Início Histórias Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

São moedas aparentemente comuns mas que valem mais do que aparentam. Conheça 10 moedas de 50 cêntimos que valem mais do que pensa.

moedas de 50 cêntimos
Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

É incrível como um objeto que, aparentemente, apresenta um dado valor, afinal vale, na verdade, mais. É como se a moeda nos quisesse enganar e esconder o seu real valor. As moedas são um objeto que, normalmente, só valem o valor que apresentam. Mesmo não sendo um apaixonado por numismática ou colecionismo, fique a saber que há moedas de 50 cêntimos que valem bem mais do que pensa!

Muitas pessoas já tiveram estas moedas nas suas carteiras e prescindiram delas como se fossem moedas comuns de 50 cêntimos. Porém, estas moedas aparentam ser comuns, mas na verdade não são. Valem mais! Fique a conhecê-las e parta já o seu mealheiro, para ver se tem algumas aí por casa.

Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa

moedas de 50 cêntimos
Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

Colecionismo

Há pessoas que gostam de colecionar. Muitos, em miúdos, colecionavam meros cromos que colavam orgulhosamente na sua caderneta. Contudo, o colecionismo é uma brincadeira séria para muitos adultos. Existem colecionadores que reúnem artigos de diferentes categorias.


Leia também: Moedas de 1 cêntimo valiosas e raras a valer 2500€


Há coleções para todos os gostos: selos, pacotes de açúcar e, entre muitos outros produtos, moedas. O colecionismo de moedas pode tornar-se naquele tipo de hobby apaixonante e que ainda pode ser bastante lucrativo. O que para uns é um passatempo enfadonho, para outros pode ser uma forma rentável de passar o seu tempo livre.

Colecionismo de moedas

As moedas são um produto interessante que atrai muitos colecionadores. São um documento histórico por si só, pois além do valor que apresentam, normalmente também têm uma imagem que pode fazer uma homenagem a uma determinada pessoa ou a um evento histórico relevante.

moedas de 50 cêntimos
Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

Sorte

A sorte, o trabalho e o estudo são características importantes para se ser bem sucedido. É possível ter a enorme sorte de ter uma moeda valiosa na carteira e não ter o conhecimento necessário para saber o valor dela. Outras vezes, tem-se o conhecimento necessário, mas essas moedas valiosas não surgem.


Leia também: Cêntimos ou euros, saiba como e onde vender as suas moedas


É preciso trabalho e muito estudo para estar informado e não ir em logros da internet. Depois, aproveita-se a sorte ou constrói-se a sorte, trabalhando para ir ao encontro dessas moedas.

Moedas de euro

As moedas de euro que são mais estimadas pelos colecionadores são as de 2 euros. A razão é simples: são elas que estão mais associadas a momentos especiais. Grande parte dos países que têm o euro como moeda oficial, quando emitem moedas comemorativas, fazem-no no formato de moedas de 2 euros. Assim, elas são mais raras e, logo, são também as mais valiosas do mercado.

Por isso, as moedas de 50 cêntimos não são nem das mais lucrativas, nem das mais procuradas pelos colecionadores de moedas.

moedas de 50 cêntimos
Moedas de 50 cêntimos

Casos excecionais

Existem, no entanto, alguns casos que fogem a esta regra. A Alemanha, por exemplo, é um país que já emitiu moedas comemorativas de 10 euros. Essas moedas possuem, nos dias de hoje, um valor muito superior aos 10 euros que apresentam numa das suas faces.


Leia também: As 40 moedas mais valiosas e raras da República Portuguesa (e podem estar no seu cofre)


Valorização das moedas

Como é que o valor de uma moeda é determinado? Há muitas variáveis que interferem no processo de valorização de uma moeda. A sua raridade, se está ligada a um determinado evento especial, o número dessas moedas que foram emitidas, se as moedas possuem algum tipo de erro de cunhagem, o seu estado de conservação, entre outras.

moedas de 50 cêntimos
Estas moedas de 50 cêntimos valem mais do que pensa!

Moedas de 50 cêntimos

As moedas de 50 cêntimos não são as mais valiosas, mas isso não quer dizer que não haja moedas destas mais valiosas do que aparentam. A particularidade de existirem moedas de 50 cêntimos bem mais valiosas do que aparentam tem a ver com elas terem sido ou não emitidas no Mónaco.

Ora, o Mónaco é um país que não faz parte da União Europeia. Contudo, o euro também é utilizado nele. O principado cunhou algumas moedas de 50 cêntimos em quantidades muito limitadas, o que implica logo uma valorização dessas moedas pela sua raridade.

Estado de conservação

Atenção que estas moedas têm de estar impecavelmente conservadas para atingirem a valorização que iremos apresentar. As moedas que tenham circulado durante vários anos e apresentem um desgaste natural do seu uso não apresentam a mesma valorização. Tenha isso sempre em consideração. As moedas que mencionaremos em seguida só têm essa valorização quando estão em bom estado de conservação.


Leia também: 10 moedas de 2€ valiosas e raras e uma pode estar no seu bolso


Moedas mais valiosas de 50 cêntimos

50 Cêntimos,de Itália, em 2013. Valorização aproximada: 7.50 euros.

50 Cêntimos,de Irlanda, em 2008. Valorização aproximada: 7.50 euros.

50 Cêntimos,de Bélgica, em 2003. Valorização aproximada: 8 euros.

50 Cêntimos,de Itália, em 2004. Valorização aproximada: 8.50 euros.

50 Cêntimos,de Itália, em 2007. Valorização aproximada: 10 euros.

50 Cêntimos,de Itália, em 2011. Valorização aproximada: 10.50 euros.

50 Cêntimos,de Finlândia, em 2002. Valorização aproximada: 11 euros.

50 Cêntimos,de Irlanda, em 2007. Valorização aproximada: 11.50 euros.

50 Cêntimos,de Espanha, em 2002. Valorização aproximada: 14.90 euros.

50 Cêntimos,de Mónaco, em 2004. Valorização aproximada: 85 euros.

Confira se tem no porta-moedas alguma destas raridades. Será uma grande sorte encontrar estas moedas de 50 cêntimos, pois são bem mais valiosas do que aparentam. Pode até partir o mealheiro lá de casa, pois pode compensar. Algumas destas moedas até circulam com facilidade e estão à disposição dos mais atentos.

Depois, só tem de procurar um colecionador de moedas, pois ele certamente pretenderá assegurar para a sua coleção essas preciosidades de 50 cêntimos.

17 COMENTÁRIOS

  1. NAO ACREDITO NISSO NAO EU TENHO MOEDAS GUARDADAS AQUI QUE EU ENCONTREI COM DATA DE 1830-1827 ATE 1925/30/45/56 ATE E MAIS ACHEI UMA PEDRA COM FORMATO DE UM DENTE DE 2 CORES QUE E LINDA OQUE VALE E VOCE TER MUITAS RELÍQUIAS DOS ANOS ATRAS COMO AS MOEDAS DE PEDRO ÁLVARES CABRAL AS DO BRASÃO BRASILEIRO E DDA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DE 1926 AI RELÍQUIAS DE OURO E PRATA LEGITIMAS

  2. Tenho moedas antigas e comemorativas de Euros e Escudos. Gostaria de vendelas mais não tenho indicação de onde . Alguém poderia me passar informação?? Agradecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.