Paisagens de tirar o fôlego! Montanhas imponentes, cascatas e lagoas cristalinas… Venha descobrir a vila que terá sido fundada no séc. I no Norte de Portugal.
No nosso país há diversas vilas e aldeias que se revelam perfeitas para passar uns dias num contexto tranquilo. A experiência de passar uns dias em perfeita comunhão com a Natureza revela-se memorável, nomeadamente as que se podem encontrar num espaço privilegiado como o deslumbrante Parque Nacional Peneda-Gerês.
Um dos destinos que se situam neste paraíso natural é a Vila de Soajo. Descubra os diversos encantos de um destino rural encantador e imperdível.
Soajo: A encantadora vila fundada no séc. I no Norte de Portugal
Localização
Esta vila integra o concelho de Arcos de Valdevez. Soajo encontra-se presente numa das vertentes da serra do Soajo. Além da vila, a freguesia de Soajo engloba mais cinco lugares, Bairros, Souto e Teso (lugares que estão muito próximos da Vila) e Vilar de Suente e Vilarinho das Quartas (que se encontram mais afastados da vila).
História
– A antiguidade do território, que atualmente reconhecemos como Soajo, é confirmada pelos achados de mamoas e antas (nomeadamente pelo Santuário Rupestre do Gião), comprovando uma presença humana anterior.
– Segundo os historiadores, Soajo terá sido fundada por volta do século I.
– A vila recebeu vários forais ao longo do tempo.
– A última carta de foral terá sido recebida no século XVI, no ano de 1514, mais precisamente.
– Entre 1514 e meados do século XIX, a vila de Soajo foi sede de concelho.
– No ano de 2009, Soajo foi elevada à categoria de vila, novamente.
– Esta vila é reconhecida pela vida em comunidade. Este espírito de partilha é uma das caraterísticas que marcou a história de Soajo.
– Até ao início do século XIX, havia em Soajo um juiz específico da vila que assumia o “poder”, após ser eleito pelo povo.
Principais atrações
O centro histórico da Vila
Esta vila apresenta os encantos das aldeias mais típicas e pitorescas da região. O centro histórico deste destino é memorável. Soajo é um espaço de visita obrigatória e o seu centro histórico é imperdível.
Neste local, poderá visitar o Largo do Eiró, um lugar de referência. A experiência de passear pelos arruamentos locais, com pavimento de lajes de granito, revela-se bastante agradável.
A Igreja Matriz
A calçada medieval é encantadora. Ela indica-nos o caminho até à frente da Igreja Matriz de São Martinho de Soajo. Este edifício apresenta um escadório exterior em cantaria e revela uma torre sineira adossada. Este templo é uma das grandes atrações locais.
No dia 11 de novembro, é realizada a devoção ao padroeiro da terra, São Martinho. Neste evento, surge uma celebração, além da religiosa, pois são realizadas rusgas como parte da festa.
Os espigueiros
O grandioso núcleo de espigueiros tornou Soajo num destino bastante popular. O notável conjunto de 24 espigueiros é visto como o ex-líbris da povoação. Os espigueiros do Soajo são feitos totalmente em granito e assentes num enorme afloramento rochoso.
Eles encontram-se sobre uma enorme laje granítica, o Eido do Penedo. O conjunto de espigueiros é uma das atrações mais fascinantes do Parque Nacional de Peneda-Gerês. Eles encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público.
O pelourinho
Esta construção é do século XVI. Este pelourinho é único no seu género. Este elemento arquitetónico é muito estimado pelos habitantes da vila, além de ser um dos exemplares do seu tipo mais enigmáticos. O pelourinho é Monumento Nacional desde 1910.
Poço Negro
Esta atração está situada a pouco menos de 1 km de distância dos espigueiros. É possível observar uma placa na estrada que tem a indicação do Poço Negro, embora se apresente quase de forma impercetível.
Após deixar o carro numa zona onde se encontram outros veículos estacionados, é necessário realizar o percurso a pé. A descida é íngreme e é feita por via de uma escadaria segura.
O poço Negro encontra-se lá no fundo, junto ao rio. O povo deu-lhe o nome de Poço Negro devido à profundidade e por esta atração se situar num lugar escondido (até do sol).
Apesar de existir no local pouco espaço para estender a toalha, ele proporciona uma experiência memorável. O poço Negro é um lugar paradisíaco que nos convida a banhos e a mergulhos.
O Cão Sabujo da Serra de Soajo
Esta é uma raça autóctone que se encontra fortemente documentada desde a Idade Média. O Cão Sabujo da Serra de Soajo é, desde então, um companheiro inseparável dos Monteiros, nas atividades cinegéticas e de controlo do território.
Curiosamente, no Foral de Soajo de 1514, surge uma importante nota documental ao cão. Neste documento outorgado pelo rei D. Manuel I, surge uma referência aos soajeiros “são obrigados de nos darem em cada um ano, nos tempos que lhos mandarmos requerer ou eles os quiserem mandar, cinco sabujos feitos de monte”.
O Cão Sabujo da Serra de Soajo é um animal de temperamento territorial, afável e com grande cariz protetor. Este cão demonstrou-se fortemente adaptado às agruras da montanha e do clima. O Cão Sabujo da Serra de Soajo cedo assumiu um papel fundamental no quotidiano de Soajo, continuando muito popular e acarinhado pelas gentes locais.
