No ano de 2023, será necessária muita organização. Confira aqui o calendário de 2023, com as datas de todos os feriados, pontes e fins de semana prolongados em Portugal.
Todos os feriados em Portugal são datas que facilmente se tornam especiais, seja pelo que representam, seja pela oportunidade que dão a muitas famílias para passarem momentos diferentes, como almoços ou jantares, convívios, escapadinhas…
No ano de 2023, repete-se o procedimento. Os feriados são datas bastante aguardadas. Por exemplo, representam uma oportunidade para usufruir melhor do tempo que se tem com as crianças. Ter a família reunida em casa é uma opção, com todos sentados no sofá a ver um filme de animação e a comer pipocas, sem grandes preocupações.
Há quem aproveite feriados à terça ou à quinta para colocar um dia de férias na segunda ou na sexta. Desta forma, aproveitam melhor a vida, fazendo um uso estratégico dos dias de férias. Fazer escapadinhas permite que se conheça melhor o nosso país, visitando locais maravilhosos.
Convém não esquecer que todos os feriados em Portugal têm significados distintos. Há muito para se conhecer (cultura, tradição, história e religião) sobre o nosso país. Quer conhecer um pouco mais de Portugal?
Feriados, pontes e fins de semana prolongados de 2023
Feriados nacionais em 2023
Janeiro
- Dia 1 de janeiro (um domingo) é Ano Novo
Fevereiro
- Este mês não tem feriados nacionais.
Março
- Este mês não tem feriados nacionais.
Abril
- Dia 7 de abril (sexta-feira) é Sexta Feira Santa
- Dia 9 de abril (domingo) é Páscoa
- Dia 25 de abril (terça-feira) é Dia da Liberdade
Maio
- Dia 1 de maio (segunda-feira) é Dia do Trabalhador
Junho
- Dia 8 de junho (quinta-feira) é Corpo de Deus
- Dia 10 de junho (sábado) é Dia de Portugal
Julho
- Este mês não tem feriados nacionais.
Agosto
- Dia 15 de agosto (terça-feira) é Assunção de Nossa Senhora
Setembro
- Este mês não tem feriados nacionais.
Outubro
- Dia 5 de outubro (quinta feira) é Implantação da República
Novembro
- Dia 1 de novembro (quarta-feira) é Dia de Todos os Santos
Dezembro
- Dia 1 de dezembro (sexta-feira) é Restauração da Independência
- Dia 8 de dezembro (sexta-feira) é Imaculada Conceição
- Dia 25 de dezembro (segunda-feira) é Natal
Fique a conhecer o significado de cada feriado nacional!
Janeiro
Dia 1 de janeiro (um domingo) é Ano Novo
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Ano Novo é um feriado muito bem acolhido em Portugal e no mundo. As pessoas reúnem, na Véspera de Ano Novo, dia 31 de dezembro. Fazem uma grande festa e aproveitam o feriado no dia seguinte.
O Ano-Novo acontece quando uma determinada cultura celebra a passagem de ano: o fim de um ano e o início do ano seguinte. Todas as culturas com calendários anuais celebram a chegada do “Ano-Novo”.
A celebração do evento é também conhecida como réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em francês significa “despertar”.
Fevereiro
Este mês não tem feriados nacionais.
Março
Este mês não tem feriados nacionais.
Abril
Dia 7 de abril (sexta-feira) é Sexta Feira Santa.
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
A Sexta-feira Santa acontece na Sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa. No entanto, em algumas localidades este feriado em específico pode ser celebrado noutra data, na época da Páscoa, segundo a tradição local.
Esta é uma data em que os cristãos recordam o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e a sepultura de Jesus Cristo. Por esta altura são realizados vários ritos religiosos.
Dia 9 de abril (domingo) é Páscoa
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
No nosso país, a Páscoa é celebrada por muitas famílias. A comemoração ainda é feita de uma forma muito religiosa. Segundo os últimos relatórios dos Censos, cerca de 81% da população portuguesa é católica, por isso em Portugal são as tradições Católicas Romanas que predominam.
