A Costa Nova do Prado fica em Ílhavo e é um local verdadeiramente especial. Em frente à ria de Aveiro, destacam-se as típicas casas da zona. Aqui, implantados entre a ria e o mar, encontram-se pequenos palheiros às riscas encarnadas, azuis e verdes. Outrora usados como armazéns de alfaias da pesca, hoje em dia acolhem várias famílias durante a época balnear. Contudo, a Costa Nova tem muito mais para oferecer.
Além de reunir uma série de encantos naturais dignos de serem vistos, também há uma riqueza patrimonial assinalável. Não faltam argumentos para defender a tese de que este é um destino extraordinário, particularmente interessante para quem procura uma escapadinha para revigorar o espírito. Os casais que procuram romantismo e querem apimentar a relação, também poderão encontrar na Costa Nova as condições ideais para dar asas ao amor. Fique a conhecer as diferentes razões que justificam o seu sucesso.
Costa Nova do Prado: 10 locais encantadores que tem de visitar
Passeios de barco
A natureza é deslumbrante, por isso a melhor forma de conhecer a Costa Nova é através de passeios de barco. Certamente que não faltarão empresas a proporcionar essa experiência verdadeiramente encantadora. Pode optar por fazer passeios de barco no mar, mas também fazer pela na ria, que possui outros atrativos. Não desperdice a oportunidade de vivenciar uma experiência maravilhosa.
Passadiço/ciclovia
Outro programa especialmente indicado para quem gosta de desporto e atividade física, é andar de bicicleta pela ciclovia ou caminhar ou correr pelo passadiço. A Costa Nova proporciona condições invejáveis para a atividade física num contexto de rara beleza, com uma paisagem única e deslumbrante. Cenários impressionantes, com destaque para a ria de Aveiro ou para as diversas praias da zona.
Leia também: 7 aldeias presépio portuguesas
Farol da Praia da Barra
Este farol está presente na praia da Barra. Possui um encanto peculiar, reivindicando para si o protagonismo de uma paisagem encantadora. A praia em si é um ponto turístico relevante com a beleza do seu areal e das suas águas, mas a presença do farol eleva a experiência a outro nível.
Este farol é o mais alto do país. A sua dimensão permite brilhar na bela paisagem. As fotos tiradas causam sempre sensação nas redes sociais. Por isso, leve uma boa máquina fotográfica.
Vídeo de: Blade Cam
Praia da Vagueira
Outra praia que se revela bastante atrativa é a praia da Vagueira. Os apaixonados por desporto encontram aqui inúmeros desportos aquáticos que podem experimentar ou praticar. Entre eles estão o kitesurf, a canoagem ou o surf.
Contudo, esta praia proporciona outros momentos interessantes. Além do comum de qualquer praia (espaço para estender a toalha, banhos de sol, mergulhos, areia quente,…), há ainda a possibilidade de testemunhar a arte xávega.
Praias da Vagueira e de Mira e arte xávega
Ainda tendo por base a fantástica Natureza da zona, existem outras praias que são destino obrigatório para poder assistir à arte xávega. Nestes areais, é possível testemunhar in loco esta antiga arte de pesca.
É uma tradição bastante curiosa e pouco conhecida da maioria das pessoas. Ela consiste em pescar por arrasto. Depois de lançadas as redes, estas são puxadas por parelhas de bois. Além da beleza do momento insólito para quem a desconhece, ela serve como uma autêntica aula de história.
Mercado do Peixe
Da Natureza para o prato, que é como quem diz da pesca para o mercado do peixe. Havendo tantos pescadores na zona, há a garantia de peixe e marisco de excelência e bem fresquinhos. Uma visita ao Mercado do Peixe é um programa obrigatório que revela parte da essência do espaço que visitamos.
Casas da Costa Nova
As casas da Costa Nova são construídas com tábuas na horizontal e a cor vermelha sobressai. Elas são um dos cenários mais emblemático da paisagem da Costa Nova. São efetivamente um dos pontos altos da visita. Tornaram-se pontos de passagem obrigatória, pois tornaram-se uma referência da zona.
Inicialmente elas tinham a função de palheiros. Os pescadores passaram a guardar nelas os materiais de pesca e as alfaias, indo para o mar com outra sensação de segurança. Estas belas casas serviram também como armazéns de salga da sardinha. Atualmente, brilham pela estética, com as cores que lhes permitem um protagonismo inusitado. Estas casas, que se destacam na paisagem, servem agora de alojamento, sendo o local ideal para passar a noite e usufruir da deslumbrante paisagem.
Leia também: O que visitar em Aveiro: o que ver e o que fazer
Museu Marítimo de Ílhavo
Todas as regiões têm os seus museus locais que importa visitar e conhecer pois, no fundo, dão-nos mais informações sobre a zona em que estamos. Neste caso, o Museu Marítimo permite ficar a saber mais sobre as artes do mar, o Vouga, o barco de recreio e lazer e a única classe portuguesa de vela.
Tripa Costa Nova
A doçaria conventual e típica das regiões são verdadeiros postais que apresentam as cidades. A tripa da Costa Nova é o que adoça a boca de quem visita o espaço. Aquele doce típico que todos pedem e de que todos gostam. Grande parte dos estabelecimentos que vendem produtos do género têm esta iguaria tradicional da zona.
Festividades
As festividades locais atraem muita gente. Quem visita a zona e procura animação, deve procurar a Festa da Nossa Senhora da Saúde. Esta festa ocorre anualmente no último domingo de setembro. Contudo, antes disso, poderá ver o que decorre na primeira semana de agosto. O Festival de Marisco da Costa Nova é um evento que chama muita gente.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal