A praia de Mira é detentora de Bandeira Azul há mais de 30 anos. A beleza das suas dunas e o seu amplo areal fazem deste um destino de eleição. A praia de Mira é uma das melhores e maiores (areal com mais de 7km) de Portugal, mas é também marcante no contexto mundial. Afinal, esta é a única praia em todo o mundo que mantém a Bandeira Azul, desde a sua atribuição, o que aconteceu há mais de 30 anos.
É portuguesa a única praia no mundo que nunca perdeu a Bandeira Azul
A qualidade desta praia não deixa ninguém indiferente e não é por acaso que esta praia tem recebido, consecutivamente, o galardão da Bandeira Azul.
A beleza das suas dunas e o seu amplo areal fazem deste um destino de eleição quer num inverno romântico, quer num verão bem animado.
Leia também: Uma das 7 praias únicas que vale a pena conhecer é portuguesa
Outros pontos de interesse
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Esta igreja data de 1843. É uma capela simples e humilde, pintada de azul e branco e feita em madeira como os palheiros, casas dos pescadores e local de arrumação para os utensílios da faina da pesca. O seu interior é sóbrio e tranquilo, convidando à paz e aos recolhimento.
Arte Xávega
Ainda há três grupos de pescadores a praticarem esta arte na Praia de Mira, todas as manhãs, desde que o mar ofereça condições para tal. Por isso, perto da igreja, há estaleiros com barcos e utensílios da pesca.
Leia também: 16 fantásticas praias secretas do Algarve
Museu Etnográfico
Nas imediações, há ainda um museu etnográfico, onde pode ficar a saber mais sobre os instrumentos e o dia a dia da comunidade piscatória local da Praia de Mira. Aqui, é possível ficar a conhecer a casa típica de um pescador, os trajes, os utensílios para a pesca ou as esteiras onde dormiam.
O Museu fica numa casa de madeira escura, com janelas e portas brancas, situada junto à Barrinha, uma lagoa de água doce rodeada de espaços verdes e zonas de lazer. Ali, ficará a conhecer os costumes e objetos associados àquela comunidade.
A qualidade da praia revela-se também na beleza das dunas e do amplo areal entre o mar e a marginal que é romântica no Inverno e frenética no Verão devido aos turistas, em particular ao fim de semana.
Leia também: Portugal: as 10 melhores praias portuguesas
Palheiros
Em meados dos anos 50, havia mais de 600 palheiros, ou seja, construções em madeira nesta localidade. A arquitetura em madeira caracterizava esta comunidade de pescadores/agricultores.
Estas casas podiam ter entre dois a três andares e é, precisamente, a sua dimensão que surpreende, quando comparada com exemplares de outras praias.
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
NCultura
Se leu “Praia da Falésia eleita uma das 25 melhores praias do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Parabéns pela praia azul.
Linda demais.
Uma bela apresentação da Praia de Mira, que convinha fosse sublinhado que até há bem poucos anos o nome que aparecia em todos os mapa era de «PALHEIROS de MIRA».
Muito haveria para dizer, pois ficou totalmente esquecido falar da Barrinha de água doce a escassos 500 metros do mar, considerada o maior lago natural da Península Ibérica, onde outrora se fizeram grandes provas dos campeonatos nacionais de Vela e de Motonáutica e Ski Aquático, para não falar dos campeonatos nacionais e internacionais de remo, o que ainda hoje acontece.
Além disso, entre a Barrinha e o mar existe um outro lago (Lago do Mar) rodeado de bungalows para habitação turística junto da água, dentro do Parque de Campismo.
Existem 3 parques de Campismo e uma exuberante floresta que rodeia toda a praia, permitindo estar no areal ou na mata fazendo o seu pic-nic devidamente instalado em parques apropriados. Tudo o que falo está visível na foto aérea que é apresentada. Esta foto já está desatualizada, pois hoje existe um passadiço por cima de toda a duna, o que permite belas caminhadas junto á beira mar por cima das dunas, ricas em flora vegetal que não se encontra em qualquer outra parte do país.