Mantenha as suas frigideiras e panelas antiaderentes limpas e bem cuidadas. Só assim vai garantir que duram mais tempo e mantêm o desempenho ideal. A utilidade de panelas antiaderentes é inegável. Nestes utensílios que usamos regularmente, podemos preparar petiscos incríveis. No entanto, com o tempo, podem apresentar sinais de uma utilização frequente.
É necessário compreender as suas características para que se saiba fazer uma limpeza aprofundada nestes utensílios de cozinha. Este artigo serve para apresentar as qualidades das panelas, tachos ou frigideiras antiaderentes. Iremos partilhar consigo dicas práticas e eficazes, de especialistas, que permitem manter estes utensílios de cozinha como novos, contribuindo para que durem por muito mais tempo.
Dicas práticas para limpar frigideiras e panelas antiaderentes
As panelas antiaderentes podem ficar como novas, se tivermos os devidos cuidados com elas ao longo do tempo, especialmente no momento de as lavarmos. Se fez um investimento em panelas antiaderentes (mais caras), deve-se ao desejo de aproveitar as características que as tornam especiais.
Contudo, é importante ter alguns cuidados e boas práticas para as panelas permanecerem antiaderentes. Há boas práticas que se devem ter para garantir essa qualidade. Portanto, se quer esses utensílios com antiaderência por mais tempo, tem de fazer a limpeza correta, para assegurar essa durabilidade. Saiba como fazer a limpeza destes utensílios de cozinha. Aprenda com as dicas de especialistas.
Características das panelas e tachos antiaderentes
Estes utensílios têm como principal função evitar que o alimento se agarre na sua superfície. Conheça as características das panelas antiaderentes.
1 – Cozinham mais rápido
O metal é um condutor de calor excelente. Aliando-se ao PTFE (ver em baixo), a condução fica otimizada, sendo algo que permite um cozimento mais acelerado dos alimentos, além de uma economia no consumo de gás. Com estas panelas, podemos preparar os pratos numa temperatura mais baixa.
2 – Usam menos óleo para fazer frituras
Por ser antiaderente, o teflon é um material que não necessita de uma camada de óleo ou manteiga generosa para preparar os alimentos. Por isso, cria um impacto positivo na sua saúde, porque a preparação de uma refeição saudável fica facilitada.
A ingestão de gordura é consideravelmente reduzida, evitando que os seus níveis de colesterol se elevem.
3 – Facilitam o momento de virar os alimentos
O revestimento antiaderente facilita a virada de alimentos, devido à redução do atrito, o que impede que os alimentos se agarrem aos utensílios antiaderentes. Por isso, tachos, panelas, frigideiras antiaderentes facilitam este momento.
4 – Panelas antiaderentes são mais fáceis de limpar
Ao evitarem que os alimentos queimem ou se agarrem, a limpeza desses utensílios torna-se muito mais fácil de ser realizada. Usar água, detergente ou sabão e uma esponja macia bastam, sem ser necessário esfregar ou raspar com materiais agressivos. Assim, economiza tempo, dinheiro e esforço.
5 – Os primeiros cuidados
Antes de serem usadas pela primeira vez, as panelas e frigideiras antiaderentes devem passar por alguns cuidados. Primeiro, deve lavá-las com uma esponja macia e detergente neutro.
Após enxugar com um pano limpo e seco, unte a parte interna com óleo. Posteriormente, deve levar ao lume por 2 minutos. Depois, repita a lavagem e seque novamente. Então, poderá usar os utensílios.
6 – Usar objetos cortantes ou uma colher de metal na limpeza da panela
Para remover os restos de comida da frigideira antiaderente, deve usar utensílios de plástico ou silicone. Para absorver o óleo e os resíduos de comida, deve usar uma folha de papel toalha. Posteriormente, com uma esponja macia e detergente neutro, faça a limpeza.
7 – Lavar a panela com esponja de aço
Nunca use esponjas de aço na limpeza das panelas e frigideiras antiaderentes. As esponjas desse material abrasivo, quando usado frequentemente e a longo prazo, removem o revestimento da panela, gerando danos permanentes ao teflon. Para limpar a panela antiaderente, deve usar uma esponja macia.
8 – Usar produtos abrasivos na limpeza
As panelas de teflon não devem ser limpas com saponáceos. Os fabricantes são unânimes ao defender que esses produtos danificam a camada antiaderente dos utensílios.
9 – Guardar a panela sem proteção
Para evitar danos no teflon, deve colocar a panela de modo adequado. Se empilhar os utensílios para ganhar espaço, deve colocar uma folha de papel absorvente no interior da panela, para prevenir atrito entre as panelas, riscos ou danos à camada antiaderente dos utensílios.
Aprenda a cuidar dos seus utensílios de cozinha:
- Como limpar tachos queimados fácil e eficazmente
- Aprenda a tirar e limpar a gordura dos utensílios de cozinha
- Aprenda a lavar panelas sem esforço
Dicas para remover queimado de panela teflon e outros cuidados
- Antes de aquecê-la, unte a panela com óleo.
- Evite deixar a panela ou a frigideira vazia no fogo alto.
- Se os alimentos se agarrarem no fundo, coloque a panela de molho num pouco de água morna e detergente.
- Deixe de molho por alguns minutos, até verificar que os resíduos agarrados amolecem.
- Com uma colher de silicone, deve retirar o que ainda se encontra agarrado à panela.
- Para tirar o queimado da panela de teflon, repita o mesmo procedimento.
- No momento de lavar, deve esperar que os utensílios esfriem um pouco. Evite colocar panelas quentes em contacto com água fria.
- Se verificar que a camada antiaderente da panela se encontra muito danificada, deve suspender o seu uso para evitar que o revestimento se solte durante o cozimento dos alimentos.