Oficina da Moura
Este é um dos espaços que surgiu por causa do turismo. A Oficina da Moura é um dos negócios criados para aproveitar o fluxo de visitantes. Este é ainda um lugar que visa preservar as tradições locais. Nesta oficina, pode admirar várias peças de artesanato, podendo até comprar artefactos de cerâmica.
Trilhos (Cycling & Walking)
Caminhos do Pão e Caminhos da Fé Percurso Curto
- Tipo de Percurso: Pequena Rota / Circular
- Distância: 4.9 Km
- Duração: 1h45min
- Dificuldade: 2 – Fácil
Caminhos do Pão e Caminhos da Fé Percurso Longo
- Tipo de Percurso: Pequena Rota / Circular
- Distância: .5,3 Km
- Duração: 2h
- Dificuldade: 2 – Fácil
Romeiros da Peneda – Rota de Soajo
- Tipo de Percurso: Pequena Rota / Linear
- Distância: 15.1 Km
- Duração: 5h15min
- Dificuldade: 3 – Moderado
Trilho do Ramil
- Tipo de Percurso: Pequena Rota / Circular
- Distância: 4.4 Km
- Duração: 1h45min
- Dificuldade: 2 – Fácil
Trilho do Contrabando
- Tipo de Percurso: Pequena Rota / Linear
- Distância: 10,7 Km
- Duração: 3h50 Min
- Dificuldade: 3 – Moderado
Travessia das Serrras da Peneda e Soajo
- Tipo de Percurso: Grande Rota / Circular
- Distância: 74.5 Km
- Duração: 24h
- Dificuldade: 5 – Muito Difícil
Peneda-gerês – Etapa 6 (Mezio – Soajo)
- Tipo de Percurso: Linear
- Distância: 6.8km
- Duração: 2h30min
- Dificuldade: 2 – Fácil
Peneda-gerês – Etapa 7 (Soajo – Lindoso)
- Tipo de Percurso: Linear
- Distância: 17.5km
- Duração: 6h
- Dificuldade: 5 – Difícil
Miradouros
Os miradouros de Soajo permitem contemplar uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. Fique a conhecer o esplendor deste destino memorável, visitando estes dois pontos de interesse imperdíveis…
Miradouro do Coto Velho (GPS. 41°52’49.3”N 8°16’39.0”W)
Miradouro de Cunhas (GPS. 41°52’08.2”N 8°14’40.8”W)
Informação útil
Posto de informação e turismo de Soajo
Morada: Largo do Eiró, Soajo, 4970-660 Arcos de Valdevez
Contactos: 258 576 747 / [email protected]
Como ir
É bastante simples chegar a esta bela vila. Eis duas opções para chegar a Soajo:
- A partir do Porto, deve primeiro apanhar a A3 até à cidade dos arcebispos, Braga. Posteriormente, apanhe a Nacional 101 até Ponte da Barca, segue-se a Nacional 203 até Paradamonte. Finalmente, deve seguir a M530 até Soajo.
- Para quem partir de Viana do Castelo, deve primeiro seguir a A27 e, posteriormente, seguir o IC28 até Ponte da Barca. Então, o trajeto é o mesmo.
Quer saber onde comer em Soajo?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Saber ao Borralho
Morada: Av. 25 de Abril, 4970-656 Caminho da Costa Velha
Contactos: +351 258 577 296 | +351 933 204 718 | +351 963 708 986 | [email protected]
Espigueiro do Soajo
Morada: Avenida 25 de Abril 1425, 4970-662 Soajo
Contactos: +351 258 576 136 | +351 967 532 771 / [email protected]
Restaurante Videira
Morada: Morada: Av. 25 de Abril 1734, 4970-633
Contactos: +351 258 576 205 / [email protected]
Taberna Montanha’Arriba
Morada: Caminho da Eira do Rego n.º13, Lugar do Eiró – Soajo, 4970 Arcos de Valdevez
Contactos: 258 578 037 / [email protected]
Padaria do Soajo
Encontra-se no centro da vila, numa rua por detrás da Igreja Matriz. O pão-de-ló de Soajo é bastante saboroso.
Morada: Caminho do Sacramento, 3, Soajo
Quer saber onde pode dormir em Soajo?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa de RioBom
Morada: Caminho de Riobom 6, 4970-665 Soajo
Mais informações, aqui.
Casa de Bairros
Bairros, Soajo Lugar de Bairros, 4970-653 Soajo
Mais informações, aqui.
Casa de Pereiró
Morada: Pereiró – Soajo, 4970-660 Soajo
Mais informações, aqui.
Casa da Oliveira
Morada: Lugar Vale do Ninho, Vale do Ninho, 4970-669 Soajo
Casa de Ribô
Morada. Caminho de Riobom nº18, 4970-665 Soajo
Casa Rautau
Morada: Lugar de Rio Bom, porta 15 (Largo do Eiró), 4970-665 Soajo
Mais informações, aqui.
Casas do Cavaleiro Eira
Morada: Caminho do Sagramento Lage s/n, 4970-655 Soajo
Mais informações, aqui.
Casa Das Videiras
Morada: Rio Bom – Soajo, 4970-660 Soajo
Mais informações, aqui.