Saiba como eliminar o bicho da madeira, também conhecido como caruncho. Ele pode causar danos severos a móveis e outros objetos de madeira. O bicho da madeira é uma presença habitual na casa de muitas pessoas que contam com mobiliário em madeira. Eles também gostam de contactar com objetos, portas e outros detalhes deste material, especialmente de madeira antiga.
Os bichos da madeira são invasores que podem deixar uma imagem de falta de higiene, tornando o espaço menos confortável, menos convidativo. Por isso, torna-se urgente resolver esse problema. A solução pode ser mais simples do que pensa. Reunimos um conjunto de dicas que permitem assegurar a eliminação destes seres invasores.
Eliminar o bicho da madeira: como se livrar dessa praga
O bicho da madeira não identifica um inseto em específico. Tratam-se de vários. Os carunchos (como o bicho da madeira também é conhecido) consistem num conjunto de insetos que se “alimentam” de madeira.
Entre as várias espécies que integram o conjunto de carunchos encontram-se os seguintes nomes: Anobium punctatum; Dinoderus minutus; Euophryum spp; Korynetes caeruleus; Hylotrupes bajulus; Lyctus brunneus; Nacerdes malamura; Ernobius mollis, entre outros.
Os bichos da madeira / carunchos encontram-se frequentemente em mobília de madeira. No entanto, poderão surgir ainda em malas de roupa, alimentos e noutros locais. Eles podem passar completamente despercebidos, por muito tempo.
Eles podem estar dispersos em locais distintos, ainda na fase de larva. A vida dos bichos da madeira estendem-se ao longo de quatro fases. São elas: ovo, larva, pupa e adulto. Geralmente, é já na fase de adulto que os bichos da madeira são identificados. Ora, quando tal acontece, pode ser tarde demais. Pode significar que os maiores danos já foram realizados.
Por isso, quanto mais rápido se conseguir identificar a presença do bicho da madeira, melhor, mais fácil, será eliminá-lo com eficácia. Os bichos da madeira / carunchos podem surgir por diferentes razões. Quando o espaço reúne um conjunto de fatores, o seu aparecimento torna-se provável. A humidade é algo que eles adoram.
Por isso, quando o mobiliário (especialmente, o antigo) se encontra instalado num espaço húmido da habitação, então tem de se tomar medidas preventivas.
- Faça uma limpeza periódica a todas as divisões da casa.
- Faça uma limpeza ao interior dos móveis de madeira, antigos ou recentes.
- Deve deixar as janelas abertas para ventilar a divisão e reduzir o nível de humidade.
- Se os móveis de madeira tiverem portas, deve abri-las por algum tempo.
- Abra as portas dos móveis pelo menos uma a duas vezes por semana.
Identificar sinais da presença do bicho da madeira
A presença do bicho da madeira / carunchos torna-se particularmente difícil de notar antecipadamente. Eles colocam ovos em pequenas fendas na madeira. Depois, ainda na fase de larva, eles começam logo a “comer” a madeira. Por isso, a destruição começa de dentro para fora. Quando se deteta o problema, costuma ser tarde demais.
No entanto, quando se verifica o aparecimento de um pó fino libertado pela madeira, estamos perante um primeiro sinal da presença destes insetos. O surgimento de furos nos móveis ou outros objetos de madeira, por menores que sejam, pode ser outra marca da sua presença.
Geralmente, quando são claros (tom branco) é porque o problema encontra-se num estágio inicial, numa fase em que é mais fácil lidar com a praga. Se os furos forem escuros, significa que o seu interior já está muito danificado e, provavelmente, já se encontra oco por dentro.
Se bater numa superfície de madeira, poderá perceber se há espaços ocos no interior devido ao som produzido, que é consideravelmente distinto do que quando se bate numa superfície de madeira sólida.
