasco da Gama

14 – Ponte Vasco da Gama – As 15 pontes mais bonitas da Europa

Esta ponte tem a particularidade de ser a ponte mais longa da Europa, tendo um comprimento total de 17,2 km.

É um background perfeito para os turistas que queiram fazer um passeio pelo Parque das Nações, em Lisboa.

Começou a ser construída em 1995 e inaugurou a 29 de Março de 1998, mesmo a tempo da Expo 98, a Feira que comemorou os 500 anos da descoberta da rota marítima da Europa para a Índia, por Vasco da Gama. O local ficou conhecido como ParqueExpo, embora o seu nome seja Parque das Nações.

13 – Viaduto de Garabit

13 – Viaduto de Garabit – As 15 pontes mais bonitas da Europa

No 13º lugar está o Viaduto de Garabit, no Sul de França. A ponte, inaugurada em 1884, foi construída pela Eiffel & Cie – a mesma empresa que construiu a Ponte D. Maria Pia.

12 – Ponte de Moisés

12 – Ponte de Moisés – As 15 pontes mais bonitas da Europa

O 12º lugar é ocupado pelo Fort de Roovere, perto de Halsteren na Holanda. Esta é uma ponte pedonal que dá acesso a um forte holandês do século XVII. É também conhecida como Ponte de Moisés por, quando as pessoas a atravessam, criar a ilusão que se está a caminha através da água.

11 – Ponte Velha

11 – Ponte Velha – As 15 pontes mais bonitas da Europa

O 11º lugar é ocupado pela Ponte Velha da cidade de Mostar, na Bósnia Herzegovina. A ponte otomana, construída no século XVI, foi destruída em 1993 e, após a reconstrução, foi inaugurada em 2004. É um dos marcos históricos do país e considerada uma das peças mais exemplares da arquitetura islâmica.

10 – Ponte Puente Nuevo

10 – Ponte Puente Nuevo – As 15 pontes mais bonitas da Europa

A ponte Puente Nuevo, na cidade espanhola de Ronda, está no 10º lugar do ranking. Esta é a maior e a mais nova das três pontes que atravessam o abismo que divide Ronda. A ponte começou a ser construída em 1751 e demorou 42 anos a ser finalizada.

09 – Ponte Chapel

09 – Ponte Chapel – As 15 pontes mais bonitas da Europa

Em Lucerne, na Suíça, está a ponte que ocupa o 9º lugar – a Ponte Chapel. Foi construída na primeira metade do século XIV como parte das fortificações da cidade e em homenagem à Capela de S. Pedro.

08 – Ponte de Rialto

08 – Ponte de Rialto – As 15 pontes mais bonitas da Europa

No 8º lugar está a ponte de Rialto, em Veneza. Das quatro pontes que atravessam o Grand Canal, esta é a mais antiga e a mais famosa. É ainda conhecida por separar os distritos de San Marco e San Polo.

07 – Ponte Széchenyi

07 – Ponte Széchenyi – As 15 pontes mais bonitas da Europa

A ponte Széchenyi, que liga Buda e Pest, está no sétimo lugar. Inaugurada em 1849, foi a primeira ponte permanente sobre o Danúbio, na Hungria.

06 – Viaduto de Millau

06 – Viaduto de Millau – As 15 pontes mais bonitas da Europa

O Viaduto de Millau, em França, está no sexto lugar do ranking. Inaugurada em dezembro de 2004, tem o título de ponte mais alta do mundo (com um mastro de 343 metros). A plataforma, com 270 metros, é a 12ª maior do mundo. O Viaduto de Millau é classificada como uma das maiores realizações de engenharia de todos os tempos.

05 – Ponte Dom Luiz I

15 pontes mais bonitas da Europa
05 – Ponte Dom Luiz I – As 15 pontes mais bonitas da Europa

Outra das pontes considerada uma das 15 pontes mais bonitas da Europa foi a tão emblemática Ponte de Dom Luiz I, no Porto. Esta é uma ponte centenária, inaugurada a 31 de outubro de 1886.

Contém dois tabuleiros e ambos permitem a sua travessia pedonal. O tabuleiro inferior é uma estrada em funcionamento, contudo, o superior não está aberto ao trânsito, apenas ao metro do Porto.

É um chamariz turístico para a cidade do Porto, e todos os visitantes da cidade procuram tirar uma fotografia com ela em plano de fundo, quer ao atravessá-la, quer a fazerem percursos de barco sob as 6 pontes do Porto, nos mais diversos miradouros e ainda no cais nas margens do rio (Ribeira e Cais de Gaia).

04 – Ponte Bastei

15 pontes mais bonitas da Europa
04 – Ponte Bastei – As 15 pontes mais bonitas da Europa

A Ponte Bastei situada em Lohmen, na Alemanha, ocupa a quarta posição. A 194 metros acima do rio Elba, esta ponte peculiar é uma formação rochosa de arenito. As rochas pontiagudas foram moldadas pela erosão da água há mais de um milhão de anos atrás.

03 – Ponde de Vechio

15 pontes mais bonitas da Europa
03 – Ponde de Vechio – As 15 pontes mais bonitas da Europa

A Ponde de Vechio (Ponte Velha) de Florença, Itália, está em terceiro lugar. Tem uma estrutura de estilo medieval e atravessa o rio Arno. É conhecida por ser um ponto de comércio onde joalheiros, comerciantes de arte e vendedores de souvenirs instalam pequenos negócios.

02 – Tower Bridge

15 pontes mais bonitas da Europa
02 – Tower Bridge – As 15 pontes mais bonitas da Europa

Em segundo lugar está a ponte londrina Tower Bridge, que atravessa o rio Tamisa. Inaugurada em 1894 é, atualmente, um dos pontos turísticos mais visitados em Londres.

01 – Ponte 25 de Abril

15 pontes mais bonitas da Europa
01 – Ponte 25 de Abril – As 15 pontes mais bonitas da Europa

Destacada como uma das pontes mais bonitas da Europa, esta ponte pênsil liga a cidade de Lisboa ao município de Almada. Inicialmente apelidada de Ponte Salazar, o seu nome só foi alterado para a data da revolução, após a sua ocorrência, em 1974.

Foi projetada para suportar simultaneamente tráfego ferroviário e rodoviário e assim opera ainda nos dias de hoje. A circulação nesta ponte é bastante intensa, chegando a passar por ela, diariamente, mais de 300 mil utilizadores e 157 comboios, nos dois sentidos, transportando cerca de oitenta mil passageiros.

Começou a ser construída a 5 de Novembro de 1962 e a abriu ao trânsito em 6 de Agosto de 1966. Na data da sua inauguração, era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos, atualmente ocupa o 20º lugar mundial.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


É portuguesa uma das 10 cidades pequenas mais românticas da Europa

É português um dos 10 destinos mais sinistros para viajar estas férias

É português um dos 15 locais desconhecidos e surpreendentes

9 países fantásticos onde ninguém vai
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.