Desvende os segredos para criar saladas verdadeiramente fit! Evite 8 alimentos nas saladas, eles podem comprometer os seus valores nutricionais. As saladas são encaradas como refeições saudáveis. No entanto, elas só o são se forem realizadas boas opções. Se houve um mau critério no selecionar de alimentos, elas até podem ser mais calóricas do que uma pizza mais saudável.
Há ingredientes que não pode colocar numa salada, porque irá fazer com que a refeição deixe de ser benéfica. Uma salada deve ser uma refeição equilibrada. Uma má opção consiste em colocar tudo o que são sobras na salada. Assim, consegue-se limpar o frigorífico.
Contudo, nas sobras, pode ter ingredientes que não ficam bem numa refeição deste género. Os alimentos bastante calóricos, muito doces ou saudáveis não permitem apresentar uma salada saudável…
Evite 8 alimentos nas saladas!
1 – Massas
Substitua as massas por legumes ou quinoa e reduza a ingestão de hidratos de carbono, sem comprometer os níveis de fibra e proteína necessários ao bom funcionamento do seu organismo.
2 – Produtos de charcutaria
Os produtos de charcutaria possuem muito sal e contêm gorduras, nomeadamente o bacon, o chouriço ou as salsichas. Estes produtos não são bons para os números do colesterol. Estes alimentos fomentam problemas de hipertensão e alguns tipos de cancro. Se pretende mesmo incluir uma fonte proteica na salada, deve privilegiar uma carne branca, especialmente frango ou peru grelhados. Junte ainda ovos cozidos.
3 – Fritos
Naturalmente, qualquer alimento frito deve ser evitado, seja numa salada ou fora dela. Se colocar camarões salteados numa salada, está a incluir um ingrediente frito que concede à refeição mais gordura.
Deve optar sempre por integrar alimentos crus numa salada. No máximo, adicione alimentos grelhados, cozidos ou até assados.
4 – Frutas desidratadas
Apesar deste alimento ser frequentemente aconselhado, a verdade é que nem todas as opções são saudáveis. Nem todas as frutas desidratadas que se encontram no mercado são secas naturalmente. Desta forma, elas podem apresentar açúcares, corantes e conservantes. É preferível optar por privilegiar o uso de frutas frescas.
5 – Frutas cristalizadas
Este alimento deve ficar de fora das saladas por razões óbvias. As frutas cristalizadas são demasiado ricas em açúcar. Este elemento contribui para várias doenças, nomeadamente cardiovasculares, além de diabetes ou obesidade. A doçura deste alimento irá acrescentar calorias à sua salada.
6 – Queijos gordos
Este elemento também pode e deve fazer parte duma salada. Contudo, se o adicionar, deve colocá-lo apenas em quantidades equilibradas. Os queijos devem ser adicionados, se forem opções magras, nomeadamente o feta, o mozarela magro e o fresco.
7 – Molhos de compra
Pode usar um molho para temperar a sua salada. Contudo, evite usar molhos comercializados, nomeadamente molho caesar, maionese, ketchup, mostarda ou holandês. Se quiser enriquecer a salada com um molho, prepare um vinagrete caseiro (feito com azeite virgem-extra, vinagre/vinagre balsâmico, ervas aromáticas).
8 – Croutons
Os croutons concedem uma textura crocante que torna as saladas numa refeição mais agradável. A maioria das pessoas adora sentir esse elemento crocante na salada. Basta um um mero punhado de croutons para gerar esse efeito.
No entanto, mesmo esta quantidade reduzida de croutons pode conter mais de 100 calorias. Como alternativa, pode usar um punhado de sementes de girassol. Por exemplo, assim, irá reduzir o nível calórico da sua salada, significativamente.
6 sugestões para preparar uma salada de qualidade
- Privilegie os vegetais acima de tudo!
- Selecione bem os legumes e pense nas melhores combinações.
- Evite adicionar hidratos de carbono.
- Não exagere no uso de frutos secos.
- Opte sempre por molhos caseiros. Idealmente, com pouca gordura.
- Não abuse na porção em que a salada é servida.
Aprenda mais sobre os alimentos que consome:
- 10 alimentos para melhorar a memória
- Evite comprar sete alimentos já preparados no supermercado
- Posso comer alimentos fora do prazo de validade?
Perguntas frequentes
O que é vinagrete?
O vinagrete é uma receita brasileira preparada com diversos ingredientes que se costuma ter por casa, nomeadamente tomates, cebola, azeite, vinagre, salsa ou coentros, sal e pimenta-preta, pimento, entre outros.
A receita é extremamente simples de fazer. No entanto, a qualidade e a proporção dos ingredientes são elementos que evidenciam ou prejudicam a qualidade deste molho.
O que é molho caesar?
Este é um molho cremoso preparado com anchovas, mostarda, queijo parmesão, alho, limão, azeite/óleo vegetal. Tradicionalmente, o molho caesar é preparado com gemas de ovos cruas.
No entanto, há receitas que solicitam a integração da maionese industrializada. Este molho é usado na preparação da famosa salada Caesar (Caesar Salad). Esta é uma salada saborosa criada nos Estados Unidos da América. Entre os ingredientes presentes nesta salada estão lascas de parmesão, alface-romana, croutons e com o molho Caesar.
O que é molho de mostarda e mel?
A origem deste molho é incerta. O molho de mostarda e mel é bastante usado para temperar saladas. No entanto, também é frequentemente utilizado para temperar frango (grelhado e empanado). Existem algumas variações deste molho.
No entanto, todos vivem da ligação entre os dois ingredientes-chave: a mostarda que apresenta um sabor forte e o mel que apresenta uma doçura que permite enriquecer o molho.
No entanto, podem ser adicionados muitos mais ingredientes, elementos que permitem dar mais sabor ou textura., nomeadamente maionese que concede maior cremosidade, limão e vinagre para dar uma agradável acidez ao molho que permite contrabalançar a doçura do mel, entre outros.