É preciso ter lata!… Conheça o vinho tinto, branco e rosé enlatado
‘Mancan’ é um vinho enlatado que foi projetado e elaborado especificamente para os homens. Vinho tinto, rosé, branco e espumante na simplicidade de uma lata.
“É preciso ter lata!…” é uma expressão da língua portuguesa que aparece frequentemente no nosso quotidiano. Esta expressão é uma reação a algo ou alguém que faz uma coisa que demonstra falta de vergonha, descaramento, desfaçatez, ousadia, atrevimento.
Por exemplo, alguém que critica um comportamento que está sempre a cometer ou alguém que está constantemente a faltar ao trabalho e diz a um colega – “Achas bem faltares ao trabalho só para fazer um transplante de coração?”
Contudo, aqui, podemos dar uma nova dimensão a esta bela expressão, pela ousadia de uma empresa que começou a comercializar vinhos (tinto, branco, rosé) em lata! Vinho simples, prático, leve e delicioso, vendido numa lata! São diversas as variedades disponíveis. Basta abrir a lata, a boca, fechar os olhos e saborear!…
O vinho em lata está na moda
São cada vez mais as pessoas a aderir à moda do consumo de vinho em lata. Nos EUA, tem sido um sucesso nos últimos anos (a celebridade Paris Hilton faz a promoção da marca Rich Prosecco). Portugal tem vindo a integrar, paulatinamente, este mercado. A marca Rich Prosecco tem sido distribuída em Portugal por via da empresa lisboeta, Fashion Drinks.
O conceito
A ideia por trás do conceito é politicamente incorreta e machista. O lançamento do vinho pela marca “Mancan” ( “Man”+ “can”, isto é, “O homem pode fazer” ou “A lata do homem”) tem como mote introduzir o vinho em lata como uma “bebida para homens”.
Foi em 2015 que esta marca introduziu nos EUA este conceito. Beber vinho e apreciá-lo em taças é “efeminado”. Assim, a forma mais máscula de beber vinho é como se bebe uma cerveja, num evento desportivo. Pelo menos, é esta a ideia defendida por trás de Mancan: “É preciso ter lata!”…
Vantagens
São muitas as vantagens proporcionadas pelas latas de vinho, o que justifica o sucesso e a adesão dos consumidores a este novo conceito. Entre as vantagens estão a de possibilitar apenas uma dose que está pronta a consumir, permitindo que esse consumo seja rápido e feito no imediato.
A lata, em comparação com a garrafa de vidro, possui muitas outras vantagens. É leve, portátil e facilmente transportável. Se cair, não quebra e até é provável que não fure, nem verta o seu precioso conteúdo. Além de preservar todo o sabor, ainda arrefece de forma mais rápida, protegendo também o vinho dos raios UV.
Outras marcas
São cada vez mais as marcas a integrar este mercado competitivo. Entre as marcas mais bem-sucedidas neste ramo dos vinhos servidos em lata, estão: a Lila Wines, a Porch Pounder, a Union Company, Side Wine West Co.,
A empresa
A Fashion Drinks, que tem sede na cidade de Lisboa, é responsável pela comercialização da marca acima menciona (Rich Prosseco), mas também de outras como Ciao, Wild Pelicann Vino & Fashion.
Espera-se que o negócio prospere nos próximos anos. A empresa justifica a aposta neste negócio dos vinhos em lata pelas suas várias vantagens, pois as latas são “convenientes para muitas ocasiões fora de casa, como em piqueniques, festivais de música, eventos desportivos, discotecas ou bares”.
Latas no Brasil
No Brasil, a marca de vinhos Vivant tem introduzido este conceito com sucesso e defende: “Abandona o que não te serve mais, experimenta ser alguém novo e permita que o futuro aconteça. Nós fizemos o mesmo. E aqui tá o resultado disso: vinho branco, rosé e tinto… em lata!”.
É possível encontrar estas latas em mais de 100 pontos de venda, em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Cada lata (de 269 mililitros) tem o custo de R$16. Já o kit custa R$ 58, contém as três variedades e ainda uma sacola de plástico para manter as bebidas bem frescas.
O vinho e o público
Já estão no mercado marcas que comercializam em lata diferentes vinhos, do tinto ao branco, e mesmo o rosé e até espumantes. Os millennials são um público-alvo que adere bem a este novo conceito.
São consumidores jovens e urbanos, com uma idade compreendida entre os 18 e os 32 anos. As mulheres também aderem com facilidade a este produto que aposta num design irreverente, repleto de cores e que fica muito bem ligado a eventos de moda.
Produção & história
A lata – usada por exemplo nas conservas – já foi no passado um dos grandes motores da economia. Em Portugal, chegou a haver 400 fábricas de conservas, mas hoje em dia há somente 20!
As bebidas de refrigerante em lata representam a embalagem de bebidas que é mais reciclada em todo o planeta. Além de serem mais baratas do que as garrafas de vidro, elas são 100% recicladas e infinitamente, sem ocorrer nunca a perda de qualidade. Há, portanto, muitas vantagens neste negócio.