Os 6 grandes erros que os portugueses cometem na cozinha, revelam Chefs. Portugal é conhecido, entre outras coisas, pela sua gastronomia saborosa e variada. A generalidade dos portugueses adora estar à mesa e comer, mas também é porque aprecia e sabe como preparar um bom petisco.
São muitos os chefs amadores que, nas cozinhas de suas casas, preparam verdadeiras delícias, algumas ao nível de um chef com estrela Michelin.
Porém, isso não significa que não haja falhas ou erros que a maioria dos cozinheiros amadores cometa. Fique a conhecer os mais frequentes, de acordo com a opinião de chefs conceituados.

Os 6 grandes erros que os portugueses cometem na cozinha, revelam Chefs
Cozinhar demasiado a carne
Cozinhar a carne em demasia vai resultar numa proteína seca e desinteressante. De acordo com os especialistas, as carnes devem ser retiradas do lume ou do forno, mesmo antes de estarem prontas. Assim, elas descansam e os sucos humedecem-na.
Leia também: 8 erros comuns ao cozinhar peixe: truques e dicas
Não deixar a comida descansar
Retirar a comida do fogão para a mesa não é um bom princípio. É importante deixar a comida descansar para que os seus sucos se concentrem e a humedeçam.

Excesso de proteína
A gastronomia portuguesa é muito rica e conta uma história, a qual se deve adaptar às necessidades energéticas atuais.
Comer demasiada proteína já não faz sentido, assim como exagerar na quantidade de gorduras saturadas. Além disso, ainda se usam poucos legumes e vegetais.
Congelar produtos frescos
Comprar peixe, carne ou legumes frescos e, depois, congelá-los estraga o produto e compromete as suas propriedades e sucos naturais. Os congeladores domésticos servem, apenas, para conservar produtos que já compramos congelados.
Assim, o ideal é ir comprando os produtos frescos diariamente e usufruir no momento das suas qualidades e sabor.

Não respeitar as diferentes texturas dos legumes e peixes
Mais uma vez, cozinhar demasiado os alimentos pode comprometer a sua qualidade final. Ao cozinhar em demasia o peixe, os legumes ou a massa, por exemplo, estamos a perder nutrientes e vitaminas, além do próprio sabor e texturas.
Cozinhar demais pode fazer com que até nem se goste de certos produtos, não pelas suas características, mas pela forma como o confecionamos. O ideal é manter uma textura macia e suave, sem que fique empapado na boca.
No caso dos legumes, há alguns que nem precisam de cozedura e basta serem salteados, como é o caso do alho francês. Outros legumes como as couves e os grelos também não devem ser demasiadamente cozidos, mantendo-se tenro ao corte.

Não aproveitar os produtos locais e sazonais
Preferir os produtos locais e sazonais é uma forma de garantir mais sabor e mais saúde à mesa. Esta é uma maneira de respeitar a Natureza, ajudar os fornecedores locais e colocar no prato produtos de qualidade, sem químicos, com mais sabor e nutrientes.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta é até uma escolha mais económica, por isso não há mesmo razão para não adotar esta prática. Compre sazonal e nacional!
Leia também: Super truques e dicas de culinária para poupar dinheiro

Agora que já tomou nota dos erros mais comuns que os portugueses cometem na cozinha, está na hora de fazer um exame de consciência e verificar com aquilo que se identifica. Evitar a perpetuação destes erros é garantir pratos com mais sabor e mais saudáveis para si e para a sua família.
Portanto, a partir de agora, no momento de ir para a cozinha leve consigo as reflexões destes chefs de cozinha conceituados e garanta que não comete nenhum destes erros. Irá, certamente, notar a diferença nas suas refeições e seguramente que a sua família e amigos também vão reparar…