A Páscoa é realizada no primeiro Domingo, após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de março. A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é sempre celebrada a um domingo. Trata-se de um evento religioso cristão.
A Páscoa é considerada a maior festa desta religião. A festa mais importante da cristandade. Neste dia, os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (vitória sobre a morte), após a sua morte por crucificação que teria acontecido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.
Dia 25 de abril (terça-feira) é Dia da Liberdade
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Dia da Liberdade é um feriado que visa celebrar o golpe de estado militar que ocorreu no dia 25 de abril de 1974. Este acontecimento foi muito importante. Derrubou, num só dia, o regime político que vigorava no nosso país desde 1926.
O golpe de estado militar ocorreu sem grande resistência das forças leais ao governo. Estas entidades cederam perante a revolta das forças armadas. Este acontecimento é conhecido por Dia D e também conhecido como 25 de abril ou Revolução dos Cravos.
Por isso, o Dia da Liberdade é um feriado português que é celebrado sempre no dia 25 de abril. Ele visa comemorar o derrube do Estado Novo, um regime ditatorial do governo fascista, e celebra a vida e a liberdade.
Maio
Dia 1 de maio (segunda-feira) é Dia do Trabalhador
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente, sempre no dia 1 de maio. O mesmo acontece em diversos países do mundo. Em muitos países também é feriado nacional.
Só desde maio de 1974 é que se voltou a comemorar espontaneamente o Primeiro de Maio. Portanto, só depois do ano da revolução do 25 de Abril é que o Dia do Trabalhador passou a celebrar-se todos os anos em Portugal.
Este feriado visa celebrar os direitos e a participação dos trabalhadores no nosso país. Este é um feriado importante, que serve para atrair a atenção para a luta em curso por melhores condições de emprego para todos os trabalhadores.
Junho
Dia 8 de junho (quinta-feira) é Corpo de Deus
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Corpo de Deus (em latim, Corpus Christi) consiste numa festa móvel da Igreja Católica. Este dia visa celebrar a presença de Cristo na Eucaristia. O dia de Corpo de Deus é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Este evento consiste numa festa de ‘preceito’.
O Corpo de Deus é um dia especial para os católicos. É “obrigatório” assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do respetivo país. Este dia do Corpo de Deus celebra a Última Ceia.
Este acontecimento teve lugar no dia que antecedeu a crucificação de Jesus. O feriado é celebrado na quinta-feira seguinte ao Domingo da Trindade, que acontece 60 dias após a Páscoa.
Dia 10 de junho (sábado) é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
Este Dia de Camões, é também Dia de Portugal e Dia das Comunidades Portuguesas. Por isso, o dia 10 de junho é especial. Ele permite assinalar a morte de Luís Vaz de Camões, que ocorreu a 10 de junho de 1580.
Este é o Dia Nacional de Portugal. O Dia de Portugal comemora-se sempre a 10 de junho e é celebrado não só pelos residentes em Portugal, mas também pelos descendentes de portugueses que se encontram dispersos por todo o mundo.
Julho
Este mês não tem feriados nacionais.
Agosto
Dia 15 de agosto (terça-feira) é Assunção de Nossa Senhora
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O dia da Assunção de Nossa Senhora é especial para os católicos. Trata-se da solenidade da Igreja Católica, um dia referente à elevação de Maria à eternidade, em corpo e alma.
Maria eleva-se para junto de Deus, de forma definitiva. Anualmente, os Católicos portugueses celebram o Dia da Assunção da Virgem Maria, sempre no dia 15 de agosto, data em que é feriado no nosso país.
Setembro
Este mês não tem feriados nacionais.
Outubro
Dia 5 de outubro (quinta-feira) Implantação da República
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O dia da Implantação da República recorda outra data marcante para o país. A Proclamação da República Portuguesa ocorreu por Revolução, que aconteceu no dia 5 de outubro de 1910.
