Existem algumas cidades portuguesas subvalorizadas que reúnem um conjunto fantástico de atrações que as tornam verdadeiramente imperdíveis. Descubra Portugal!
O nosso país tem recebido enormes elogios em revistas e plataformas internacionais ligadas ao turismo. Portugal já recebeu vários prémios nesta área, que mantém um crescimento contínuo. São cada vez mais os turistas a visitar o nosso país.
Entre os destinos mais populares do país estão Porto, Lisboa, Algarve, Madeira, entre outros. No entanto, há destinos sem grande fama que escondem muitos encantos. Existem algumas cidades portuguesas subvalorizadas que reúnem um conjunto fantástico de atrações que as tornam verdadeiramente imperdíveis!
O NCultura reuniu 12 cidades maravilhosas que são perfeitas uma escapadinha de fim de semana (ou para umas férias em família). Se quer viajar em Portugal e conhecer locais imperdíveis, tome nota destas sugestões.
Descubra Portugal: 12 cidades que não têm a atenção devida
- Amarante
- Angra do Heroísmo
- Câmara de Lobos (Madeira)
- Castelo Branco
- Chaves
- Covilhã
- Estremoz
- Guarda
- Santarém
- Silves
- Tomar
- Viana do Castelo
1 – Amarante
Esta cidade encontra-se a apenas 60km da cidade Invicta, por isso quem mora no Porto ou nas proximidades deve colocar Amarante como um destino a visitar. Revela-se um local encantador para uma escapadinha.
Amarante apresenta um conjunto assinalável de atrações que a torna particularmente interessante. Trata-se de um daqueles locais que vale muito a pena visitar.
Uma das melhores experiências que se pode viver na cidade é caminhar, simplesmente. Passear pelas ruas antigas do centro histórico. Seja de mão dada com a pessoa amada, seja em contexto de família (ou com amigos), a experiência será bastante agradável.
Os diversos exemplares de arquitetura românica e os vários edifícios da Idade Média presentes no local tornam o momento bastante atrativo, memorável.
O casario típico de Amarante é outra atração irresistível desta cidade com muita história. Passear pelas suas ruelas, atravessar a ponte de S. Gonçalo (o nome desta ponte deve-se ao frade dominicano que a mandou construir), apreciar as vistas,… são experiências imperdíveis.
O ex-libris local vai para a Igreja e Convento de São Gonçalo, uma construção religiosa absolutamente encantadora. Para os que procuram um espaço cultural que os deixe conhecer um pouco melhor a história da Arte de Portugal, há o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, um espaço que se dedica a este pintor que é um dos nomes mais emblemáticos da pintura portuguesa.
Os mais gulosos devem visitar as barracas dos vendedores dos doces de S. Gonçalo, famosos pelo seu aspeto fálico. Olhar para estes doces sem esboçar um sorriso é verdadeiramente impossível. Colocar a boca nos doces de S. Gonçalo representa sempre o arrancar de um conjunto de gargalhadas.
Segundo a tradição, nas festas de S. Gonçalo, os rapazes devem oferecer este doce às raparigas que querem conquistar. Existe ainda a lenda do casamento certo. Quem desejar arranjar noivo, só tem de tocar no túmulo de S. Gonçalo, o santo casamenteiro…
2 – Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo é a deslumbrante capital da bonita Ilha Terceira. Desde o ano de 1983 que Angra do Heroísmo se encontra classificada pela UNESCO como Património Mundial.
Este local é verdadeiramente fascinante. Consegue congregar um conjunto vasto de qualidade, além da incrível beleza. Este é um local com história. Tem monumentos que ajudam a perceber o valor de Angra do Heroísmo
Passear pela Praça Velha é aquela experiência que todos os que visitam Angra do Heroísmo repetem. Serve como ponto de partida para a grande aventura que representa ir à descoberta desta cidade que nos apresenta um Património riquíssimo.
Existem vários monumentos imperdíveis em Angra do Heroísmo. O Forte ou o Castelo de São João Baptista é uma referência local. O Forte de São Sebastião (também conhecido como Castelo de São Sebastião ou Castelinho, simplesmente) é outra atração de visita obrigatória. Ambas as construções serviram para proteger a costa ao longo dos séculos.
