Fique a conhecer as características que tornam esta duna tão especial. Trata-se da maior duna de Portugal e uma das maiores da Europa.
O nosso país tem um conjunto assinalável de atrações. De norte a sul do país, existem várias curiosidades que fazem com que muitos turistas sejam atraídos para um determinado destino. As escapadinhas representam momentos de descanso. Muitos escolhem visitar determinados destinos, tendo em conta determinadas curiosidades.
Um dos destinos mais populares e mais encantadores de Portugal é S. Martinho do Porto. Por lá, não faltam motivos para tornar uma escapadinha inesquecível. Até há uma curiosidade. Fique a conhecer as qualidades que tornam esta duna tão especial. Trata-se da maior duna do país e uma das maiores da Europa.
É a maior duna de Portugal e uma das maiores da Europa
Localização
Salir do Porto é uma aldeia, sendo ainda sede de freguesia. Esta freguesia é composta pelos lugares de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro. Salir do Porto integra o concelho de Caldas da Rainha, que está presente no distrito de Leiria.
A praia fluvial de Salir do Porto encontra-se na margem do rio Tornada, que desagua na baía de São Martinho do Porto. A praia de Salir tem a maior duna do país. Esta famosa duna tem cerca de 50 metros de altura. Trata-se de um autêntico tesouro natural à espera da sua visita.
O Percurso
É necessário caminhar pela baía de S. Martinho do Porto, para se viver a experiência autêntica de chegar à Praia de Salir do Porto. Devido às suas caraterísticas e à sua popularidade, esta praia fluvial é facilmente localizável.
Ao longo do caminho, terá indicações. Existe uma placa logo à entrada da aldeia que revela a indicação do percurso. Tenha em conta que é proibido circular com veículos, quer nas dunas, quer na praia. O prazer de pisar a areia desta praia proporciona a oportunidade de ver a maior duna de Portugal.
Origem
Naturalmente, esta duna sobressai na paisagem dunar da Baía de São Martinho. O núcleo da Duna de Salir é constituído em parte por um arenito vermelho, vestígio de uma duna mais antiga (uma duna fóssil). Parte dela é constituída por granito, constando que a dimensão da duna terá sido alcançada há cerca de 100 mil anos!
A praia
Esta praia fluvial encontra-se banhada pelo Rio Tornada (ou Rio Salir, como também é designado). Este rio desagua na baía de São Martinho do Porto, que está ligada ao Oceano Atlântico.
A Praia Fluvial de Salir está situada na zona baixa da aldeia. Esta é uma praia de areias soltas. A Praia Fluvial de Salir possui duas partes distintas: uma é acessível da Aldeia, diretamente, a outra parte fica na outra margem do Rio, já se encontrando do lado de São Martinho e das Dunas.
Características
A água do rio parece limpa e convidativa ao mergulho. No entanto, a Praia de Salir do Porto não é vigiada. Existem algumas infraestruturas de apoio, tais como estacionamento e restauração.
A zona envolvente à duna da Salir encontra-se bem cuidada. O miradouro local não fica longe. As vistas deslumbrantes sobre a barra e sobre S. Martinho fazem parte das qualidades da Praia de Salir do Porto. Nesta zona, existem ainda grutas e pegadas de dinossauros.
Dimensões reconhecidas
A duna de Salir revela-se uma verdadeira ‘pérola natural’, que merece ser apreciada, por portugueses e estrangeiros. Atualmente, esta Duna de Salir é considerada a maior do país.
Contudo, noutros tempos, chegou a ser reconhecida como a maior do continente. A Duna de Salir foi em tempos identificada como a maior duna da Europa, um feito incrível!
Desafios na subida
A altura da duna de Salir é de 50 metros. Esta altura representa um desafio tão exigente que é raro ver alguém conseguir chegar ao topo sem fazer, pelo menos, uma paragem para recuperar o fôlego.
Além da subida ser íngreme, a superfície só tem areia, por isso trata-se de um duplo desafio que implica uma paragem obrigatória. Quem está fora de forma poderá ter de fazer mais paragens!… A recomendação que se impõe é que faça a subida sem pressas, com calma, sempre num ritmo pausado.
Desafios na descida
Posteriormente, há o outro desafio, que é descer sem ter a tentação de dar uma pequena corrida. Se alguém tropeça, garantidamente que resultará em gargalhadas, para os outros… A descida frequentemente termina num mergulho na areia. Os que assistem ao espetáculo sentem-se mais astutos.
Em seguida, montam estratégias e optam por fazer a descida numa corrida diagonal. A experiência de fazer as descidas em grupo são sempre mais engraçadas, mais sonoras. Seja a descida feita a direito ou em diagonal, faça-se a descida numa velocidade mais rápida ou mais lenta, haja quedas ou não, a diversão fica assegurada, sobretudo se houver miúdos e jovens. Os mais novos libertam a gritaria com facilidade.
Beleza local
Além da duna, toda a zona em redor da praia é deslumbrante. Todo este espaço onde se encontra a praia é convidativo a um passeio. Seja de mãos dadas com a pessoa amada, seja um passeio solitário, exploratório, a experiência é sempre enriquecedora.
Outras riquezas locais
Existem outras praias de rocha na zona costeira. Localmente, o povo chama estas praias de Quebradas. Existem outras curiosidades associadas a este local.
Para as pessoas que gostam de admirar ruínas, há junto ao areal algumas zonas imperdíveis. As ruínas da Alfândega de Salir são um ponto de interesse irresistível para essas pessoas. Em tempos, também estaleiros e oficinas de reparação naval.
A construção das caravelas
As caravelas dos reinados de D. Afonso V e D. João II que participaram nas descobertas e conquistas foram construídas nas Ruínas da Alfândega artesanal de Salir. A freguesia de então foi extinta. Era composta pelas atuais localidades de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro.
Outras atrações
Se preferir praias de água salgada do mar, pode sempre desfrutar do mar de São Martinho do Porto, local até onde se estende a duna, presente ali ao pé. Ou seja, pode primeiro passar por Salir do Porto para observar de perto os encantos da maior duna de Portugal e, posteriormente, explorar a riqueza local.
Mais uma bonita praia da região oeste bem perto de Lisboa que merece uma visita. Em Salir do Porto foi reconstruida e restaurada a capela de Sant’Ana do século XII.
Toda a baía de São Martinho do Porto onde se localiza a vila de Salir do Porto é de uma beleza encantadora. Mais um motivo na região Oeste e próximo de Lisboa que merece ser visitada.
Não é a maior duna de Portugal, existe uma ainda maior, que segundo dizem é também considerada a maior da península ibérica. Por questões de privacidade e proteção do local prefiro não revelar o local mas se procurarem bem, são capazes de achar o sítio.