Há muitas palavras que merecem ser conhecidas. Faça o esforço e aprenda, pelo menos, uma por dia! «Estrénuo» 10 palavras pouco conhecidas da língua portuguesa.
As palavras são um bem que temos. Permitem-nos comunicar. Quantas mais palavras conhecemos, mais preparados estamos para fazer passar a mensagem que pretendemos.
Na língua portuguesa, há mais de 306.949 palavras (número de palavras presente na 10ª edição do Dicionário de Moraes, de 1948). Por isso, há muitas palavras que podemos aprender.
As palavras são como ferramentas. Se forem bem aplicadas, podem tornar-se essenciais para determinado fim. Se forem mal aplicadas, a sua utilidade é questionável. Devemos, por isso, fazer um esforço para aprender bem os significados de diversas palavras, de forma a conseguirmos fazer uma aplicação adequada das mesmas, evitando problemas de comunicação. Aprenda 10 palavras da língua portuguesa com os artigos NCultura.
Leia também: Língua Portuguesa: quantas línguas há no mundo?
«Estrénuo» 10 palavras pouco conhecidas da língua portuguesa
Apetitoso
Termo que vem de apetite+-oso. Apetitoso é adjetivo que significa que provoca o apetite, que se faz desejar, que é gostoso. Apetitoso é algo tentador; provocante.
Léxico
Termo que vem do grego lexikón, «relativo às palavras». Léxico é nome masculino
que, na linguística, significa conjunto ilimitado e aberto de todas as palavras e elementos morfológicos com possíveis significados numa língua.
Léxico significa dicionário de antigas línguas clássicas. Léxico significa também dicionário abreviado. Léxico significa ainda conjunto de palavras empregues por um autor ou por um grupo de pessoas; vocabulário. Léxico é glossário de termos técnicos de uma área especializada.
Crepúsculo
Termo que vem do latim crepuscŭlu-, «obscuridade; crepúsculo». Crepúsculo é nome masculino que significa claridade frouxa que persiste algum tempo depois do sol-posto; lusco-fusco.
Crepúsculo significa claridade idêntica que precede o raiar do dia. Crepúsculo significa, no sentido figurado, declinação; decadência. Crepúsculo, no sentido figurado, também significa ocaso. Quando se diz no “crepúsculo da vida”, significa velhice.
Cútis
Termo que vem do latim cutis, «pele». Cútis é nome feminino de 2 números que significa camada externa da pele do corpo humano, cute; epiderme.
Estrénuo
Termo que vem do latim strenŭu-, «diligente; corajoso». Estrénuo é adjetivo que significa valente. Estrénuo significa ainda esforçado; ferrenho.
Azáfama
Termo que vem do árabe az-zah(a)mâ, «pressa; barafunda». Azáfama é nome feminino que significa grande afã. Azáfama significa execução de um trabalho com atrapalhação, devido à urgência. Azáfama significa também pressa e balbúrdia.
Abjeto
Termo que vem do latim abjectu-, com o mesmo significado. Abjeto é adjetivo que significa contexto em que há abjeção. Abjeto significa também baixo; vil; desprezível; infame.
Benévolo
Termo que vem do latim benevŏlu- «benévolo; devotado». Benévolo é adjetivo que significa que deseja o bem dos outros; bondoso. Benévolo significa também bem-disposto. Benévolo significa ainda benigno, benéfico.
Leia também: Os 12 erros mais irritantes da língua portuguesa
Saltério
Termo que vem do grego psaltérion, com o mesmo significado, pelo latim psalterĭu-, no mesmo sentido.
Saltério é nome masculino que, na música, significa instrumento musical antigo, composto geralmente por uma caixa prismática aberta na parte superior, na qual se estendem fileiras de cordas metálicas retesadas, dedilháveis, percutíveis ou tocadas com plectro. Ainda na música, saltério significa instrumento musical de cordas, de formato triangular, geralmente tocado com plectro.
Já na religião, saltério significa conjunto dos 150 salmos do Velho Testamento. Ainda na religião, saltério tem também o significado de livro litúrgico que contém esse conjunto de salmos.
Na veterinária, saltério significa terceira parte do estômago dos ruminantes, que apresenta internamente numerosas pregas; folhoso.
Na anatomia, o termo saltério significa conjunto de fibras transversais do trígono cerebral; lira.
Atrofia
Termo que vem do grego atrophía, «falta de alimento», pelo latim atrophĭa-, com o mesmo significado. Atrofia é nome feminino (patologia) que significa diminuição do peso ou do volume de tecido, órgão ou célula.
No sentido figurado, atrofia é falta de desenvolvimento; enfraquecimento. Significa ainda em sentido figurado, definhamento; decadência.