Outras atrações de Angra do Heroísmo são as construções religiosas, templos que serviram para unir a comunidade local, entre muitas outras funções. Existem muitas igrejas por aqui, mas também capelas e ermidas. A Sé Catedral é uma construção religiosa do século XVI. Deste século, há ainda o Convento de São Gonçalo, como outro elemento merecedor da nossa atenção.
3 – Câmara de Lobos (Madeira)
Uma viagem de um arquipélago para outro. Câmara de Lobos encontra-se na Ilha da Madeira e trata-se de um dos locais mais antigos e históricos da Ilha. O povo de Câmara de Lobos agradece à pesca e à agricultura a sua sobrevivência.
Câmara de Lobos foi um dos primeiros locais colonizados na Ilha. Tal aconteceu devido à facilidade marítima da baía, que também é bastante aprazível. Por isso, atualmente, encontram-se atracadas as mais variadas embarcações piscatórias. Os Xavelhas destacam-se por serem embarcações coloridas e pitorescas.
Winston Churchill, antigo primeiro-ministro inglês, visitou a ilha a 8 de janeiro de 1950. Foi nesse contexto que pintou um retrato excecional sobre este local maravilhoso. A nível gastronómico, Câmara de Lobos consegue-nos apresentar o melhor da Ilha da Madeira.
Conhecer a famosa banana da Madeira é obrigatório. Provar a popular poncha torna-se inevitável. Esta bebida foi confecionada originalmente pelos pescadores. Eles recorreram a produtos como aguardente de cana-de-açúcar, açúcar, casca de limão e água.
4 – Castelo Branco
A beleza desta cidade é deslumbrante. Castelo Branco é a Capital da Beira Baixa, uma cidade que reúne um conjunto fantástico de atrações. Esta cidade conta com uma beleza natural incomum e um património vasto e diversificado. Castelo Branco tem nas suas tradições (bem enraizadas) uma enorme riqueza.
Esta cidade alia várias qualidades: cultura, história, Natureza e sabor. Castelo Branco é uma cidade secular que proporciona um ambiente próximo e familiar a todos os que a visitam. Fazer a Rota dos Museus permite-nos perceber que existe uma oferta cultural ímpar nesta cidade. A Rota revela-nos a “História da Seda em Portugal”.
Nesta experiência, pode perceber qual foi a herança deixada pela indústria têxtil. Poderá ficar a conhecer a história dos canteiros no concelho. Além disso, poderá confirmar a presença judaica em Castelo Branco. Outro conhecimento que pode obter é sobre a história dos portados quinhentistas.
Nesta cidade, também poderá ficar a conhecer as obras de Manuel Cargaleiro, o célebre modernista que entrou com mérito na História da Arte Portuguesa. Há a possibilidade de visitar exposições de artistas nacionais e internacionais. Os amantes da cultura também devem ficar entusiasmados por ficarem a conhecer melhor o Bordado de Castelo Branco.
5 – Chaves
Chaves é uma cidade Transmontana sem qualquer comparação. Ela reúne um conjunto de qualidades que a torna inigualável. Além da sua beleza natural deslumbrante, a cidade de Chaves apresenta um legado histórico e cultural incomum, riquíssimo.
A cidade de Chaves é banhada pelo rio Tâmega. Um elemento importante que reivindica protagonismo nas paisagens locais, tornando a cidade mais bela. Chaves encontra-se muito próxima de Nuestro Hermanos. Parece quase beijar a vizinha Espanha. A sua localização torna Chaves numa cidade bastante apelativa e procurada.
Existem diversas atrações que tornam a passagem por Chaves inesquecível. Entre as grandes atrações locais está a Torre de Menagem do Castelo Medieval e o perímetro da muralha, espaços que qualquer visitante da cidade Transmontana tem de conhecer.
A ponte romana de Trajano é uma atração com muita história. Atrai a atenção de muita gente que visita a cidade. As termas romanas revelam o passado termal deste local. Os fortes de São Francisco e São Neutel são outras construções emblemáticas de Chaves.
Existem outras atrações na cidade, nomeadamente construções religiosas. As igrejas Matriz e da Misericórdia revelam-se dois exemplos imperdíveis. Em Chaves, há ainda outras atrações populares, como as varandas florais tão típicas.
Visitar o paço dos Duques de Bragança revela-se outra experiência que não vai querer perder. Um espaço que todo o amante de arte deve querer conhecer é o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. Este museu está num edifício projetado pelo famoso arquiteto Siza Vieira. O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso foi inaugurado em julho de 2016.
