Desde o armazenamento adequado no frigorífico até às técnicas de preservação! Conserve alimentos por mais tempo e diga não ao desperdício. Quando se compra alimentos, sabemos que eles são perecíveis. Com o passar do tempo, perdem qualidades até ficarem num estado em que se torna perigoso comer. Desta forma, pretendemos sempre aumentar ao máximo o tempo de vida útil destes alimentos, mas nem sempre realizamos as melhores estratégias para assegurar essa longevidade.
Existem algumas técnicas eficazes para que os alimentos frescos e saborosos preservem as suas qualidades por mais dias, o que nos permite evitar o desperdício e economizar, porque deixamos de ter a necessidade de comprar novamente determinados produtos.
Conserve alimentos por mais tempo e evite os desperdícios
As estratégias dos especialistas na arte de conservar alimentos por mais tempo foram reunidas neste artigo. Assim, ao evitar o desperdício, poderá economizar dinheiro. Não tem necessidade de comprar novamente os produtos destinados ao lixo.
Se conservar alimentos nas condições adequadas a cada um deles, eles podem manter-se com qualidade por mais tempo. Para evitar decepções de levar para o lixo os produtos recentemente comprados, recorra a estratégias simples e eficazes que permitem prolongar a vida dos seus alimentos.
1 – Aipo, brócolos e alface
Uma técnica que assegura uma maior durabilidade consiste em envolver estes vegetais em papel de alumínio e guardá-los no frigorífico. Desta forma, aipo, brócolos e alface podem durar entre duas a três semanas.
2 – Carne
Para assegurar uma conservação mais comum, coloque a carne no congelador. Ela deve ficar envolvida em papel de alumínio, para que não queime. Coloque num saco e identifique a data em que a colocou no congelador.
3 – Cebolinho
Primeiro, deve cortar o cebolinho. Depois, armazene-o numa garrafa plástica ou coloque em copos descartáveis. Deve ser colocado no congelador, com identificação da data.
4 – Cogumelo
Primeiro, limpe os cogumelos, sem usar demasiada água. Depois, coloque os cogumelos numa tigela com um pouco de água salgada. Em seguida, disponha-os sobre papel de cozinha.
Nesse momento, identifique e remova as partes danificadas. Após estarem secos, guarde os cogumelos num saco plástico (também pode usar uma caixa de madeira ou recipiente forrado com guardanapos) e coloque-os no frigorífico.
5 – Damasco ou pêssego
Estas frutas devem ser guardadas quando ainda estão meio verdes, sem manchas ou defeitos. Pode colocar estas peças de fruta numa caixa, já envolvida com papel manteiga. Em alternativa, pode distribuir as peças de fruta num recipiente com compartimentos e levar sempre ao frigorífico.
Desta forma, este tipo de fruta permanece a uma temperatura apropriada para o seu amadurecimento que ocorre de forma gradual, naturalmente, mas assegura maior durabilidade.
6 – Ervas aromáticas
As hastes das ervas aromáticas devem ser colocadas num recipiente com água. Depois, deve cobrir as folhas das ervas aromáticas com um saco plástico. Posteriormente, só tem de armazenar tudo num local fresco.
7 – Frutos vermelhos
Crie uma solução caseira com vinagre de maçã com água. Coloque ambos os produtos numa proporção de 1 para 10. Em seguida, misture a solução caseira. Depois, lave os morangos, as amoras e outros frutos vermelhos nessa mistura.
Finalmente, após escorrer a água da fruta, seque com um pano e coloque num recipiente revestido com papel. Depois, só tem de guardar no frigorífico até o momento de os comer.
8 – Gengibre
O gengibre pode ser congelado às rodelas ou picado, usando-se depois em pequenas porções. No entanto, também pode secar esta raiz ao sol e depois envolvê-la em papel manteiga para armazená-la posteriormente num espaço sem luz direta, fresco e escuro.
9 – Maçã
Primeiro, deve embrulhar as maçãs em papel manteiga ou papel vegetal. Tenha o cuidado de manter as hastes da fruta para cima. Depois, guarde esta fruta num espaço escuro, frio. Deve ficar o mais afastado possível de batatas, além de ser preferível evitar o contacto com outras frutas.
10 – Manteiga
Provavelmente, não será necessário esperar tanto tempo, mas se fizer este procedimento irá conseguir que este alimento dure até 3 anos! Primeiro, deve colocar a manteiga no interior de frascos esterilizados, os quais deve dispor numa assadeira.
Em seguida, deve levar ao forno, por 15 a 20 minutos, a 110 ºC! Posteriormente, deve adicionar mais manteiga nos frascos e fechar bem. Finalmente, volte a colocar os frascos no forno, agora por 45 minutos. Em seguida, só tem de aguardar que arrefeçam e armazene no armário.
11 – Queijo
Primeiro, embrulhe este alimento em papel manteiga. Depois, coloque numa taça de cerâmica ou de vidro e conserve no frigorífico. Tenha em conta que se guardar num recipiente de plástico não o deve fechar completamente.
O queijo deve ser colocado na parte menos fria do frigorífico. No entanto, o queijo ralado pode e deve ser congelado em porções, para que se use apenas o que pretende.
12 – Requeijão
Se quiser guardar requeijão em recipientes de vidro ou cerâmica com tampa, primeiro coloque duas a três colheres de chá de açúcar sobre eles. Só posteriormente deve colocá-los no frigorífico.
Contudo, para conservar este tipo de queijo fora do frigorífico, deve colocar neles uma camada de sal grosso, deixando-os num recipiente esterilizado. Após colocar o requeijão no recipiente, deve cobrir com um pano. Preferencialmente, deve colocar algum peso sobre o recipiente.
Aprenda a conservar mais alimentos:
- Aprenda a conservar morangos para que durem meses
- Aprenda a evitar que as bananas amadureçam rapidamente
- Saiba como manter bananas sempre frescas e bonitas
13 – Tomate
Deve guardar este alimento enquanto ele continua verde. Coloque as suas hastes para baixo. Eles devem ficar num saco de papel. Se colocar num recipiente, devem ficar numa única camada.
Os tomates devem ser armazenados num espaço fresco, sem contacto com frutas ou legumes. Esse contacto irá acelerar o processo de maturação. Quando o tomate ficar maduro, deve ser conservado à temperatura ambiente.
Neste caso, devem ficar com as hastes viradas para cima. Idealmente, os tomates não devem ficar em contacto entre si.
14 – Uvas
Este alimento tão prático deve ser guardado no fundo do frigorífico. Tenha em conta que os cachos não devem tocar uns nos outros. Idealmente, os cachos de uvas devem ser pendurados num local fresco, escuro, seco e bem ventilado.