Esta é uma data especial por ter colocado termo à monarquia em Portugal. O Dia da República é igualmente reconhecido como o “Dia da Implantação da República”. Trata-se assim de um feriado nacional português com grande relevância história.
Este dia via comemorar o fim da monarquia e o início da instituição da república em Portugal, o que aconteceu em 1910.
Novembro
Dia 1 de novembro (quarta-feira) é Dia de Todos os Santos
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional em honra dos mortos. É utilizado tradicionalmente para recordar os entes falecidos. O Dia dos Fiéis Defuntos acontece a 2 de novembro.
Contudo, por questões de ordem prática, passou-se a utilizar o 1 de novembro para visitar e recordar os falecidos. Por isso, no nosso país celebra-se o Dia de Todos os Santos no dia 1 deste mês.
Este é um dia celebrado pela igreja católica, geralmente para honrar os santos que não têm um dia festivo específico. Contudo, Portugal também comemora o dia por razões diferentes.
Dezembro
Dia 1 de dezembro (sexta-feira) é Restauração da Independência
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Dia da Restauração da Independência trata-se de um feriado português que é celebrado no dia 1 de dezembro para recordar o dia em que Portugal se revoltou contra o domínio espanhol, em 1640.
Nesse evento histórico, o nosso país conseguiu recuperar a sua independência. A Restauração da Independência tratou-se assim da instauração da casa de Bragança que, no dia 1 de dezembro de 1640, colocou fim à dinastia filipina que reinou no nosso país ao longo de 60 anos. O Dia da Restauração da Independência é celebrado anualmente em Portugal.
Dia 8 de dezembro (sexta-feira) é Imaculada Conceição
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
O Dia da Imaculada Conceição é referente à Padroeira do Reino de Portugal e acontece desde 1646. A Imaculada Conceição consiste num dogma da Igreja Católica Romana. Este dia foi definido no século XIX. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 8 de dezembro.
Segundo o dogma da Igreja Católica Romana, a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante da sua existência.
Nascida há dois mil anos, na zona da Palestina, a Imaculada Conceição é celebrada em vários países em honra da Virgem Maria do Cristianismo. Portugal é apenas um dos países onde ocorre essa comemoração.
Dia 25 de dezembro (segunda-feira) é Dia de Natal
Este feriado nacional tem o seguinte significado:
A noite de 24 para 25 é vivida em ambiente familiar e trata-se da Consoada. Esta noite é marcada por convívio familiar, por um jantar que pode variar de região para região. No entanto, o bacalhau com batatas tornou-se o prato mais popular para esse evento.
No final da refeição, o Bolo Rei é servido, na companhia de diversos doces e sobremesas típicas desta quadra natalícia. No fim (idealmente, após a meia-noite, já no dia 25), trocam-se presentes entre familiares.
Feriados facultativos em Portugal
Carnaval: dia 1 de março, terça-feira.
O Carnaval não é considerado feriado obrigatório em Portugal. Trata-se de um feriado facultativo. Embora algumas empresas, escolas e órgãos públicos possam conceder folga no Carnaval aos trabalhadores, não se trata de um feriado nacional.
Esta data tem origem numa tradição pagã que visava celebrar o fim do inverno e que foi, posteriormente, adaptada pela Igreja Católica. Atualmente, esta data recorda o período de 40 dias antes da Semana Santa (Quaresma) ou os 47 dias antes da Páscoa. O Carnaval é também conhecido Entrudo.
Feriados municipais em Portugal
Normalmente, os feriados municipais são datas que comemoram o dia do santo padroeiro da cidade ou que, então, celebram alguma data histórica do município.
Dia de Santo António, a 13 de junho
- Este dia é bastante celebrado em Lisboa, mas também noutras regiões do país que tenham o mesmo padroeiro.
Dia de São João, a 24 de junho
- Esta data é considerado uma data especial para a cidade do Porto e arredores.
Dia de Santa Joana 2023, sexta-feira, 12 de maio
- Este é um dia especial para Aveiro. Trata-se de um feriado municipal em homenagem à padroeira Santa Joana.
Dia de São Gonçalinho, no dia 10 de janeiro.
- Aveiro também comemora este dia que tem como tradição apanhar cavacas que são lançadas do alto da Capela de São Gonçalinho.
Dia de Santa Isabel, 4 de julho
- Em Coimbra, o feriado municipal celebra-se a 4 de julho. Neste dia, celebra-se a padroeira da cidade.
Dia da Madeira, em 01 de julho
- Na Ilha da Madeira, existem dois feriados importantes. Este é um deles.
Dia da Primeira Oitava, em 26 de dezembro
- Este é um feriado religioso, outro dia muito estimado pelos madeirenses.
Segunda-feira do Espírito Santo (ou Dia dos Açores), a 29 de maio
- Este é um dia especial para os Açores.
Leia também:
- 8 encantadoras aldeias portuguesas de visita obrigatória
- 10 destinos perto do Porto para uma escapadinha de fim-de-semana
- Santa Susana: talvez a aldeia mais bonita do Alentejo
Feriados com finais de semana prolongados (FDSP) em 2023 ou dias para pontes (P)
- O Carnaval (ou Entrudo) acontece a 21 de fevereiro, por isso, o dia 20 (segunda-feira) é uma escolha possível para uma ponte. (P)
- O primeiro fim de semana longo em 2023 acontece entre 7 e 9 de abril, a Sexta-feira Santa é no dia 7. (FDSP)
- O dia 25 de abril, Dia da Liberdade, é uma terça-feira, por isso pode fazer uma ponte com descanso de 4 dias, a realizar-se entre 22 e 25 de abril. (P)
- O 1 de maio, Dia do Trabalhador, será numa segunda-feira. Portanto, será mais um fim de semana prolongado. (FDSP)
- O dia do Corpo de Deus, a 8 de junho de 2023 (quinta-feira) pode ser indicado para uma ponte na sexta, dia 9 de junho. (P)
- Os lisboetas podem tirar umas mini-férias, uma vez que também têm feriado de Santo António (numa terça) e podem escolher segunda-feira para fazer ponte. Gastando apenas 2 dias de férias, ficam livres entre 8 e 13 de junho. (P)
- O feriado do dia 15 de agosto, Dia da Assunção de Nossa Senhora, acontece numa terça-feira, permitindo assim uma ponte. Se tirar o dia 14 (segunda) de férias fica com um “fim de semana” de 4 dias, entre 12 e 15 de agosto. (P)
- O Dia da Implantação da República, a 5 de outubro, será numa quinta-feira, permitindo a criação de uma ponte no dia 6 (sexta). Assim, poderá ter um fim de semana longo entre 5 e 8 de outubro. (P)
- O Dia de Todos os Santos acontece no dia 1 de novembro, que é uma 4.ª feira. A quebra é mesmo no meio da semana, por isso pode investir dois dias de férias, segunda e terça ou quinta e sexta.
- Em dezembro, haverá logo dois fins de semana prolongados, uma vez que os feriados dos dias 1 e 8 (referentes à Restauração da Independência e à Imaculada Conceição) serão ambos numa sexta-feira. (FDSP)
- Mesmo o Dia Natal, em 2023, será numa segunda-feira, pelo que servirá para prolongar o fim de semana. Pode até colocar um dia de férias na terça-feira que se segue ao Natal. (FDSP)
Outras datas celebradas no nosso país
Além dos feriados nacionais, dos feriados municipais e dos feriados facultativos, em Portugal existem outras datas importantes, tais como:
6 de janeiro – Dia de Reis
O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro e, em 2023, será numa sexta-feira. Este dia é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro. Portanto, na véspera do Dia de Reis.
Este dia é igualmente conhecido como Festa da Epifania. Ele permite comemorar a manifestação de Jesus aos homens como o Filho de Deus. Embora seja uma data comemorativa importante, não é feriado.
