Os especialistas ajudam a tomar a decisão sobre se deve colocar pneus novos à frente ou atrás, indicando qual opção pode interferir na condução.
A experiência de conduzir revela-se bastante agradável, sendo inegável (e indescritível) a sensação de independência e de liberdade. No entanto, ter um carro representa uma grande responsabilidade. Ter um automóvel permite-nos grande mobilidade, mas também implica ter de fazer investimentos. Há gastos que têm de se fazer para manter o carro nas condições mínimas.
Por vezes, temos de comprar pneus. Como são quatro isso implica um custo relativamente elevado. Por isso, não é incomum colocar apenas dois, deixando “a promessa” de comprar os outros dois mais tarde.
Portanto, somos obrigados a lidar com um dilema: coloco os pneus novos na frente ou atrás? Os especialistas ajudam a tomar a decisão sobre a colocação de pneus novos, indicando como essa opção interfere na condução.
Se tiver de optar, deve colocar pneus novos à frente ou atrás?
Segurança
Tratando-se de um automóvel, uma das grandes questões que se deve levantar é qual será a opção que assegura maior segurança? É sensato tentar saber se colocar pneus novos à frente é o mais seguro ou se a melhor opção é colocar os pneus novos atrás.
Há que separar os mitos e opiniões, daquilo que pode ser uma explicação científica, feita por especialistas na matéria.
A opinião dos condutores
Os especialistas podem indicar qual é a melhor opção e aprofundar o papel fundamental na utilização segura dos pneus num automóvel. Os condutores identificam frequentemente que os pneus dianteiros são essenciais na condução. São eles os responsáveis pelo momento de travar, acelerar ou virar.
Por isso, justifica-se que esses pneus revelem essa responsabilidade, apresentando provas de que sofrem um maior desgaste do que os pneus traseiros.
A dúvida
No entanto, será que deve ser esta opinião a mais adequada? Serão estes os argumentos mais fortes? Ou será que há outros argumentos que devem ser considerados no momento de optar por colocar pneus novos?
Se quer ter o devido esclarecimento e ver estas e outras questões respondidas, descanse, neste artigo terá toda a informação que precisa de saber. Quando é realizada a instalação de pneus novos à frente ou atrás, o automóvel revela-se diferente.
Por isso, esta decisão tem influência, em matéria de segurança de um automóvel e no desempenho dinâmico no carro.
O desgaste
É bastante comum os condutores reconhecerem e valorizarem o diferente desgaste nos pneus. Por isso, quando surge a dúvida sobre onde colocar pneus novos (à frente ou atrás?) as incertezas tendem a ser reduzidas, quando se comparam estas duas áreas.
No entanto, sabe-se que o desgaste dos pneus do eixo dianteiro não é uniforme. Há diferentes variáveis a interferir no desgaste dos pneus dianteiros. Entre eles, destacam-se:
- A da carga de travagem;
- A força de tração das rodas;
- A distribuição de peso do carro;
- A distribuição da força direcional;
- Outros.
Estas forças são aplicadas nos pneus dianteiros do seu carro. Por isso, quando comparado com o desgaste dos pneus traseiros, facilmente se justifica e compreende que os pneus da frente apresentem um maior desgaste.
Apesar de se reconhecer que estes fatores de desgaste do eixo dianteiro são válidos, por si só, não esclarecem a dúvida quanto à melhor opção. Idealmente, colocar 4 pneus novos é a opção adequada, mas nem sempre se pode fazê-lo.
Se vou fazer colocar apenas 2 pneus novos, devo priorizar a dianteira ou a traseira?
O que dizem os especialistas
Os especialistas defendem que se coloquem pneus novos (ou em melhor estado), no eixo traseiro, independentemente de o carro ser de tração dianteira, ser de tração traseira, ou até ser de tração às 4 rodas.
Após a realização de uma vasta série de testes, a recomendação é sempre a mesma. Nesta avaliação, o fator de desgaste não entra na equação. Caso contrário, o eixo dianteiro somaria mais pontos e até poderia conquistar a posição de receber os pneus novos ou de menor uso. Ora, as considerações dos especialistas foram para a segurança.
A resposta
A opção pelo eixo traseiro deve-se a este ser (tendencialmente) o primeiro a fugir em caso de despiste. Por isso, requer mais segurança. Desta forma, a resposta é só uma quando o critério é assegurar uma condução mais segura.
