Será que eles são como nós?! Conheça alguns factos e curiosidades inacreditáveis sobre a família real britânica.
Desde a infância que os meninos e as meninas são levados a conhecer o mundo encantado dos Reis e das Rainhas, dos Príncipes e das Princesas. Mais tarde, na escola, descobre-se que esse mundo de reis e de rainhas pode estar cheio de coisas pouco dignas.
A família real britânica continua a ocupar um mediatismo distinto. É uma família que tem no sangue uma herança genética de enorme valor. A história desta família continua a ser de elevado interesse, pois em Inglaterra, que tem um parlamento e um primeiro-ministro, a Rainha Isabel II continua a ter um poder e uma influência incomuns nos nossos dias.
Em muitos países, nomeadamente no nosso, deixou de haver monarquia, deixou de haver espaço para reis. Assim, por diversas razões, a família real britânica revela-se bastante atrativa, existindo vários factos ou acontecimentos que se revelam autênticas preciosidades. Será que eles são como nós!?
O quê?! 12 curiosidades inacreditáveis sobre a família real britânica
1 – O sobrenome
Já ouviu e viu o nome de vários elementos da família, Rainha Elisabeth, Príncipe Charles, Príncipe William, Príncipe Harry, mas sabe o sobrenome deles?
Desde o ano de 1960, que o seu sobrenome real é Mountbatten-Windsor que, na verdade, se trata de uma combinação entre o nome da casa real e o sobrenome de pré-monarquia do príncipe Philip.
2 – A rainha não tem carta de condução
A Rainha Elizabeth não necessita de apresentar carta de condução para conduzir legalmente. Ela, que foi motorista e mecânica em plena Segunda Guerra Mundial, por ser rainha, tem essa “prerrogativa real”. As cartas de condução são criadas em nome da rainha.
3 – A rainha não tem passaporte
A Rainha Elizabeth II não tem passaporte. Todos os passaportes no Reino Unido são dados em nome da Rainha. Por isso, ela não necessita dele para viajar para todo o mundo, sendo a única que tem essa regalia.
4 – A Rainha bebe diariamente
É conhecido que, ao longo do dia, a rainha coloca na sua rotina 4 momentos para beber. Num deles, a Rainha gosta de se deliciar com um bolo de chocolate, acompanhado de champanhe.
5 – A família real anda sempre com roupas pretas
A família real tem a regra de viajar sempre para o exterior com um kit de roupa preta. Este conjunto apenas deve ser usado em caso de necessidade. Se alguém da família morrer, as roupas revelarão o luto e o seu estado emocional.
6 – Alérgicos ao toque?
A família real não deve tocar em plebeus, sendo que as pessoas do povo não têm permissão para tocar nos membros da família real. Ora, há uma exceção: o aperto de mão formal que se vai vendo em eventos públicos.
Existem ainda outras exceções: o Príncipe William já quebrou esse protocolo para cumprimentar Sir Paul Reeves, o ex-governador-geral da Nova Zelândia, pois fê-lo à maneira tradicional maori (um encostar de testa). Michelle Obama também ousou abraçar a Rainha Elizabeth II.
7 – Não podem jogar Monopoly
Este jogo de tabuleiro é muito viciante, levando a que as pessoas da família real se comportem de forma inadequada.
O príncipe Andrew recebeu como presente o famoso jogo de tabuleiro conhecido como Monopólio. Contudo, quem ofereceu o presente recebeu como resposta: “Não temos permissão para jogar Monopoly”.
Após a revelação do príncipe Andrew, surgiu a questão “Porquê?”. Bem, aparentemente, o jogo não está ao nível dos elevados valores da realeza, despertando paixões negativas.
8 – A família real não come marisco
A intoxicação alimentar é um problema sério. Por isso, para evitar esse risco, a família real criou a regra (já antiga) de que nunca se deve servir marisco ou frutos do mar à família real.
Contudo, como os tempos são outros, há quem não a cumpra, como é o caso do Príncipe Charles.
9 – A rainha usa o sempre o mesmo verniz
O produto é relativamente barato (US $8), tendo em conta o poder económico da monarca, mas a Rainha usa sempre o mesmo verniz, desde 1989. O verniz é “Ballet Slippers”, sendo usado por muitas celebridades e influencers.
10 – A bolsa da Rainha e os sinais secretos
Hugo Vickers é historiador real, sabendo imenso sobre os procedimentos da família real. O historiador revelou à People que a Rainha usa um código especial. Através do posicionamento da sua bolsa ela envia determinadas mensagens à sua equipa.
Hugo referiu à revista que: “Seria muito preocupante se uma pessoa estivesse a conversar com a rainha e visse a bolsa passar de uma mão para a outra”. É que isso seria sinal de que essa pessoa estava a ser enfadonha (no mínimo!).
De acordo com o historiador, nessas situações, uma pessoa da equipa de segurança iria ajudar a rainha a livrar-se da companhia indesejada. Seria uma forma elegante de terminar com uma conversa enfadonha…
11 – Bolo comido muito tempo depois de ser feito
O batizado do Príncipe Louis foi realizado no dia 09 de julho de 2018, mais precisamente no St. James Palace, em Londres. Nesse dia, os convidados comeram um bolo que tinha sido feito há muito tempo.
Como é tradição, a família real serviu aos convidados um bolo que era do casamento de William e Kate e que tinha sido congelado. O bolo foi feito para a festa de casamento dos príncipes, que ocorreu no dia 29 de abril de 2011. São 7 anos de bolo… O próprio bolo merecia um bolo de aniversário!…
12 – O verdadeiro nome de Harry…
O nome verdadeiro do Príncipe Harry é Henry e não Harry. Alguma vez ouviu falar no príncipe Henry?
Ver esta publicação no Instagram
Leia também:
- O que guardará a rainha Elizabeth II na sua carteira?
- As loucuras de Marcelo Rebelo de Sousa
- Meghan Markle e as 5 principais revelações sobre a família real
NCultura
Se leu “O quê?! 12 curiosidades inacreditáveis sobre a família real britânica” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!