6 – Covilhã
A história da Covilhã é antiga e remonta aos tempos da romanização da Península Ibérica. Existem vários locais na Covilhã que proporcionam experiências memoráveis, desde museus a monumentos emblemáticos.
O Museu dos Lanifícios revela-se um exemplo de um espaço cultural local que é de visita obrigatória. Desde a década de 1680 que a Covilhã viveu da fiação e da tecelagem de lã, algo que diz da herança que duas fábricas da cidade deixaram para este povo: a Fábrica de Panos da Covilhã e a Fábrica Real Veiga.
O Museu da Arte Sacra é outro elemento imperdível. Este espaço abriu portas em 2011 e apresenta-nos mais de 600 artefactos religiosos que são provenientes de diversos Mosteiros e Igrejas da região. O museu do Queijo é outra opção. Uma proposta distinta, mas que se pode revelar agradável, principalmente se for fã deste produto.
Realizar um passeio pela Praça do Município revela-se uma daquelas experiências que seguramente sentirá o impulso de fazer. A Igreja da Misericórdia é uma construção religiosa datada do século XVII.
No entanto, ela sofreu alterações assinaláveis no século XIX. As esculturas presentes na fachada são uma das várias atrações que se podem encontrar nesta igreja. As virtudes são a Fé, a Esperança e a Caridade.
7 – Estremoz
A “cidade branca” do Alentejo, como Estremoz é conhecida, proporciona momentos agradáveis a todos os visitantes. Estremoz é conhecida pelo epíteto de “cidade branca”, devido à cor do casario, mas também às jazidas de mármore branco.
Nesta cidade portuguesa, encontra-se o célebre “Mármore de Estremoz”. Este material tem uma exploração antiga.
Se Portugal consegue ser o segundo maior exportador de mármore do mundo, tal conquista consegue devido a esta região. Ela contribui em 90% para esse sucesso.
O seu casario branco é visível, destacando-se na paisagem. Apresenta-se espalhado ao longo de uma colina. O casario encontra-se bem protegido, abraçado por velhas muralhas e noutros tempos, pela Torre de Menagem.
Passear pelo Centro Histórico de Estremoz e ver a Torre Medieval e as suas fortificações seiscentistas são experiências obrigatórias para qualquer visitante desta cidade. Há quem aproveite a proximidade para realizar uma visita ao castelo de Evoramonte, com a sua imponente Torre/Paço Ducal.
Estremoz tem um património natural rico. Na paisagem rural, é possível confirmar a presença de vastos vinhedos. As vinhas apresentam-se ao longo de extensas planícies.
As uvas que se irão transformar nos vinhos de Estremoz amadurecem sob o sol escaldante que as ilumina. Os amantes de Enoturismo verão em Estremoz um destino perfeito para uma escapadinha de sonho.
As famílias que procuram ter um fim de semana relaxante e silencioso encontrarão aqui um local que assegura o descanso desejado. Nesta cidade, poderá ainda realizar passeios a cavalo, uma experiência que ficará para sempre na sua memória.
8 – Guarda
Esta cidade está presente no Interior Centro de Portugal. A Guarda pode ensinar-nos muito sobre como sobreviver em climas adversos. As pessoas locais estão habituadas às dificuldades do clima frio e montanhoso. A cidade da Guarda está situada bem próxima da Serra da Estrela. Muitos dos que visitam esta cidade são agradavelmente surpreendidos.
Existem muitas atrações na Guarda, por isso visitar esta cidade revela-se uma experiência bastante agradável. Entre os destaques da cidade está a sua encantadora Catedral, uma das construções religiosas mais acarinhadas pelos cidadãos da Guarda.
Esta região é caracterizada pela histórica presença judaica. A comunidade judaica da Guarda foi uma das mais importantes comunidades judaicas de Portugal, durante muito tempo.
Por aqui, existem muitas localidades com judiarias (tratam-se de bairros judaicos antigos). Além disso, por esta região também existem alguns museus dedicados a este povo. O antigo bairro judeu da cidade da Guarda está situado dentro das muralhas da cidade, perto da Porta D’ El Rei.
9 – Santarém
A cidade de Santarém serviu como um espaço de encontro que permitiu reunir algumas das melhores mentes do país. As ideias de grandes personalidades da ciência náutica, das artes e das letras foram reunidas.
