Faz a cama todos os dias? Conheça os prós e contras desta prática e decida qual abordagem funciona melhor para si. Fazer a cama diariamente é um fardo. Esta tarefa é enfadonha e gera em nós dores nas costas. Além disso, também origina dores na alma, porque sabemos que esse trabalho será desfeito no final do dia. O ciclo volta a repetir-se no dia seguinte até à eternidade.
Afinal de conta, devemos ou não fazer a cama todos os dias? Os especialistas estudaram a fundo e desvendaram o “mistério da cama”. Será que eles defendem que vale a pena ter essa tarefa diariamente ou é apenas um mito?
Faz a cama todos os dias? O que dizem os especialistas?
Seguramente que já se interrogou, “por que faço a cama todas as manhãs, se a desfaço todas as noites”? Apesar do espírito crítico ser salutar, o automatismo foi ganho. Apesar de todas as tarefas matinais que se tem de fazer, só quando há um esquecimento ou uma sobrecarga de tarefas é que saímos de casa sem a cama feita.
Quem se encontra a viver sozinho e em regime de teletrabalho, pode ser mais dado à preguiça. Ninguém notará se deixar a cama por fazer. Não é uma prioridade… Mas quem terá razão?
Os que defendem que é um desperdício de tempo e de energia fazer a cama diariamente ou os que defendem que não é por preguiça, apenas “acham importante deixar a cama a arejar durante o dia”… Na verdade, os especialistas defendem que ambas as opções são válidas, existindo vantagens e desvantagens nas duas posições.
Vantagens de deixar a cama por fazer durante o dia
Além do esforço, da energia e do tempo, há outros benefícios com esta opção. Segundo um estudo da Universidade de Kingston, é mais vantajoso deixar a cama por fazer durante o dia.
Os investigadores defendem que essa opção permite reduzir o número de ácaros a habitar a cama. No estudo, é revelado que na nossa cama há cerca de 1,5 milhões de micro-organismos a alimentarem-se de pedaços de pele humana. Eles produzem alérgenos que são inalados durante o sono com facilidade. Estas substâncias podem originar reações alérgicas.
Stephen Pretlove é o coordenador do estudo que fez com que muitas pessoas mudassem de posição, deixando de fazer a cama de manhã. Segundo o investigador, se a cama ficar desfeita durante o dia, é mais difícil para os ácaros se multiplicarem. Muitos acabam por morrer, porque estes micro-organismos somente sobrevivem devido à água que vão absorvendo das glândulas do nosso corpo.
Quando se deixa a cama desfeita durante o dia, promove-se uma redução substancial da percentagem de humidade dos lençóis.
Vantagens de fazer a cama diariamente
Também há benefícios em fazer a cama diariamente. O problema dos ácaros pode ser resolvido de outras formas. Umas boas sacudidelas ajudam. Outra opção é recorrer a um desumidificador. Se se fizer uma troca regular dos lençóis, mantas, cobertores, edredões e almofadas, esse problema fica resolvido.
1 – Criação de melhores hábitos
Começar o dia com algumas tarefas que demonstram o caráter é positivo. Permite ter o quarto mais arrumado e organizado. O simples gesto de fazer a cama inicia um efeito dominó de produtividade que só terminará após se deitar na cama, à noitinha.
Charles Duhigg, autor do livro best-seller “O Poder do Hábito”, defende que se se fizer a cama diariamente, a sua produtividade aumenta significativamente! Além disso, se surgir o imprevisto de receber alguém, tem o quarto em condições…
2 – Por um sono melhor
Segundo uma investigação da National Sleep Foundation, quem faz a cama diariamente tem 19% de mais probabilidade de ter uma boa noite de sono. Esta instituição americana especializada no sono defende assim uma clara diferença para as pessoas que não fazem a cama diariamente.
3 – Excelente forma de começar bem o dia
Segundo as orientações do feng shui, o facto de se deixar a cama feita diariamente revela-se um importante impulsionador para começar bem o dia, gerando uma sensação de realização. Se a primeira tarefa foi bem-sucedida, outras se seguirão!
4 – Uma razão suplementar para manter o resto do quarto arrumado
Como acontece em muitas outras coisas na vida, uma coisa puxa a outra. Se fizer a cama diariamente, ficará com esse hábito. Por isso, gostará a sensação de ver tudo arrumado no quarto, surgindo a motivação de manter tudo o resto arrumado. Após ter o hábito, fica mais fácil manter a arrumação.
5 – Ajuda a mudar de vida
Quem diria que esta tarefa matinal de fazer a cama diariamente pode ajudar a fazer uma mudança de vida! Há gurus do desenvolvimento pessoal que defendem que começar o dia a fazer a cama servirá como motor de arranque para o que se seguirá. Este pequeno gesto aumenta a vontade de fazer bem as coisas!
Aprenda outras dicas para a sua casa:
- Aprenda a lavar almofadas à mão ou na máquina eficazmente
- 12 usos do bicarbonato de sódio surpreendentes
- Quer uma boa noite de sono? Tire já 8 coisas do seu quarto!
6 – Ajuda a limpar os pensamentos
Esta tarefa ajuda a organizar a mente. Um pequeno gesto permite tornar os pensamentos mais claros e objetivos. Além disso, este hábito é benéfico fisicamente. Quando se deixa a cama por fazer, ela fica mais vulnerável ao pó, bichinhos e pelos de animais que podem ficar por lá.
7 – Redução do stress e melhoria no humor
Esta opção faz maravilhas ao humor e reduz ainda os níveis de stress. Após se chegar a casa no fim de um dia cansativo, é bastante frustrante entrar no quarto e ver um espaço desarrumado.
Os níveis de stress aumentam quando se depara com a cama por fazer, com a desordem. Contudo, entrar num quarto com a cama feita e arranjada é encontrar um refúgio. Uma pessoa fica mais relaxada e tranquila.
Há outra vantagem, este hábito ajuda-nos a ser mais felizes. Dormir bem, ter um sono revigorante, tarefas matinais (incluindo fazer a cama), deslocações, trabalho e comer, deitar. Por isso, não faltam motivos para fazer a cama diariamente!