Atravessar a Estrada Nacional 16 pode ser algo incrível. O percurso da EN16 que vai de Aveiro a Vilar Formoso revela-se uma experiência inesquecível.
As estradas são elementos que proporcionam experiências incríveis, além de proporcionarem a oportunidade de percorrer uma distância enorme em grandes condições e de forma relativamente rápida, as estradas podem levar-nos a locais fascinantes.
As estradas podem dar acesso a paisagens notáveis, cenários dignos de filme, levar-nos a destinos de sonho para uma escapadinha. Por isso, muitos gostam de realizar as chamadas road trip, viagens na estrada que proporcionam momentos memoráveis. Há em Portugal diversas estradas que podem originar essas memórias que perduram para sempre.
Entre elas está seguramente a EN16. Atravessar a Estrada Nacional 16 pode ser algo incrível. O percurso que vai de Aveiro a Vilar Formoso revela-se uma experiência enriquecedora.
EN16: a melhor estrada nacional para conhecer o Centro de Portugal
A EN16
A Estrada Nacional 16 permite fazer a ligação de Aveiro à fronteira de Vilar Formoso. Fazer uma viagem neste percurso revela-se uma experiência incrível que permite conhecer melhor a Região Centro do país.
O projeto
O projeto de tornar a Estrada Nacional 16 num produto turístico de excelência continua a avançar a passos largos.
Há várias reuniões já realizadas nesse sentido, reuniões que contaram com a presença de entidades como o Turismo do Centro e de Portugal, as comunidades intermunicipais da região, a comissão de desenvolvimento regional do Centro, além de 14 municípios e da AHRESP (que é a associação de hotelaria e restauração de Portugal).
Todas reuniram-se com o propósito de potenciar o turismo ao longo da estrada nacional que liga Vilar Formoso a Aveiro. Desta forma, pretende-se fazer o mesmo que foi feito em relação à Estrada Nacional 2 (EN2).
Entidades envolvidas
Neste projeto da EN16, estão envolvidas as comunidades intermunicipais de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela. Além disso, também estão envolvidos os municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Águeda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Almeida, Mangualde, Sever do Vouga, Viseu, Vouzela, Oliveira de Frade e São Pedro do Sul.
A experiência
A EN16 permite atravessar 14 municípios dos distritos de Guarda, Viseu e Aveiro. Por isso, há muito que se pode ver nesta estrada com uma extensão de 220 quilómetros.
Um roteiro possível da EN 16
Há muito para se ver ao longo desta EN16 que tem mais de 200 km de extensão. No entanto, iremos apresentar um breve roteiro com alguns dos melhores destinos a visitar se quiser realizar esta experiência.
1 – Aveiro
Antes de partir na EN16, pode começar por visitar Aveiro.
Uma das imagens de marca de Aveiro (conhecida como Veneza portuguesa) é a Ria de Aveiro, por isso passear nos seus barcos revela-se uma experiência imperdível. Fazer um passeio num barco moliceiro, com um amigo ou com a cara-metade, revela-se algo difícil de superar.
A comparação com a cidade italiana de Veneza deve-se aos vários canais e pontes. Os coloridos barcos/moliceiros são comparados às famosas gôndolas italianas.
Os barcos portugueses de Aveiro foram pintados com decorações humorísticas. Podem apresentar cenas do quotidiano. Estes barcos têm este nome, porque eram originalmente utilizados para a apanha de moliço.
No entanto, atualmente, são mais conhecidos pelos seus fins turísticos. Todos os dias ajudam turistas (portugueses e estrangeiros) a realizarem tranquilos passeios pelos canais.
2 – São Pedro do Sul
Existem diferentes atrações a visitar neste destino. No entanto, tendo em conta a exigente experiência que se vai viver, convém mimar o corpo nas termas de São Pedro Sul, reconhecidas como as mais antigas do país.
Estas termas funcionam durante todo o ano e são consideradas como a principal estância termal em Portugal. Entre os seus diversos serviços, há tratamentos que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. O termalismo terapêutico, a fisioterapia e o bem-estar termal são alguns dos serviços que se podem encontrar.
