Existem várias formas de adoçar café, mas já experimentou com mel? Descubra o que acontece se beber café com mel. Quem diria que adoçar café com mel se revela uma excelente opção para adoçar a bebida que faz parte do seu quotidiano. Beber café faz parte dos hábitos de muita gente. Muitas são as pessoas que cometem o erro de adoçar a bebida rica em cafeína com açúcar branco. Ora, esta opção não é nada benéfica. Este ingrediente torna o café menos benéfico.
Contudo, adicionar mel ao café dá o toque doce que pretende na bebida, enriquecendo-a a vários níveis. Adoçar café com mel é uma opção saborosa e saudável. Por isso, esta é uma dupla poderosa para a saúde, com efeitos surpreendentes no organismo. Acreditamos que irá gostar mais se beber café com mel.
Descubra o que acontece se beber café com mel
Todos reconhecem que o mel é um produto delicioso. No entanto, poucas pessoas pensam em colocar este produto no café. Já experimentou? Colocar mel na sua bebida diária revela-se uma decisão bastante inteligente, uma vez que é uma melhor opção que o açúcar branco que os portugueses usam recorrentemente.
O mel
Este produto tem origem na transformação do néctar e das secreções de determinados insetos em mel, devido à preciosa ajuda das abelhas. A extração do mel é realizada por via de um processo frequentemente designado de centrifugação.
Após esta fase, este produto natural é transferido para recipientes próprios. Posteriormente, o mel é guardado em frascos de vidro, semelhantes aos que temos na nossa casa. O mel deve ser consumido de forma regular, como alternativa a adoçantes como a sacarose.
Graças aos açúcares simples presentes no mel, como a frutose e a glicose, este produto natural revela-se uma fonte de energia. O mel é um produto de digestão fácil que contém diversos nutrientes benéficos para o nosso organismo. Este produto natural ajuda a produzir açúcar, enzimas, vitaminas e minerais de que o nosso corpo necessita para viver melhor.
Benefícios do mel
Este produto contém diversas propriedades benéficas para o organismo. O mel é recomendado como uma excelente opção para adoçar, leite ou café. Ele deve ser visto como uma melhor opção do que o açúcar ou outros adoçantes.
Naturalmente, o mel é um doce relativamente calórico. Por isso, o seu consumo deve ser moderado. Alguns dos principais benefícios do mel para o corpo humano são:
- Ajuda a fixar o cálcio e o magnésio.
- Alivia a tosse.
- Aumenta o poder físico e a resistência.
- Apresenta uma ação anti-anémica.
- Possui uma ação descongestionante.
- Apresenta uma ação diurética.
- Possui uma ação protetora, desintoxicante, estimulante e reguladora.
- Promove a saúde cardiovascular.
Tipos de mel
Contudo, para usufruir destes benefícios, é necessário consumir 20 a 30 gramas de mel por dia, aproximadamente, principalmente como alternativa do açúcar. Em vez de recorrer ao açúcar, use mel para adoçar. Pode integrá-lo em bebidas quentes. Também pode recorrer ao mel na confeção de doces, entre outras possibilidades. Existem ainda tipos de mel distintos, o que faz com que ele se apresente de formas diferentes.
As diferenças acontecem na reparação, na área de produção e manifestam-se na cor, no aroma, no sabor. Há diversos tipos de mel. Enquanto uns apresentam sabor mais forte, outros são mais suaves. Eis alguns dos tipos de mel mais populares!
- Mel de alecrim: recomendado em caso de insuficiência hepática;
- Mel de castanha: remineralizante;
- Mel cítrico: apresenta propriedades antiespasmódicas e sedativas;
- Mel Linden: produto recomendado em situações de nervosismo e de insónia.
Um produto com longevidade
Qualquer tipo de mel tem uma vantagem relativamente aos diferentes tipos de açúcar, a sua longevidade. Mesmo quando fica fechado muitos anos no frasco, o mel não apresenta alterações na sua composição, desde que este produto natural fique devidamente conservado.
Desta forma, para ter um produto por muito tempo, guarde o mel num local seco e fresco, sem o colocar no frigorífico.
A colocação de mel no café
Embora o café seja uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, muitos desconhecem que devem adoçá-la com mel. As pessoas optam por colocar uma ou mais colheres de açúcar. No entanto, uma colher de mel é uma opção mais benéfica, para a saúde e para a bebida. Por que não experimenta beber café com mel?
Adoçar esta bebida de sabor intenso e amargo com mel eleva a experiência a outro patamar. Os médicos e nutricionistas alertam constantemente que a sacarose não é a opção mais saudável.
Há que evitar o açúcar branco, seja no café ou noutros alimentos (bolos, chás, leite…). Por isso, recomendam que se procure usar adoçantes mais naturais e sem tantas contraindicações.
Desta forma, faz todo o sentido conjugar café com mel e reunir os benefícios de ambos os ingredientes. Assim, conseguirá usufruir de uma bebida mais saborosa e mais rica. O café ficará mais potente e saudável. Os especialistas recomendam o uso de um tipo de mel com sabor mais neutro, para não interferir muito no paladar do café.
O café é uma bebida que estimula a diurese, reduz a velocidade e neutraliza a absorção de gorduras. No entanto, como esta bebida contém cafeína, é fundamental moderar o consumo de café, porque se torna numa bebida demasiado excitante e perigosa, quando é consumida em excesso.
Dica para adoçar com mel
Para gerar um efeito final melhor, não deve adicionar o mel quando a bebida ainda se encontra muito quente ou a ferver.
As temperaturas elevadas não são boas para o mel, pois podem comprometer os nutrientes e os benefícios deste produto natural. Por isso, antes de adoçar, aguarde que arrefeça.
Quatro razões para usar o mel como adoçante
- É um produto muito doce, com menos calorias que a sacarose;
- É de digestão fácil, pois só contém açúcares simples na sua composição;
- É uma fonte de energia de excelência;
- O mel ainda contém vitaminas, minerais e antioxidantes, elementos vitais para o bom funcionamento do nosso organismo.