Pedro Álvares Cabral, por exemplo, foi uma das personalidades que beneficiou deste contexto. No século XV, relacionou-se com outros vultos da cultura. O Pedro Álvares Cabral foi o primeiro navegador português a chegar ao Brasil.
O poeta lírico Luís Vaz de Camões também passou por aqui. Ele ficou para a história da literatura portuguesa. A sua obra “Os Lusíadas” será para sempre lembrado. Outras personalidades relevantes foram Fernão Lopes Castanheda (um importante historiador dos descobrimentos) e Martim Afonso de Melo que foi o primeiro europeu a chegar por mar à China.
A cidade de Santarém também esteve ligada a outros acontecimentos importantes da História de Portugal durante o século XIX. Santarém serviu de palco da Guerra Peninsular. Aconteceu o mesmo durante as Guerras Napoleónicas.
Santarém foi ainda uma das cidades que esteve na linha da frente nas lutas liberais. Santarém também teve um papel importante pelo forte apoio dado ao movimento libertador do 25 de abril de 1974, o movimento liderado pelas tropas do Capitão Salgueiro Maia.
Entre os espaços culturais mais populares da cidade estão: Museu do Forcado, Museu Diocesano, Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, Museu Etnográfico Ribeira de Santarém, entre outros.
Uma das construções religiosas mais importantes é a Igreja de S. João do Alporão, espaço onde se encontra o Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia. A Torre das Cabaças, onde está localizado o Núcleo Museológico do Tempo, revela-se outra atração imperdível.
10 – Silves
Silves chegou a ser a capital regional do Algarve (atualmente é Faro). A cidade de Silves tem um passado fantástico e um presente que espelha essa história e a cultura. Em Silves, é possível encontrar ruínas e edifícios que foram transformados em museus, o que diz bem do respeito que tido pelo legado da terra.
Entre os grandes destaques desta cidade está o Castelo de Silves, uma construção imponente que encanta quem visita este local encantador. Outra construção mítica é a Catedral de Silves, um templo bastante acarinhado pelos habitantes da cidade.
Outros locais de destaque, que devem ser tidos em consideração por quem visita Silves são o mercado Municipal e a ponte de Silves, que permite a passagem sobre o rio Arade. Estas são meras referências que permitem tornar a visita a Silves ainda mais agradável.
11 – Tomar
Tomar é uma cidade portuguesa que está ligada a uma ordem religiosa que gerou grande interesse (ainda mais) após o sucesso de Dan Brown. Esta cidade tão encantadora é conhecida como a “cidade dos Templários”.
O epíteto de “cidade dos Templários” deve-se à conquista destas terras aos mouros, no século XII. O rei D. Afonso Henriques contou com o apoio desta ordem religiosa e, após a conquista das terras, o rei cedeu as terras à Ordem dos Templários.
Foi a forma de agradecimento encontrada pelo rei português. D. Afonso Henriques premiou assim os cavaleiros desta ordem pelo seu esforço na manutenção e expansão da fé cristã em território português.
O Castelo e o Convento de Tomar são os ex-libris locais. Espaços com história que permitiram desenvolver estas terras, permitindo a prosperidade de Tomar. A Igreja de São João Baptista é uma construção religiosa datada do século XVI. Trata-se de outra atração local que é merecedora da nossa atenção.
A Sinagoga mais antiga de Portugal é uma das várias atrações de Tomar. Outra das atrações locais está no Museu dos Fósforos, um espaço original onde se podem encontrar mais de 60 mil caixas, provenientes de 127 países
12 – Viana do Castelo
Viana do Castelo é um destino perfeito para uma escapadinha memorável, independentemente da forma como se visite a cidade: a solo, com a pessoa amada, acompanhado da família ou amigos, a experiência será sempre incrível.
Passear pelas ruas e ruelas do centro histórico desta cidade revela-se uma experiência particularmente agradável. Este centro histórico é um dos mais belos de Portugal, um dos que se encontra mais bem conservado.
A cidade de Viana do Castelo possui um conjunto de atrações fantástico. Entre os grandes destaques desta cidade está a Matriz medieval. Existem outras atrações, tais como os Antigos Paços do Concelho.
A Casa da Misericórdia é uma construção quinhentista, um espaço que gera interesse, pelo seu aspeto e pela sua história. Desse templo, há ainda o Chafariz, construído no mesmo século que essa casa. Por isso, ambas as atrações são marcos importantes que revelam o passado rico e fascinante desta cidade.