Há inúmeros estudos e pesquisas científicas que comprovam os diversos benefícios das águas termais, logo o turismo termal é uma aposta com retorno. Quer em Portugal, quer no Estrangeiro, não faltam pessoas a necessitar de mimar o seu corpo. Há cada vez mais pessoas a procurar estes locais para tratar o corpo e a mente. Ora, este local tem tudo o que o seu corpo necessita.
3 – Viseu
O Centro Histórico de Viseu proporciona uma experiência imperdível para os amantes de história, para todos os que pretendem saber mais sobre o seu país. Existem diversas atrações imperdíveis neste local, como a Sé de Viseu.
A Cava de Viriato permite esclarecer-nos sobre um momento importante da nossa história. Esta fortificação octogonal terá sido construída na época dos romanos ou dos muçulmanos. Portanto, a sua longevidade é assinalável. Uma atração que todos os que visitam este local fazem questão de ver é a estátua em honra de Viriato, um herói de Viseu. Este monumento serve de homenagem ao líder dos lusitanos.
A Feira de São Mateus é considerada uma experiência imperdível. Ela realiza-se no parque local que serve de estacionamento. Ela decorre em agosto e setembro. Este feira é reconhecida como uma das mais antigas do país. Outra experiência maravilhosa que deve ser vivida antes de regressar à EN 16 é passear no funicular que está presente nesse parque e que permite levar uma pessoa ao centro histórico.
4 – Serra da Estrela
A Serra da Estrela é um destino maravilhoso, que pode ser visitado em qualquer parte do ano. No entanto, para se explorar bem a riqueza natural da Serra da Estrela recomenda-se que se faça a visita no verão. A Serra da Estrela apresenta-nos a Natureza no seu máximo esplendor. Não faltam atrações naturais neste destino.
A Serra da Estrela encontra-se no ponto mais alto de Portugal Continental. A sua altitude ajuda a que se possa encontrar neste local uma das paisagens naturais mais bonitas do nosso país. O cenário é verdadeiramente deslumbrante.
Dedicar algum tempo a fazer os trilhos da Serra da Estrela revela-se uma experiência indescritível. Esta é a melhor forma de conhecer a impressionante riqueza deste parque natural. No percurso, encontrarão aldeias serranas em perfeita harmonia com montanhas e vales, trabalhando em conjunto para um cenário.
5 – Almeida
Almeida tem como ex-libris a sua fortaleza, uma construção única. A cinta muralhada é uma grande atração, conquistando todos os que visitam Almeida. Esta fortaleza tem diversos elementos que merecem a nossa atenção.
Há diversos mecanismos de defesa que estes exemplares da arquitetura militar apresentam. Pode aproveitar a sua visita para procurar elementos míticos do espaço, tais como: as portas duplas de São Francisco da Cruz, as Portas Duplas de Santo António, o Paiol e a Casa da Guarda no revelim de Santa Bárbara ou o Revelim Doble / Hospital de Sangue.
Encontra-se mesmo perto de Vilar Formoso, por isso está quase no fim da viagem que visa explorar a riqueza singular da Estrada Nacional 16.
Leia também:
- As 10 melhores estradas para conduzir em Portugal
- EN108: a outra estrada para contemplar a beleza do Douro
- Roteiro Estrada Nacional 222: O Douro magnífic0
Conheça 10 Dicas para uma Road Trip de sonho!
– Não planeie em demasia a sua road trip
– Deve realizar uma boa revisão prévia ao carro
– Faça por manter sempre uma mente aberta
– Ter banda sonora é importante. Crie previamente uma boa playlist de músicas
– Não se deixe vencer pelo cansaço e mantenha sempre o bom humor
– Há oportunidades que surgem, não as perca, não tenha medo de sair da rota
– Confie em si e no seu instinto e não receie tomar decisões contra o plano criado
– Faça-se acompanhar por alguém. Ter uma boa companhia de viagem é importante
– Sempre que possível, deve optar por estradas nacionais e secundárias
– Aproveite ao máximo, o momento pode servir para planear o resto da vida