Conheça o vilão principal! Saiba qual o eletrodoméstico que consome mais energia lá em casa e conheça o TOP5 dos aparelhos que mais energia consomem! Os eletrodomésticos podem facilitar muito o nosso quotidiano. Fazem com que haja mais tempo para nós, porque realizam muitas tarefas que, se fossem realizadas por nós, demorariam mais tempo.
Contudo, ao trabalharem por nós, também implicam um custo, que pode ser bastante mais elevado do que julga. Entre os diversos eletrodomésticos que realizam tarefas por si, há um que se destaca a gastar eletricidade…
Qual o eletrodoméstico que consome mais energia lá em casa?
Os eletrodomésticos representam cerca de 55% da fatura de eletricidade. Por isso, eles são os grandes consumidores de energia das nossas casas. Esses equipamentos tão importantes no nosso quotidiano têm uma grande responsabilidade na eletricidade que se gasta nos lares portugueses. Normalmente, não pensamos duas vezes no momento de usar eletrodomésticos como o frigorífico, a máquina de lavar roupa, a televisão, entre outros. Contudo, devemos perceber quais os seus gastos e saber como fazer para reduzir os consumos.
5 eletrodomésticos que fazem um consumo excessivo de energia
5 – O computador
Este eletrodoméstico é menos inofensivo do que parece, nomeadamente em termos de gastos energéticos. Este aparelho é responsável por cerca de 7% do consumo energético da habitação.
Existem algumas estratégias que permitem assegurar a redução do consumo de energia do computador, nomeadamente: fazer uma redução da luminosidade do ecrã; sempre que possível; evitar o modo de suspensão do aparelho, se não estiver a usar o computador (porque se o deixar em Standby ele continua a consumir energia. Por isso, deve desligar o equipamento); desligar os elementos periféricos ligados ao computador, nomeadamente: impressoras, colunas, altifalantes, joysticks, webcams, microfones, entre outros.
4 – O forno
Este eletrodoméstico é responsável por cerca de 8% da energia faturada. No entanto, existem procedimentos que permitem reduzir os gastos. Entre as medidas que permitem poupar energia deste eletrodoméstico estão as seguintes boas práticas:
- Evitar a abertura constantemente da porta do forno, porque sempre que abre a porta impõe uma perda de energia de 25%, forçando o forno a um esforço extra;
- Certifique-se que o forno se apresenta limpo e sem gorduras, assim, conseguirá otimizar o seu funcionamento;
- Faça por desligar o forno 5 a 10 minutos antes do fim da confeção da refeição, nomeadamente assados, porque pode aproveitar o calor residual para finalizar a confeção dos alimentos.
3 – A máquina de lavar
Este eletrodoméstico fica com o terceiro lugar da lista, pois ele é responsável pelo consumo de cerca de 11% da energia. Para poupar nos gastos de energia com a máquina de lavar, deve realizar algumas estratégias. Por exemplo: deve dar preferência aos programas mais curtos do equipamento; deve fazer ciclos a temperaturas mais baixas, sempre que possível; deve aproveitar a capacidade de carga máxima da máquina de lavar; deve fazer a manutenção do eletrodoméstico.
2 – A televisão
A sua televisão funciona como uma caixa mágica que o transporta para mundos muito diferentes. No entanto, ela também é responsável por um gasto significativo de energia. Ela representa um impacto de 12% no consumo de energético. Por isso, a televisão ocupa o segundo lugar nesta lista. Para poupar nos gastos, deve evitar deixar o equipamento em standby, porque nesse estado ele continua a consumir energia. Sempre que não estiver a ver televisão, desligue o equipamento na ficha. Sempre que se vai deitar, sempre que vai de férias, faça isso.
Considere a compra de televisores com tecnologia LED, porque consomem menos 25% do que as televisões LCD e até menos 40% do que as televisões plasma.
1 – O frigorífico
Este eletrodoméstico é o rei dos gastos. O responsável pelo maior consumo energético de uma habitação. Apesar de ser um elemento imprescindível da casa, ele deve ser vigiado. O frigorífico chega a consumir 20% da energia de um lar.
Para reduzir o consumo deve realizar algumas das seguintes medidas:
- Evitar abrir a porta do frigorífico constantemente;
- Evitar a colocação de alimentos quentes no seu interior, pois força o eletrodoméstico a trabalhar mais para colocar a temperatura nos números indicados;
- Fazer o descongelamento do congelador periodicamente, caso tenha um combinado;
- Fazer a manutenção e a limpeza do eletrodoméstico e mantê-lo organizado.
Aprenda a reduzir os consumos de energia:
- Aprenda a poupar energia no frigorífico
- Vitrocerâmica ou indução: qual a melhor opção para si?
- 12 dicas eficazes para poupar na fatura da luz
Conclusão
Como teve a oportunidade de ver, não é necessário tomar medidas radicais. Esquecer o aspirador e passar apenas a usar a vassoura. Se tivermos boas práticas com estes e outros eletrodomésticos, podemos criar um impacto positivo na conta de eletricidade, reduzindo significativamente o consumo de energia.
O investimento em eletrodomésticos com a classe energética mais elevada é uma decisão acertada. Especialmente, a compra de eletrodomésticos A+++, porque estes aparelhos gastam menos energia. Por isso, apesar de representarem um investimento inicial mais avultado do que outros eletrodomésticos, compensará a médio e longo prazo.
Se não estiver em condições de renovar os equipamentos, as boas práticas aqui apresentadas já asseguram uma redução no valor da fatura que é apresentado no final do mês. Pode ser que consiga poupar o suficiente para fazer esse investimento, que lhe permitirá poupar ainda mais.