A resposta à questão é que deve colocar os pneus novos atrás. Os pneus que oferecem melhor qualidade e inércia ao carro devem ser colocados atrás. O mesmo pode ser confirmado quando analisamos o comportamento de novos pneus, quando estes são instalados na dianteira, se compararmos com o comportamento dos mesmos, quando são colocados na traseira.
Comportamento de pneus novos instalados: na dianteira
Se colocar os pneus novos (ou em melhores condições, usados, mas com pouco uso) na dianteira do automóvel, o comportamento do carro modifica-se. O seu equilíbrio é invertido naturalmente. Por isso, o condutor é surpreendido, por estar habituado a um carro com menor aderência na frente.
Com esta opção, a traseira continuará a ceder com maior facilidade em estradas escorregadias, não existindo modo do condutor conseguir controlar o carro. Assim, fica difícil compensar a derrapagem. Se cair na tentação de usar os travões, o condutor do automóvel só irá contribuir para amplificar o efeito de peão no carro.
Por isso, facilmente se comprova que a melhor opção é instalar os pneus novos atrás. Colocá-los à frente é um erro que representa um perigo para a condução.
Comportamento de pneus novos instalados: na traseira
Se optar por instalar os pneus novos (ou com melhor qualidade) na traseira do carro, perceberá que essa opção não alterará o comportamento do carro. O comportamento do carro fica similar ao normal.
O equilíbrio de aderência será igualmente semelhante. Mesmo quando o carro passa nas estradas mais escorregadias, comporta-se devidamente. A aderência do eixo traseiro ficará sob controlo e o condutor do automóvel poderá controlar e conduzir o veículo sem problemas. Até poderá desacelerar e rodar o volante no sentido das curvas.
Ora, se o carro tivesse pneus novos na dianteira, neste cenário, o risco seria tão elevado que apenas um condutor muito experiente (ou nem ele) conseguiria sair da estrada sem mazelas.
A resposta dourada
Os especialistas não hesitam: a melhor opção é colocar as rodas na traseira do carro. A instalação de pneus novos deve ser realizada no eixo traseiro. Essa é a posição de quem melhor conhece a indústria automóvel.
Essa opção assegura maior segurança. Após a realização de diversos testes, a conclusão dos principais fabricantes de pneus foi clara: a colocação de pneus novos ou pouco gastos deve ser feita nos pneus traseiros. Essa opção permite ao condutor assegurar diversas vantagens, nomeadamente as seguintes:
- Garante melhor resposta do automóvel em piso molhado;
- Assegura maior controlo do veículo, mesmo nas situações mais inesperadas;
- Garante maior estabilidade, durante a circulação;
- Assegura maior segurança nas travagens e na condução;
- Garante melhor aderência nas curvas;
- Assegura maior aderência ao piso.
Por isso, devemos perceber as vantagens dessa opção. Apesar de se reconhecer que os pneus do eixo dianteiro sofrem maior desgaste, caso se pretenda mudar apenas 2 pneus de cada vez, os pneus da frente não devem ser substituídos primeiro.
Os pneus traseiros são a melhor opção, porque permitem controlar melhor a inércia do seu automóvel, mesmo em contextos mais inesperados e nos pisos mais desafiantes, nomeadamente mais derrapantes.
Por isso, tenha em consideração a opinião fundamentada dos especialistas e coloque os pneus novos (ou em melhores condições) no eixo traseiro.
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Curiosidade
Há em cada pneu uma letra que é importantíssima para a sua segurança. Quer saber o que ela significa? Apesar de passar despercebida a muitos condutores, alguns dos números e letras que são apresentados nos pneus dos carros têm significado.
É possível explicar o significado da letra que se vê na imagem. A letra indica o índice de velocidade. Ora, este índice pode ir desde a letra A até à Y. Há letras que só surgem em pneus de automóveis que podem realizar elevadas prestações, porque nem todos os pneus estão preparados para velocidades excessivas. Essas velocidades nem são permitidas na lei portuguesa…
Eis os significados das letras do pneu:
- J – 100 km/h
- K – 110 km/h
- L – 120 km/h
- M – 130 km/h
- N – 140 km/h
- P – 150 km/h
- Q – 160 km/h
- R – 170 km/h
- S- 180 km/h
- T- 190 km/h
- H- 210 km/h
- V- 240 km/h
- ZR- mais de 240km/h
- W- 270 km/h
- Y- 300 km/h