Truques para eliminar ou afastar bichos da madeira
Não existem milagres. Poderá encontrar formas de reduzir a probabilidade do bicho da madeira aparecer. Contudo, quando se atua tarde, o grau dos danos pode ser irreversível.
1 – Cuprinol e inseticidas
Recorrer a produtos específicos é a melhor estratégia. Pode encontrar este tipo de produtos em hipermercados ou drogarias. O “cuprinol” é um produto eficaz. Ele deve ser aplicado nas fendas na madeira com um pouco de algodão e passar pela zona afetada.
Pode ainda usar outros inseticidas em cada furo. Posteriormente, deve cobrir o local com um plástico transparente. Deixe atuar por um período de 24 horas. Um procedimento importante que deve realizar sempre é ler as orientações de segurança nos rótulos, independentemente do produto aplicado.
No momento de aplicar o produto tenha os devidos cuidados. Os inseticidas são produtos perigosos. Por isso, faça questão de calçar de luvas. Deve ainda usar máscara para não inalar químicos.
2 – Lubrificante e ácido bórico
Há produtos que não são específicos para combater a praga. Contudo, podem ser usados para combater estes insetos.
- O lubrificante que se usa em carros, motociclos ou bicicletas revela-se uma solução.
- O ácido bórico consiste numa substância antissética que também pode ser utilizada como uma espécie de armadilha para apanhar estes bichos. Primeiro, dilua o ácido bórico em água. Em seguida, aplique o produto num pedaço de madeira, abundantemente.
No imediato, coloque a peça perto do local afetado. Desta forma, o bicho da madeira que se encontra no móvel irá deslocar-se do local onde se encontra até ao pedaço de madeira enriquecido com ácido bórico.
Independentemente da sua opção, qualquer destas soluções poderá causar danos nos móveis e objetos. Por isso, tenha cuidados máximos no momento de aplicar o lubrificante, o ácido bórico ou outro produto.
3 – Limpeza da área afetada
- Os armários de madeira na cozinha devem ser protegidos. Primeiro, deve armazenar os alimentos em potes. Depois, deve remover todos os resquícios de alimentos que se encontrem nas prateleiras. Posteriormente, recorra a um pano húmido com uma mistura de água, detergente e vinagre (ou sabão de coco) para assegurar uma boa limpeza do local. Finalmente, passe um pano seco.
Nos quartos, sala de estar e demais divisões da casa, use apenas um pano seco para limpar os móveis de madeira. Não recorra a nenhuma das substâncias ou misturas referidas.
Nestas divisões, não haverá acumulação de gordura ou outros resíduos alimentares. Posteriormente, só tem de usar o pano seco para remover o pó. Se desejar, pode fazer uma aplicação dos produtos de limpeza específicos para madeira que usa. Se os móveis que se encontram afetados forem desmontáveis, desmonte-os. Desta forma, poderá identifica se o móvel já está destruído ou se ainda tem salvação.
Aprenda a livrar-se das pragas:
- Livre-se das moscas com soluções naturais
- 12 soluções naturais para eliminar formigas
- Diga adeus às traças de uma vez por todas
4 – Produtos que tem por casa
Os “inseticidas naturais” são outra opção que permite combater a presença dos carunchos. O procedimento é simples: deve colocar folhas de louro dentro dos armários. Outra solução passa por colocar um pequeno recipiente com borra de café.
Pode trocar estas soluções caseiras a cada 15 dias para combater mais eficazmente a presença dos carunchos. Outra solução caseira passa por pulverizar as zonas afetadas com um pouco de vinagre.
Conclusão
Desta forma, será mais capaz de eliminar a presença destes bichos da madeira. No mínimo, conseguirá minimizar os danos gerados por estes insetos. Quando se consegue intervir rapidamente, será possível “salvar” o móvel ou objeto afetado. Quando se atua tardiamente, será preferível colocar o móvel no lixo e arranjar outro. Caso contrário, os bichos podem passar para outro móvel…