Estender a roupa pode ser mais complexo do que parece à primeira vista. Economize tempo e preserve as suas roupas seguindo estes 11 truques fáceis. Os especialistas nas lides domésticas obtiveram um conhecimento aprofundado das diferentes tarefas que realizam regularmente. Uma das tarefas mais comuns está em estender a roupa. Apesar de muitos acharem que não tem nada que saber, basta pregar umas molas. Há truques que contribuem para uma secagem eficaz da roupa.
Reunimos um conjunto de dicas essenciais sobre pendurar roupa que permitem maximizar o espaço, asseguram maior eficiência na secagem, preservam as suas roupas ao máximo, além de poupar tempo com outras tarefas que são evitadas. Portanto, colocar a roupa a secar tem muito que se lhe diga!…
Estender a roupa: truques para secar a roupa rápida e eficientemente
1 – Condições ideais do estendal
Antes de começar a pendurar a roupa, é fundamental que primeiro verifique as condições de higiene e limpeza do estendal que tem por casa. Se o estendal não estiver bem limpo, poderá sujar as roupas que acabaram de ser lavadas. Ora, tal obriga a uma nova lavagem.
Por isso, tenha o cuidado de verificar se o estendal se apresenta sem poeiras e sujidades. Faça uma limpeza regular do mesmo, com um pano macio e água morna. Limpe cada um dos arames do estendal. Essa etapa permite evitar o aparecimento de ferrugem, que também pode danificar a roupa.
2 – Evite o tempo a mais no estendal!
Um erro comum é estender a roupa estendida e deixá-la esquecida. Quando fica durante muito tempo, o calor pode causar estragos. Quando é roupa fica mais tempo do que o necessário exposta diretamente ao sol, os tecidos podem endurecer com a temperatura e danificar a roupa estendida. Ter tempo a menos é outro erro comum. Nunca se deve retirar as peças ainda molhadas do estendal. Há quem as tente secar com o ferro. Desta forma, as roupas podem apresentar um cheiro desagradável.
3 – A roupa deve ser estendida logo após a lavagem
Deve estender a roupa logo após a lavagem. Esta é uma das regras de ouro para quem quer a roupa impecável. Após a máquina terminar o ciclo de lavagem, retire as peças do tambor e estenda-as de imediato. Desta forma, poderá poupar muito tempo no momento de usar o ferro de engomar.
4 – Menos é mais
Como acontece na arte e em muita coisa na vida, menos é mais. Se sobrelotar a máquina de lavar com roupa, não irá conseguir assegurar um bom resultado. Se tentar lavar todas as peças de uma só vez, a lavagem não será eficiente. A roupa vai sair muito mais amassada.
Além disso, provavelmente não terá capacidade para lidar com tanta carga no momento de colocar tudo no estendal.
5 – Ter atenção às toalhas
As toalhas de banho não devem ser estendidas pelas pontas e também dispensam as molas. O procedimento correto é simples: estenda as toalhas pelo meio. Idealmente, deve fazê-lo do avesso, para impedir que as toalhas desbotem com o sol.
6 – Produtos indicados
No momento de colocar a roupa na máquina, deve garantir que usa os produtos adequados. Pode usar um bom amaciador nas lavagens, mas tenha em consideração a informação apresentada nas etiquetas das diferentes peças e cumpra as indicações.
O uso de amaciador faz com que as peças fiquem menos amarrotadas. Além disso, deixa as roupas mais perfumadas.
7 – O momento de sacudir as peças
É uma etapa importante sacudir bem todas as peças, antes de estender a roupa. Não se trata de uma mania. Fazê-lo é uma prática muito útil. Se criar este hábito, irá conseguir amaciar e alisar todas as peças de roupa. Esse gesto permite separar as partes da roupa que se apresentem coladas entre si.
8 – Não partilhe molas
É um erro comum partilhar molas para diferentes peças de roupa. Contudo, nunca coloque uma mola para duas peças de roupa! Faça o investimento em molas. São uma coisa barata que se parte com facilidade. Por isso, dá sempre jeito ter em quantidade.
Tenha em conta que é bastante importante que o ar passe entre as peças de roupa para que elas sequem bem e fiquem cheirosas. Se partilhar molas, as peças ficam em cima umas das outras. Além de que a pressão na roupa é mais forte, podendo danificar as peças de roupa.
9 – Como pendurar a roupa?
Algumas peças devem ser penduradas pela cintura, nomeadamente calças, bermudas, calções e saias. Trata-se da parte mais grossa. Ao pendurar desta forma, não ficará marca nas peças de roupa. Tenha em conta que o fecho dessas peças deve ficar sempre aberto, para facilitar uma maior circulação de ar.
Peças como blusas e malhas devem ser penduradas pelo meio, também sem mola, para não ficarem com marcas difíceis de retirar, mesmo quando se passa nelas o ferro de engomar.
Outro erro comum é colocar estas peças de “cabeça para baixo”. No entanto, penduradas dessa forma, as peças podem ficar deformadas.
As camisas devem ser penduradas nas cruzetas, diretamente. É depois com elas que as vai arrumar. Esta opção permite poupar espaço. Além disso, as camisas ficam menos amarrotadas nas cruzetas.
Finalmente, as meias. Elas nunca devem ser penduradas pelo elástico, nem pela ponta, pois ficam deformadas. Por isso, elas devem ser estendidas pelo meio.
Veja como cuidar da sua roupa:
- Como eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa com bicarbonato de sódio
- Acabe com as pragas! Aprenda a eliminar traças definitivamente
- Os 10 erros mais comuns a passar roupa a ferro
10 – Aproveite as cruzetas ou cabides
No momento de estender a roupa, deve aproveitar as cruzetas, ou cabides, onde costuma guardar a roupa no armário. O procedimento é simples: estenda as camisas e blusas nestes suportes, diretamente. Desta forma, as roupas podem até nem precisar de ir ao ferro de engomar. Podem ir diretas para o armário, bem cheirosas e lisas.
11 – Tire partido da ventilação natural
Muitas pessoas têm casas com um espaço exterior. Ter um terraço ou varanda é bastante útil. Por isso, aproveitam-no bem. Tratam-se de locais onde se pode estender a roupa ao ar livre.
Contudo, se não tiver esse espaço, deve tentar colocar o estendal junto de uma janela ou de uma porta. Em seguida, coloque as peças grossas em zonas mais próximas dessa fonte de ventilação. Trata-se de uma opção que permite acelerar o processo de secagem.
As peças que secam com maior facilidade podem ser colocadas na ponta oposta, pois acabam por secar sem prejudicar a secagem das restantes peças de roupa.