Confira 6 dicas para usar o alho na cozinha, além do tempero. Todos temos alho em casa, mas normalmente apenas o usamos em refogados ou noutros cozinhados. O seu aroma e sabor dão a vários pratos um toque único e memorável. Fatiado, inteiro ou triturado, o alho é presença obrigatória nas marinadas e, além dos benefícios que traz para a saúde, confere às refeições um paladar distinto.
Entre as vantagens deste alimento, está a ajuda na diminuição até 15% do mau colesterol, o controlo da pressão arterial e a melhoria da resposta do organismo em caso de infeção, entre outros benefícios.
6 dicas para usar o alho na cozinha, além do tempero
Como comprar e conservar o alho
Na hora de comprar alho, deve preferir aquele que apresentar dentes mais encorpados e uma casca e uma textura mais firme e consistente. Depois, deve guardar o alho num sítio escuro, seco e arejado e nunca no frigorífico. Assim, conseguirá ter alho fresco e em perfeitas condições durante mais tempo.
Leia também: Alho, mel e vinagre de maçã: a receita que trata muitas doenças
Como descascar
Descascar alho nem sempre é uma tarefa fácil, já para não falar do odor forte que deixa nas mãos. Para evitar esse problema, deve usar uma faca, cortar a extremidade do alho e, utilizando a lateral da lâmina, pressionar suavemente o dente para que ele parta naturalmente. Depois, é só remover as cascas com a mão, certo?
Como usar no forno
Uma das melhores maneiras de tirar partido do alho é colocá-lo no forno, juntamente com um assado de carne, por exemplo. Para isso, separe alguns dentes de alho, corte as pontas e espalhe sobre a carne, acompanhados por outros temperos.
Dentro do forno quente, o alho vai amolecer e ficar com um sabor mais suave que dará um toque e um perfume únicos ao seu assado! Vale a pena experimentar!
Como deixar um leve aroma a alho
Para cozinhados mais ligeiros, outra opção é, em vez de incluir o alho propriamente dito, apenas esfregá-lo cru no fundo do tacho ou da frigideira. Outra boa opção, principalmente para entradas, é esfregar o alho cru sobre o pão ou tostas. Isso dá um sabor único e, depois, só precisa de acrescentar um pouco de queijo e tomate para ter um aperitivo de excelência.
Também pode esmagar o alho com casca e juntá-lo à frigideira, enquanto estiver a fazer uns bifes, por exemplo. O resultado é fenomenal e confere um sabor imperdível!
Leia também: O que acontece se beber água de limão com açafrão todos os dias?
Como usar o alho na churrasqueira
Comece por cortar a “tampa” da cabeça de alho e temperar com azeite, sal e pimenta a gosto. Depois, embrulhe em papel de alumínio e leve à churrasqueira, sem estar ainda muito quente.
Quando começarem a dourar e a ficar macios, retire com cuidado. Este é um complemento perfeito para pratos de carne ou molhos.
Como tirar aquele sabor demasiadamente forte ou amargo
Quem acha que o sabor do alho é muito forte ou amargo, pode suavizar essa sensação cortando o alho ao meio e retirando o miolo da parte interior. Vai sentir que esta técnica resulta mesmo e o paladar do alho vai tornar-se bem mais agradável. Experimente!
Como viu, há várias maneiras de usar o alho na comida e não é só nos refogados. Além disso, para quem não é especialmente fã do seu sabor, pode utilizá-lo de formas mais suaves, que permitem que usufrua dos benefícios do alho, sem sentir tanto o seu paladar. Siga as nossas dicas preciosas e bons cozinhados!