A ciência permite destruir muitos mitos ou comprovar a veracidade de algumas ideais. É verdade que o café ajuda o cabelo a crescer? Venha descobrir.
A ciência é a melhor fonte que se tem para chegar à verdade, podendo não assegurar verdades absolutas, pois há teses científicas que substituem outras. Os estudos científicos permitem uma maior aproximação à verdade.
A ciência permite destruir muitos mitos ou comprovar a veracidade de algumas ideais, por via dos estudos científicos, dos testes e das experiências que realiza.
Um estudo científico permite concluir se a ideia de que o café ajuda a fazer o cabelo crescer é mito ou se é uma tese verdadeira.
É verdade que o café ajuda o cabelo a crescer?
O estudo
Na Universidade Lübeck, na Alemanha, foi realizado um estudo que permite esclarecer se a tese de que “o café ajuda a fazer crescer o cabelo” é uma realidade ou não, isto é, faz-nos perceber se essa tese é verdade ou se é um mito!
Segundo este estudo realizado na reputada universidade alemã, esta tese é verdadeira! De acordo com o estudo realizado, é verdade que quando o café é aplicado diretamente no couro cabeludo este produto pode mesmo aumentar o crescimento dos fios até 25%!
Leia também
- 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
Fatores que levam à queda de cabelo
– Stress
– Má alimentação
– Fumar
– Beber bebidas alcoólicas
– Sono irregular ou escasso
– Uso de produtos prejudiciais (gel, champô ou outros)
– Outros.
Desenvolvimento
Neste estudo, foi usada a Cafeína Anidra, que é uma versão sintética da substância que compramos no supermercado, sendo uma substância completamente pura e sem água na sua composição.
Nesta investigação, descobriu-se que os folículos que foram tratados com cafeína demonstraram um avanço e melhoria no crescimento em quase 50%. Ficou ainda claro que o seu ciclo de vida aumentou em cerca de 37%.
O café
O café, como sabemos, é um estimulante natural. Por isso mesmo não é inesperado que a substância intensifique o crescimento de cabelo na região capilar. O café, depois de colocado no nosso cabelo, contribui para um aumento da circulação do sangue e, por isso, promove um crescimento capilar mais célere.
Outro estudo
Já no Jornal Internacional de Dermatologia, de Inglaterra, foi publicado outro estudo que demonstrou que a cafeína bloqueia o DHT, uma hormona que age dentro dos folículos capilares, contribuindo para a morte das células que produzem os fios, originando assim a calvície.
Assim se percebe que, quando a cafeína é usada como tratamento dos folículos, se sente uma melhoria no crescimento capilar de 46%.
O café
O café é importante, pois contém muitos antioxidantes que cumprem um importante papel na prevenção da perda de cabelo e no seu crescimento. Estes combatem os radicais livres, que são moléculas altamente instáveis que oxidam células saudáveis, levando a diversos problemas de saúde.
Os antioxidantes, por via do tratamento com café, quando estão presentes nos cabelos, aumentam a quantidade de nutrientes presentes nas células capilares, melhorando o metabolismo das células e fomentando o crescimento do cabelo.
O tipo de café
Segundo os investigadores, quanto mais escura for a torra, mais impacto o café tem nos cabelos, pois estes contêm mais antioxidantes. A torra de café mais escura ajuda ainda a fazer o cabelo crescer.
Posso fazer o tratamento em casa?
E será que consigo fazer este tratamento em casa?
O café presente em nossa casa é diferente da substância analisada. Misturar o café que consumimos com o champô normal que temos em casa pode parecer uma tentativa válida. Contudo, não está comprovado que esse champô “enriquecido” com café surta o efeito desejado.
A recomendação é que se faça um tratamento com profissionais especializados. Há também nas lojas de cosméticos, champôs e produtos capilares o café ou a cafeína como ingrediente principal, representando assim uma melhor alternativa para procurar obter a aceleração no crescimento do cabelo e o combate à queda dos fios.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.