Neste dia, os três reis magos do Oriente (Belchior, Baltazar e Gaspar) visitaram o Menino Jesus, após terem sido guiados por uma estrela. Os três magos levaram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
Neste dia, há bacalhau com batatas cozidas, bolo-rei, pão-de-ló, rabanadas, sonhos… As “Janeiras” cantam-se por este dia. Após o Dia de Reis, as famílias começam a retirar a decoração de Natal.
Poema do Dia de Reis
Dia de Reis
Vieram os três Reis Magos
Das suas terras distantes
Guiados por uma estrela,
Cujos raios cintilantes
Os levaram ao Deus Menino
Que, a sorrir de bondade,
Recebeu os seus presentes
E os acolheu com amizade.
Os Três Reis Magos
Já os três reis são chegados
À lapinha de Belém
A adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Mãe.
Os três reis do Oriente
Vieram com grande cuidado
Visitar o Deus Menino
Por uma estrela guiados.
A linda estrela os guiou
Até à sua cabaninha
Onde estava o Deus Menino
Deitadinho na palhinha.
Venho dar as Boas Festas
As Boas Festas d’ Alegria
Que vos manda o Rei da Glória
Filho da Virgem Maria.
14 de fevereiro – Dia de São Valentim
O Dia dos Namorados (Dia de São Valentim) é celebrado dia 14 de fevereiro de 2023 (terça-feira). Os casais vivem este dia de forma especial. Tornam-no mais romântico e enaltecem o seu amor.
Este dia é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, o Dia dos Namorados é conhecido também como o Dia de São Valentim.
8 de março – Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher é dia 8 de março de 2023 (quarta-feira). Esta é uma data especial para todos, uma vez que recorda as conquistas das mulheres que tiveram de lutar muito pelos seus direitos.
Ao longo da história, tiveram de lutar contra o preconceito. A criação de um dia das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, em 1910. Esta feminista alemã fez esta proposta durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.
Mais tarde, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher, em 1975. No ano de 1977, foi proclamado o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
19 de março – Dia do Pai (dia fixo, que não varia de acordo com o ano);
O Dia do Pai é a 19 de março (em 2023, será num domingo). Este dia é celebrado
no Dia de São José, santo popular da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.
Poema para o Dia do Pai, de Florbela Espanca
“Ter um Pai! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que veem pelos nossos olhos!
Ter um Pai! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra!
Ter um Pai! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão;
Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado!
Ter um Pai! Um santo orgulho
Pró coração que lhe quer
Um orgulho que não cabe
Num coração de mulher!
Embora ele seja imenso
Vogando pelo ideal,
O coração que me deste
Ó Pai bondoso é leal!
Ter um Pai! Doce poema
Dum sonho bendito e santo
Nestas letras pequeninas,
Astros dum céu todo encanto!
Ter um Pai! Os órfãozinhos
Não conhecem este amor!
Por mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!”
01 de maio – Dia da Mãe (sempre no 1º domingo de maio)
O Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo do mês de maio. Em 2023, será comemorado no dia 7 (domingo). Assim, este dia é sempre no mês de maio, que também é o mês de Maria, mãe de Jesus.
Esta data visa prestar a merecida homenagem a todas as mães. O dia da Mãe serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
Poema à Mãe, de Eugénio de Andrade
“No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.
Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.
Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.
Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.
Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!
Olha – queres ouvir-me? –
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;
Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;
Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal…
Mas – tu sabes – a noite é enorme,
E todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
Dei às aves os meus olhos a beber.
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.
Boa noite. Eu vou com as aves.”
01 de junho – Dia Mundial da Criança
O Dia da Criança é celebrado a 1 de junho em Portugal (em 2023, será numa quinta-feira). Neste dia, as crianças são o centro das atenções. Trata-se de uma data especial. Neste dia, organizam-se vários eventos e atividades especificamente pensadas para as crianças.
Poema do Dia Mundial da Criança, de Alberto Caeiro
“A Criança que pensa em fadas e acredita nas fadas
Age como um deus doente, mas como um deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer.”